terça-feira, 12 de março de 2013

Dione Hashioka prestigia entrega do prêmio Tenente-Coronel Ana Neize Baltha


A deputada Dione Hashioka prestigiou o evento promovido pela Segurança Pública do Estado e que premiou onze mulheres civis e militares. A entrega do prêmio Tenente-Coronel Ana Neize Baltha aconteceu nesta terça-feira, 12 de março, pela manhã e antecedeu a abertura do IV Seminário “com as Mulheres a Segurança Pública é Mais Humana”. A honraria é concedida como forma de homenagear servidoras públicas militares e civis, e mulheres da sociedade civil que tenham demonstrado dedicação e trabalho em prol de uma segurança pública mais democrática e humanitária.

Entre as homenageadas estava a Secretária de Políticas para Mulher de Nova Andradina, e coordenadora do Centro de Atendimento a Mulher “Nova Vida” Jozeli Chulli da Silva. Assistente social, Jozeli Chulli é a primeira mulher a ocupar o posto de secretária da mulher no Estado. A vice-governadora Simone Tebet e a Secretária Thiê Iguchi também foram premiadas. Primeira mulher a administrar Três Lagoas e a comandar o Estado, a advogada Simone Tebet é apontada como exemplo de profissionalismo e caráter. Outra civil homenageada é a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul Tânia Garcia de Freitas Borges.
 
As demais agraciadas são policiais militares que se destacaram na defesa dos dos cidadãos sul-mato-grossenses. As militares que receberam o prêmio são: a major Neidy Nunes Barbosa Centurião, subtenente Ana Maria dos Santos, 1º sargento Maira Aparecida Torres Martins, 1º sargento Ana Cláudia Samra, 1º sargento Vanderli Rodrigues da Silva, 2º sargento Nilma Lacerda Cavalcante, cabo Karolina Armoa Stegun, cabo Gleice Aguilar dos Santos. A Subsecretária da Mulher e da Promoção Social do Estado, Tai Loschi; a primeira-dama do Estado, Beth Puccinelli; o Secretário de Segurança Pública Wantuir Jaccini e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Alberto David dos Santos, também participaram do evento.
A deputada Dione Hashioka cumprimentou e agradeceu as homenageadas pelo trabalho desenvolvido em prol da igualdade social e defesa da Mulher.

Durante o evento foi assinada uma portaria criando o grupo Quebrando Silêncio e Lendas, destinado a efetivar medidas da lei Maria da Penha para proteção à mulher vítima de violência física, assédio sexual e assédio moral.Sob coordenação do Fundo de Assistência Feminino da PMMS, uma equipe transdisciplinar irá atender vítimas e autores de violência doméstica. A intenção é atender mulheres policiais militares e casadas com policiais militares vítimas de violência, bem como responsabilizar e ressocializar o agressor.
Os assuntos tratados durante o IV Seminário 'Com as Mulheres a Segurança Pública é Mais Humana' são voltados para a saúde, educação e segurança da mulher.