quarta-feira, 27 de março de 2013

Deputada faz reivindicações para Anaurilândia

A deputada Dione Hashioka apresentou indicação que foi aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa solicitando benfeitorias para o Município de Anaurilândia. Nas proposições enviadas ao Governador André Puccinelli, com cópia ao Diretor-Presidente da Fundação de Esporte e Lazer do Estado, Flávio Britto e ao Secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes Wilson Cabral, a Parlamentar pede que sejam realizados estudos de viabilidade técnica e financeira para construção de uma Quadra de Esportes coberta no Assentamento Santa Irene no município de Anaurilândia.
Em outro documento Dione Hashioka pede a iluminação para o Estádio José Gomes Júnior, localizado no Distrito Vila Quebracho, também no Município. Conforme a Deputada, a reivindicação está embasada nos pedidos da comunidade local. “A construção da Quadra de Esporte beneficiará no Assentamento Santa Irene, mais de 120 famílias, não só para a inclusão do esporte, mas também como um espaço para a realização de encontros e festividade da comunidade”, disse Dione Hashioka. A iluminação do Estádio, segundo afirmou, proporciona condições para a prática esportiva noturna. “Grande parte da população exerce suas atividades laborais durante o dia e só à noite podem usufruir de alguns momentos de lazer”, completou Dione Hashioka.

terça-feira, 26 de março de 2013

Deputada participa de evento que repassa R$ 12,8 milhões para proteção social nos municípios


A deputada Dione Hashioka e o prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka participaram do evento promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), na tarde desta terça-feira, 26 de março, no Auditório da Governadoria em Campo Grande. O Ato marcou as assinaturas do Pacto de Adesão ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), beneficiando os municípios do Estado. 
Ao todo foram assinados convênios repassando recursos do Fundo Estadual de Assistência Social- FEAS/2013, no valor de R$ 12,8 milhões. 
Roberto Hashioka, que falou em nome de todos os prefeitos de Mato Grosso do Sul, agradeceu e parabenizou o Governador pela parceria. O valor a ser repassado para cada município é calculado segundo o nível de gestão e estimativa de domicílios pobres do município e mais um valor adicional para os que desejam ampliar suas ações dentro da Política de Assistência Social nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), para os municípios fronteiriços que têm sua demanda ampliada em função desta característica territorial, entre outros casos. O repasse é feito em parcelas mensais, de forma automática. Todo dia cinco de cada mês o dinheiro sai diretamente do Fundo Estadual para o Fundo Municipal de Assistência Social.

Deputada participa de reunião que trata sobre a situação da UEMS

A deputada Dione Hashioka participou de uma reunião realizada na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 26 de março, para discutir melhorias para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Participaram do encontro, a conselheira do Tribunal de Contas, Marisa Serrano; a Secretária de Educação Nilene Badeca; representante do Ministério Público Estadual; do Governo do Estado; representantes de alunos e professores; o reitor Fábio Edir Santos Costa; deputados e outras autoridades do ensino. Falaram sobre o PCC - Plano de Cargos e Carreira dos servidores do órgão, aumento dos percentuais repassados pelo Governo do Estado, recursos humanos e custeio da Universidade. O PCC é a principal reivindicação dos professores e dos servidores administrativos.
Conversaram também, sobre um novo prédio para abrigar a Unidade de Campo Grande, o reconhecimento dos cursos, construções de novas unidades pelo Estado e as formas de agilizar a aprovação do PCC na Assembleia Legislativa. Os repasses financeiros do Governo do Estado para a UEMS atualmente estão em torno de 1,3 por cento da arrecadação, valor considerado insuficiente para pagamento de salários (93%) e custeio (7%). A expectativa é que chegue a 3 por cento. Outra preocupação é que a insegurança dos professores acaba resultando em migração para outras universidades. Atualmente a UEMS tem 54 cursos, um mestrado e um doutorado e para isso conta com 391 servidores efetivos, 15 cedidos e 295 convocados. A deputada Dione Hashioka disse que a Assembleia Legislativa está trabalhando junto com os demais órgãos envolvidos, pela melhoria da qualidade do ensino através da estruturação da UEMS, capacitação dos professores, melhoria dos repasses e finalização do plano de cargos e carreira. “Estamos prontos para discutir, ajudar e, desde que haja consenso, aprovar o plano com a maior brevidade possível, beneficiando alunos e professores”, disse Dione Hashioka.

