domingo, 10 de novembro de 2013

Pensando Mato Grosso do Sul chega a Nova Andradina

 A 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa e anfitriã do Pensando Mato Grosso do Sul realizado na Câmara de Nova Andradina neste sábado (10), Deputada Dione Hashioka, afirmou que ouvir as pessoas é a nova forma de fazer política do PSDB no Estado. Para a parlamentar, a população é a principal beneficiada, e a principal razão para a realização do projeto.
“O projeto está percorrendo todo o Estado, ouvindo os cidadãos, para que, com resultados nas mãos, com dados como os que foram divulgados hoje, saber as prioridades de cada cidade e os problemas pontuais de cada uma delas”, afirma a deputada, elencando o arrojo e inovação do partido, que ao longo dos seus 25 anos de existência, tem proposto mudanças transformadoras para o nosso país.
Além de liderar a ação que resultou na presença de mais de 500 pessoas na Câmara Municipal, a Deputada também foi responsável por reunir diversos segmentos da sociedade na última semana, para levantamento dos dados da pesquisa apresentada. A população do município também foi ouvida e, em toda a região mais de três mil pessoas opinaram sobre os principais problemas da região Vale do Ivinhema, apontando possíveis soluções e apresentando as demandas de suas cidades.
“A melhor forma de fazer política é ouvindo as pessoas. E a consequência disso não é apenas o sucesso de uma administração, mas principalmente as melhorias voltadas à população”, expõe a parlamentar. Para Dione, mais que nortear os prefeitos com os dados levantados, a atuação do partido não se limitará a construir um plano de governo, mas principalmente de trabalho.
Durante o encontro, o coordenador do projeto, Deputado Federal Reinaldo Azambuja apresentou o resultado do levantamento, destacando que quase a totalidade da população da Região Leste do Estado, 97,5%, aponta a saúde como maior problema regional.
Os números apresentados identificam as demandas prioritárias da população, bem como as potencialidades regionais e são, segundo o partido, subsídios para a elaboração de um plano de governo para as eleições de 2014, já que o PSDB está em plena ascensão no Estado e na região Vale do Ivinhema 50% dos gestores do ninho tucano estão à frente dos municípios.
“O propósito do partido com o Pensando MS é fazer uma política voltada para o desenvolvimento regional para que o Mato Grosso do Sul mude de verdade, para melhor”, acredita a deputada, mencionando que no âmbito do Pensando MS, a Região Leste inclui os municípios de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

LEVANTAMENTO - Outro problema apontado nos levantamentos quantitativos refere-se ao saneamento. Quase 88% dos entrevistados reclamaram da baixa cobertura de saneamento básico. Em praticamente todos os municípios menos de 2% das residências contam com saneamento. A alta carga tributária do Estado é outra reclamação frequente. A região apresenta divisa com Paraná e São Paulo, onde o ICMS é menor que em Mato Grosso do Sul.
Quanto às vocações regionais, o levantamento identificou que na região existe um potencial turístico, que o ecoturismo, o turismo de pesca e turismo rural, além da aquicultura. Já em relação aos potenciais econômicos do Leste, diz respeito à produção de mandioca e derivados e à fruticultura.
LIDERANÇAS - O II Encontro Regional do Pensando MS, em Nova Andradina, contou com a participação de todos os quatro deputados estaduais da bancada tucana na Assembleia Legislativa. Também estiveram o deputado federal Vander Loubet (PT), o presidente estadual do PPS, Athayde Nery, e os deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e Osvane Ramos (PROS), além dos prefeitos Caravina (Batagassu), Roberto Nem (Taquarussu), Luiz Milhorança (Angélica), Júnior Vasconcelos (Fátima do Sul), Juvenal Neto (Nova Alvorada do Sul), Beto Sãovesso (Batayporã) e Douglas Figueiredo (Anastácio) e o prefeito em exercício de Nova Andradina, Miton Sena.
Para a Deputada Dione Hashioka, a participação das lideranças fez a diferença no encontro. “Por isso agradecemos a Executiva Municipal pela organização do evento e a participação maciça da comunidade de Nova Andradina”, disse.
PENSANDO MS - O encontro realizado em Nova Andradina foi o segundo de uma série de 10, previstos para todas as regiões do Estado. Dos municípios do Vale do Ivinhema, apenas Brasilândia e Santa Rita do Pardo não foram incluídos nesta etapa, porque no âmbito do projeto, os moradores das duas cidades serão ouvidos juntamente com os da região do Bolsão.

O próximo encontro regional será em Rio Verde de Mato Grosso, no dia 30 de novembro. Neste ano ainda estão previstos encontros regionais em Jardim, no dia 7 de dezembro, e em Naviraí, em 14 de dezembro.