sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Mulheres defendem mudança cultural para acabar com violência



 
A assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira, 07 de novembro, Audiência Pública para discutir medidas para combater a violência contra as mulheres. Com o título “Onde há violência, perde-se o respeito” o encontro reuniu principalmente mulheres ligadas à causa através de instituições públicas e privadas que defenderam igualdade de gênero e mudança cultural começando na forma educacional das crianças. 
A deputada Dione Hashioka, 2º vice-presidente do Parlamento Estadual, reafirmou que é necessário promover uma mudança cultural e acrescentou ainda que a religião é outro detalhe importante no combate à violência da Mulher. “Estamos hoje firmando um compromisso de combate à violência, tomando consciência e defendendo nossos direitos. Queremos assegurar às mulheres o direito de viver sem medo e com igualdade”, disse a Deputada.

A subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania do Governo do Estado, Thai Loschi, explicou que Campo Grande e Mato Grosso do Sul lideram os índices de telefonemas para o Disque 180, que recebe denúncias de violência contra as mulheres. Somente neste ano, até setembro, o serviço 180 recebeu 2.372 telefonemas do Estado. Campo Grande está na frente de cidades como Brasília (DF) e Vitória (ES). No ano passado Campo Grande liderou em número de ligações alcançando 65,67% das ligações de todo Brasil.

Para a subsecretária, isso é resultado do trabalho de divulgação do Disque 180 e pela qualidade do trabalho da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A deputada Dione Hashioka disse que “a mulher tem um papel fundamental na estrutura familiar e, por reconhecer isto, queremos na verdade, fazer parte de um processo em que os governos e a própria sociedade se unam para que haja tolerância zero com todas as formas de violência contra a mulher. Sabemos que mais do que cobrar o cumprimento da lei, precisamos reforçar a autonomia das mulheres, reivindicando assim, para cada uma delas, uma atitude digna e cidadã diante da vida”.