Dione Hashioka visita Hospital do Câncer de Barretos


O objetivo é acelerar a liberação de recursos para instalação do Centro Oncológico em Nova Andradina
A deputada Dione Hashioka e o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, acompanhados do Coordenador de Assuntos Relativos ao Hospital do Câncer em Mato Grosso do Sul, Ademar Capucci, visitaram o Hospital do Câncer de Barretos no último fim de semana. Além de conhecer todo o complexo hospitalar, as autoridades de Nova Andradina também acompanharam a inauguração da Ala Infantojuvenil Luiz Inácio Lula da Silva, prestigiada também pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

De acordo com a deputada Dione Hashioka, a liberação de recursos para implantação da unidade em Nova Andradina é aguardada com expectativa, já que o centro de diagnóstico poderá atender moradores de dezenas de municípios do Vale do Ivinhema. Quanto à escolha do Município para sediar uma unidade do HC de Barretos, a Deputada destaca a posição estratégica de Nova Andradina. “Ter uma unidade de prevenção em Nova Andradina é muito importante, por que além de proporcionar um diagnóstico precoce do câncer pequenas intervenções também poderão acontecer na unidade, reduzindo assim o sofrimento dos ente queridos e o deslocamento do paciente”, destacou a parlamentar sul-mato-grossense.
O anúncio da construção de uma unidade do Hospital de Barretos em Nova Andradina, foi feito pelo gestor do Hospital, Henrique Prata, durante o Leilão “Direito de Viver”, realizado anualmente no município para arrecadação de fundos para o hospital de Barretos. O terreno para construção do centro já foi doado pela prefeitura, com aprovação da Câmara de Vereadores.
VISITA – Durante visita a Barretos, a Deputada conheceu toda a estrutura do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), o Instituto de Prevenção ao Câncer Ivete Sangalo, o Ircad (Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica), o hospital infantojuvenil Luiz Inácio Lula da Silva, alas do Hospital do Câncer de Barretos, a Unidade Móvel de Prevenção ao câncer “Antônio Morais”, a casa de apoio “Mamãe Aldegonda” que oferece apoio aos pacientes e familiares. O AME, segundo Dione Hashioka, é o modelo que será instalado em Nova Andradina que contará também com a Unidade Móvel de Prevenção.
Na inauguração do hospital infantojuvenil, a Deputada também esteve com Bianca Teshima, de Ivinhema. Símbolo da luta contra o câncer, Bianca é exemplo de perseverança. Querida pela apresentadora Xuxa Meneghel e pelo gestor do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata, Bianca também participou da solenidade de inauguração do hospital, entregando um “pedacinho do céu” ao ex-presidente Lula que estava presente no evento.
Toda a infraestrutura hospitalar foi apresentada pelo diretor técnico do hospital, Dr. Edmundo Mauad. A visita também foi acompanhada pela médica Marjorie Capucci.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Dione Hashioka e Nilde Brum falam sobre municípios que podem se transformar em estâncias turísticas

