sexta-feira, 26 de abril de 2013

Deputada acompanha apresentação de projeto para reforma de Santuário



A Deputada Estadual Dione Hashioka acompanhou na tarde desta sexta-feira (26) a apresentação de um projeto arquitetônico para reforma do Santuário Imaculado Coração de Maria, em Nova Andradina. Com a elevação de Paróquia à Santuário, a Igreja pretende projetar a reforma de acordo com os documentos conciliares, cujos princípios são orientadores para o espaço litúrgico. Com este enfoque, o projeto foi apresentado pelo arquiteto Eduardo Faust, especialista em Arquitetura Sacra, a membros da Igreja em Nova Andradina, inclusive com a presença de Dom Ettore Dotti, Bispo da Diocese de Naviraí. “Um projeto belíssimo de cunho religioso, para despertar ainda mais a fé dos católicos”, disse a Deputada, vislumbrando a possibilidade de, no futuro, o município receber romeiros de todo o país para visita ao Santuário Mariano.
O projeto de Faust traz inovação à atual construção. A principal delas é a implantação de uma torre de 45 metros na área externa da Igreja. A proposta, segundo o arquiteto é criar um ícone da igreja católica que está associado à penitência, além do fato de ter sido concebida a partir da imagem do Imaculado Coração de Maria. “A torre lembra os traços da imagem, em especial o coração e a coroa”, diz o arquiteto, que também associa ao projeto de cunho religioso ao turístico. “A torre também será um mirante, onde se observará o município do alto”, destaca. Outro ponto do projeto é a provável construção de uma capela das velas ou ainda de água benta, comum em grandes centros religiosos. “A obra foi projetada aproveitando toda a estrutura que se tem, porém reforçando elementos que estão mencionados nos documentos conciliares”, diz.
Entusiasta ao projeto, o bispo Ettore Dotti destacou que a reforma deve ser repensada em alguns pontos, principalmente para reforçar a imagem de um santuário mariano, mas aprovou o contexto da planta, que eleva ainda mais o Santuário de Nova Andradina. “O projeto desperta a nossa expectativa. Que eu não esteja aposentado quando o santuário estiver pronto”, brinca.
Participaram do encontro o pároco Angelo Gaio, os padres Odorico e Everton, o Diácono Franco Vieira, o Coordenador do Conselho Pastoral Paroquial Gilberto Gloor, Paulo Lima e Claudia Lima, que faz parte da Comissão de Arte Sacra da Igreja.