quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dione Hashioka homenageia Evandro Trachta e recebe tributo de entidade da Suiça

 Em Sessão Solene para comemorar o ‘Dia da Cultura da Paz’, ocorrida nesta terça-feira, 20 de setembro, a Assembleia Legislativa, ao lembrar o dia proclamado pela Organização das Nações Unidas como um dia de cessar fogo e de paz em todo o mundo, celebrado todo ano no dia 21 de setembro, homenageou cidadãos sul-mato-grossenses em um evento que promoveu uma reflexão sobre a prevenção da violência e o respeito à vida. A deputada Dione Hashioka (PSDB), segunda vice-presidente da Casa de Leis, homenageou o médico veterinário de Batayporã Evandro Amaral Trachta e Silva que atua em Nova Andradina a mais 15 anos e, além de especialista e doutorado em várias áreas da medicina veterinária, é professor de Biologia, educador do SENAR-MS, Terapeuta Holístico, sócio fundador do Rotary Clube de Bataypora, diretor-presidente do Centro de Memória Jindrich Trachta, Coordenador do projeto Conhecendo Mundos – Jovens Brasileiros no Acampamento Escoteiros na República Tcheca e incentivador de intercambio de estudantes e Professores.
A Sessão Solene contou com a participação da escritora e poetisa sul-mato-grossense Delasniéve Daspet, que atualmente é Embaixadora Universal da Paz para o Brasil e que também foi homenageada. Conforme Delasnieve Daspet, “a paz começa a partir de cada um de nós, ela tem que estar inserida dentro do nosso coração para ser levada adiante”.
Na solenidade também foi homenageado o professor Aleixo Paraguassu, idealizador e fundador do Instituto Luther King, entidade que oferece cursos preparatórios para vestibular a alunos negros, índios e portadores de necessidades especiais. Aleixo Paraguassu lembrou a história do primeiro presidente negro da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela. “Ele ficou preso por 27 anos submetido às maiores humilhações, e quando se tornou presidente, convidou seus antigos carcereiros para jantar no palácio.
Quando perguntado porquê ele os chamou, Mandela respondeu que era para dar-lhes a oportunidade de o enxergarem como um ser humano”, contou.
Dione Hashioka, que entregou o diploma a vários homenageados, afirmou que “todos são condutores da Paz e tem demonstrado isso no seu dia-a-dia junto às famílias e às comunidades para as quais dedicam suas vidas”.
Durante a Sessão Solene a Deputada recebeu um diploma de Honra ao Mérito conferido pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix sediado em Genebra na Suiça, em reconhecimento pelas ações desenvolvidas para a efetivação da Cultura da Paz em Mato Grosso do Sul. O documento foi entregue também pela embaixadora da Paz, Delasnieve Daspot aos deputados, Jerson Domingos - Presidente da Assembleia Legislativa, e Laerte Tetila, proponente da sessão. Entre os homenageados estavam também, o bispo de Dourados Don Redovino Rizzardo e o Padre José Marinone.

Marcos Augusto