-->
A deputada Dione Hashioka esteve na Fundação de Turismo de Mato grosso do Sul, na tarde desta segunda-feira, 25 de março, quando reuniu-se com a Diretora Presidente, Nilde Brum, e trataram sobre a regulamentação da Lei 3.650/2009 de sua autoria que estabelece requisitos para a criação de estâncias turísticas municipais. A Fundtur/MS ficou responsável pela regulamentação da Lei que trará vários benefícios para as regiões turísticas estabelecendo parcerias e melhorando a infraestrutura dos municípios. As estâncias recebem recursos do Governo para fomentar o turismo local considerando as potencialidades regionais. "Não é apenas os recursos naturais e paisagísticos que tornam o município uma estância turística mas também os eventos e negócios como: de lazer através dos balneários, pesca esportiva e esportes em geral; recursos hidrominerais, com utilização medicinal de águas como terapia; e histórico-culturais, com atrativos artísticos, religiosos, arqueológicos ou paleontológicos", afirmou a deputada Dione Hashioka. Segundo a Parlamentar, o processo de regulamentação já está sendo finalizado. Após aprovado, os municípios, que já foram classificados pela Fundação de Turismo, enviarão documentos para serem analisados pelo Conselho Estadual de Turismo e Assembleia Legislativa, para posterior aprovação pelo Plenário do Poder Legislativo e certificação final. “Nós temos aqui, municípios com grandes recursos naturais admirados em todo o mundo e que precisam de mais incentivos e, consequentemente investirão e arrecadarão mais. Já temos o Guia Gastronômico de Mato Grosso do Sul que mostra os pratos típicos das Regiões Turísticas do Estado que divulga e fomenta a gastronomia regional e mostra as rotas turísticas em nosso Estado, precisamos ir além e divulgar mais as nossas riquezas, o nosso potencial”, disse a Deputada. O projeto de Lei da deputada Dione Hashioka que trata sobre a criação de estâncias turísticas municipais foi promulgado em 2009 e ainda aguarda regulamentação.

Detentos da cadeia pública de Nova Andradina são transferidos

Neste fim de semana, 19 detentos da Cadeia Pública de Nova Andradina foram transferidos para presídios administrados pelo Estado. Os presos foram encaminhados para as cidades de Dois Irmãos do Buriti e Dourados.
A primeira transferência, com destino a Dois Irmãos do Buriti, contou com dez detentos e a segunda, realizada para Dourados, contou com nove presidiários. Todos eles já foram condenados por seus crimes.
O transporte de todos os presos contou com apoio da Polícia Militar. Com a transferência, a Cadeia Pública de Nova Andradina, que contava com 124 detentos, permanece agora com 105, enquanto que a lotação máxima permitida seria de apenas 24 pessoas.
Na terça-feira (5), a deputada Dione Hashioka esteve reunida com o Secretário de Estado de Segurança Pública, Wantuir Jacini, em busca de melhorias para a Segurança Pública do Vale do Ivinhema. Durante o encontro foi discutido sobre o sistema carcerário de Nova Andradina que se encontra superlotado.
Em março de 2012, durante audiência sobre a Segurança Pública, o delegado de polícia, André Novelli criticou o Estado ao reclamar do pequeno número de policias que são disponibilizados por plantão e do excesso de detentos que lotam as instalações da Cadeia Pública.
Na ocasião, Novelli afirmou que quanto antes a responsabilidade pelos presos for tirada das costas da Polícia Civil, melhor será para os policiais, para sociedade e para os próprios presos. "Policial é treinado para investigar crimes. Na academia de polícia não se aprende a ser agente carcerário", afirmou. 
                                                                                                                                                Nova News

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dione Hashioka participa da entrega de Kits Literários


A deputada Dione Hashioka participou do evento promovido nesta sexta-feira, 22 de março, pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul - FUMS. É a 3ª edição do Programa de Incentivo à Leitura - Força da Cidadania. Participaram da solenidade, o governador André Puccinelli e o presidente da FCMS, Américo Calheiro, além de vereadores e prefeitos. 40 municípios do Estado foram contemplados com Kits compostos por 200 obras literárias. O objetivo é incentivar a leitura e difundir a memória histórica e cultural do Estado. Dione Hashioka cumprimentou os prefeitos de, Anaurilândia Wagner Guirado; de Angélica, Luiz Milhorança; de Batayporã Beto Sanvesso; de Coronel Sapucaia, Nilcéia Alves; de Nova Alvorada do Sul, Neto; de Ivinhema, Tuta, e de Taquarussu Roberto Nem, que estavam presentes no evento. “Parabéns ao Governo pela iniciativa que facilita o acesso dos cidadãos à informação e a cultura”, disse a Deputada ao lembrar que a ação, estimula e valoriza o hábito da leitura. O valor do investimento feito nesta iniciativa é de R$ 320 mil, sendo 70% garantidos pelo governo estadual através dos programas de investimentos culturais e 30% são doações da Fundação Biblioteca Nacional e de escritores regionais.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dione Hashioka é mediadora em palestra para vereadores


