terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Com crescimento econômico, preocupação é melhorar Saúde e Educação

Com o nono maior Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul, Nova Andradina integra a lista dos municípios que mais crescem no Estado. O potencial econômico foi destaque durante entrevista do prefeito Roberto Hashioka (PMDB) concedida à série especial da TV Morena na manhã desta terça-feira (15).

Entre os assuntos frisados na conversa estiveram a localização estratégica e a retomada da receita. Segundo o prefeito, o município que faz fronteira com São Paulo e Paraná é bem localizado geograficamente e integra um "centro geométrico" dos pólos Ponta Porã, Dourados, Maringá (PR) e Presidente Prudente (SP).

Já em relação aos investimentos e empregabilidade em Nova Andradina, o capítulo Frigorífico Independência foi retomado. Com o fechamento da indústria que comportava boa parte da mão-de-obra local em 2009 e a reabertura da planta da mesma pelo grupo JBS, a população passa por um processo de recuperação da recente crise.

Os novos mais de 1.000 empregos reanimam a cidade, mas ainda não são suficientes para minimizar a demanda em outros setores. Com grandes indústrias -- a Energética Santa Helena também foi salientada em entrevista --, qualificação e estrutura devem acompanhar o processo apontado como migratório pelo chefe do Executivo.

"Tem vagas sobrando. Muitas famílias novas estão vindo, outras estão retornando para trabalhar nessas unidades industriais e a preocupação nossa agora é, como gestor, a questão da saúde, da educação. Estar fortalecendo Nova Andradina como pólo regional de saúde e pólo regional de educação", descreveu Hashioka.

Sob o mesmo contexto, o Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba foi citado. Conforme o prefeito, a unidade atende a outros seis municípios do Vale do Ivinhema e deve receber mais investimentos. "Logicamente que tem muito por se fazer ainda. Por exemplo, o Ministério da Saúde disponibilizou agora, através dos repasses da saúde, do senador Antônio Russo (PR), que representa nossa região, recursos para a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para a construção de um centro de imagens", disse o gestor que complementou reforçando o atendimento na rede básica.

O tempo passou

No início do terceiro mandato, o questionamento prioridade não escapou à entrevista. Em tom analítico, o prefeito reconheceu que a realidade mudou. "Temos que encontrar os caminhos. O tempo passou, as pessoas não se preocupam mais só com algumas coisas. Isso de "ah, eu quero eu uma rua pavimentada", já não é novidade. É uma demanda natural", pontuou o representante.

Para Hashioka, as necessidades estão mais complexas. "Como eu já disse, não só a questão da saúde, mas a educação também. Nova Andradina hoje conta com três universidades públicas, é uma das poucas do Estado que têm a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEM), a federal (UFMS) e o Instituto Tecnológico Federal (IFMS), tudo isso gera concorrência", analisou Hashioka.

"A própria competitividade que existe entre os municípios na atração de indústrias, geração de empregos, fortalecimento da economia exige novos projetos, novas ideias", completou o prefeito.

Nova News