sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Militares que participaram de missão no Haiti são homenageados na AL


Durante a Sessão Solene em comemoração aos 190 anos do CMO (Comando Militar do Oeste), ocorrida na noite de quinta-feira, 29 de setembro, a 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Dione Hashioka (PSDB), fez uma homenagem aos 77 militares sul-mato-grossenses que participaram da missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti. Para cada um dos militares que integraram o 14° Contingente da Companhia de Estabilização das Nações Unidas (BRAENGCOY) foi entregue um troféu simbolizando o reconhecimento do Poder Legislativo pelo trabalho desenvolvido. Eles atuaram por seis meses na missão de paz no Haiti. “Trata-se de um reconhecimento público a estes homens que levaram paz para fora do País. Em terras haitianas, eles levaram o valor da solidariedade, marca do povo brasileiro”, afirmou a Deputada ao lembrar que “a presença de nossas forças armadas nas missões da ONU, confirma a confiança que os organismos internacionais depositam no Exército Brasileiro, o que muito nos orgulha”.
A tropa, conforme afirmou a Parlamentar, teve a missão de manter a segurança e ajudar na reconstrução do Haiti. Desde o início da operação brasileira naquele País, em 2004, duas vezes por ano o contingente é substituído. Hoje, 1.855 militares estão no Haiti e formam o maior contingente brasileiro enviado ao exterior desde a 2ª Guerra Mundial. O Conselho de Segurança da ONU autorizou o envio de força militar na missão de paz para garantir a estabilidade no País após a queda do ex-presidente Jean Bertrand Aristide. Os brasileiros têm a missão de consolidar um efetivo que substituísse a Força Multilateral Interina formada por Estados Unidos, Canadá, França e Chile.
Mais contingentes de militares foram enviados em janeiro de 2010, quando o Haiti passou por outra tragédia com um terremoto atingindo o País, provocando uma série de mortes, feridos e desabrigados. Casas, comércios e prédios desabaram, inclusive o Palácio Presidencial da capital Porto Príncipe. “No Haiti tivemos a vivência de uma missão real. Nos deparamos com uma situação de calamidade e colocamos em prática o que aprendemos no Exército Brasileiro. Foi uma importante experiência profissional“, afirmou o major Luciano Rodrigues. Participaram do evento, o Comandante do CMO, General João Francisco Ferreira, o deputado Cabo Almi; General de Brigada Paulo Sérgio Nogueira; o Coronel da Polícia Militar, Geraldo Orti, o General da reserva Sérgio Pedro Coelho Lima que recebeu o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense; o contra-almirante Márcio Ferreira de Melo, comandante do 6º Distrito Naval em Ladário; o Diretor-Presidente da Agência Estadual de Regulação e Serviços Públicos, Roberto Hashioka; entre outras autoridades e convidados.
Marcos Augusto/ALMS