Cerca de 650 vereadores participaram nesta quinta-feira, 21 de março, da abertura oficial da 9ª edição do Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul, que iniciou na quarta e termina na sexta-feira (22/03). O plenário estava cheio e no saguão foi instalado um telão para que os vereadores acompanhassem as palestras. A abertura oficial foi nesta quinta-feira e contou com a presença do presidente da Abel - Associação das Escolas do Legislativo e de Contas, Floriano Augusto Madruga; do presidente do TJ-MS - Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Joenildo de Souza Chaves; da Tesoureira da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul, a vereadora da Capital, Professora Rose e do deputado federal Reinaldo Azambuja. A diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Clarice Maciel, explicou que uma diferença da 9ª edição do seminário é o enfoque nos vereadores que estão no primeiro mandato uma vez que no ano passado foram realizadas eleições. Segundo o presidente da Abel, o Seminário é um exemplo que está sendo copiado por outras Assembleias Legislativas do País. A deputada Dione Hashioka, que foi a mediadora das palestras da manhã desta quarta-feira no Plenário Julio Maia na Assembleia Legislativa, disse que o Seminário é mais um instrumento de capacitação onde os vereadores eleitos e reeleitos podem adquirir muito conhecimento e saber como desenvolver seus mandatos atendendo as necessidades de uma população cada vez mais consciente. O presidente do TJ/MS, desembargador Joenildo de Souza Chaves, destacou a importância da qualificação dos parlamentares para evitar cometer erros por falta de conhecimento, ainda mais em uma época em que a população está participando mais das causas sociais. “Às vezes, como julgador, tenho observado que muitos casos têm sido causados não por ato doloso, mas por desconhecimento. Aí vejo a importância de atos como esse”, declarou. O deputado federal Reinaldo Azambuja afirmou que não tem nada mais representativo que o crivo do voto que legitimou cada um dos vereadores. No final do Seminário, na tarde desta sexta-feira, acontecerá a eleição da presidência da União de Câmaras Municipais do Estado.

Deputada pede recuperação de avenida em Campo Grande



A Assembleia Legislativa aprovou indicação da deputada Dione Hashioka solicitando à prefeitura de Campo Grande implantação da operação tapa buracos e recapeamento da avenida Presidente Vargas no Bairro Santo Amaro no trecho entre a Av. Júlio de Castilhos e a avenida Duque de Caxias. O pedido foi encaminhado ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz. A Deputada justifica seu pedido afirmando que atende reivindicações dos moradores do Bairro.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dione Hashioka participa da abertura dos trabalhos do Seminário de Vereadores

-->
Realizado no Plenário da Assembleia Legislativa, a 9ª edição do Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul, Coordenado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, começou na tarde desta quarta-feira, 20 de março. A 2ª vice-presidente da Mesa Diretora, deputada Dione Hashioka, participou da abertura dos trabalhos. O seminário vai até sexta-feira, 22 de março, e encerra com a eleição da nova composição da União de Câmaras de Vereadores do Estado para o biênio 2013-2014. A expectativa é de que o evento reúna entre 700 a 800 parlamentares. A palestra desta quarta-feira sobre Regimento Interno e Lei Orgânica foi direcionada para os parlamentares de primeiro mandato e foi ministrada pela Professora Mestre Cleide Lemos, do Senado Federal. A diretora da Escola do Legislativo, Clarice Maciel, disse que o seminário tem sido uma vitrine da classe política do Estado e uma oportunidade de capacitação e também de integração de todos. A deputada Dione Hashioka, que falou em nome da Mesa diretora da Casa de Leis, afirmou que o Parlamento tem orgulho em promover o Seminário que capacita os vereadores para que possam levar aos seus munícipes mais qualidade de vida. “Que Deus esteja cobrindo de bênçãos os seus mandatos e que usem a legislatura para servir a toda a população dos municípios e de Mato Grosso do Sul”, disse Dione Hashioka. Entre os palestrantes estão integrantes do Senado, Tribunal de Contas e do Tribunal de Justiça do Estado que falarão sobre Responsabilidade Civil por Ato Legislativo, Interlegis e Gestão Legislativa, Plano Plurianual, Competências do Vereador na Organização do Município, Tribunais de Contas e os Mecanismos de Efetividade de Controle Externo, Lei da Ficha Limpa e Inelegibilidade. No ano passado 90% dos vereadores de Mato Grosso do Sul participaram do Seminário.

Dione Hashioka homenageia artesã de Nova Andradina

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou nesta terça-feira, 19 de março, Sessão Solene para homenagear pessoas e associações que tenham se destacado no artesanato. Os homenageados receberam a medalha “Conceição dos Bugres” e um pequeno totem conhecido como bugrinho da Conceição. 
A artesã Conceição dos Bugres nasceu em Povinho de Santiago (RS) e mudou-se, aos 6 anos para Campo Grande onde criou o principal artefato da iconografia de Mato Grosso do Sul, o Bugre, esculpido em madeira, coberto com cera de abelhas. Os cabelos e os detalhes do rosto do Bugre eram inicialmente pintados com carvão e posteriormente com tinta preta. Após sua morte, em 1984, o trabalho continuou através da família. O neto Mariano Antunes Cabral Silva e a nora de Conceição, Sotera Sanches da Silva, também foram homenageados na Sessão. A artesã Marly Sehn, de Nova Andradina, foi homenageada pela deputada Dione Hashioka. O trabalho artístico da artesã, no estilo barroco, começou como hobby e acabou tornando-se um estilo de vida apreciado por milhares de pessoas. 
Marly Sehn recebeu o prêmio durante a Sessão especial que aconteceu no Plenário Júlio Maia em Campo Grande. O belo trabalho da artesã foi contemplado por quem passou pelo saguão da Assembleia Legislativa onde estava exposto e pode, a qualquer momento, ser conferido no seu Ateliê na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade em Nova Andradina ou nas contantes exposições em Mato Grosso do Sul e outros estados. A artesã chegou em Nova Andradina em 1971. Em 1998 começou a confeccionar porta retratos, oratórios, caixas, espelhos e imagens barrocas. Aprimorada sua técnica a cada dia, seu trabalho recebe a admiração constante de milhares de pessoas. O trabalho principal são as obras sacras onde Marly Sehn aplica seu próprio estilo resultando em uma obra de arte de primeira linha com peças únicas. O artesanato já é conhecido em vários estados onde suas obras já foram expostas. Dione Hashioka entregou a 'Medalha Conceição dos Bugres', um bugrinho da Conceição e cumprimentou a homenageada desejando-lhe muito sucesso.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Artesã de Nova Andradina é homenageada na Assembleia Legislativa


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza nesta terça-feira, 19 de março, uma Sessão Solene para homenagear pessoas e associações que tenham se destacado no artesanato. Os homenageados receberão a medalha “Conceição dos Bugres”. A artesã Marly Sehn, de Nova Andradina, será uma das homenageadas. O trabalho artístico da artesã, no estilo barroco, começou como hobby e acabou tornando-se um estilo de vida apreciado por milhares de pessoas. Marly Sehn foi indicada pela deputada Dione Hashioka para receber o prêmio em Sessão especial que acontece às 19 horas no Plenário Júlio Maia em Campo Grande.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Dione Hashioka volta a pedir recuperação de estrada


Inconformada com a situação da MS-473 em Nova Andradina que tem causado grandes  transtornos aos usuários, a deputada Dione Hashioka voltou a solicitar ao Governo do Estado nesta sexta-feira, 15 de março, a recuperação da rodovia que está intrafegável. "Se não dá pra asfaltar ainda, conforme solicitamos, que deixem a estrada em condições de trafegabilidade", disse a Deputada.  A estrada dá acesso aos bairros Papagaio, São Bento e Laranjal; ao campus do IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e tem um grande movimento de estudantes, cerca de 350 alunos e professores além de centenas de proprietários rurais produtores de leite, carne e grãos.

Desde o reinício da construção do prédio do IFMS, a deputada Dione Hashioka vem pedindo a pavimentação da MS-473 entre Nova Andradina e Angélica. O número de acidentes e transtornos com os veículos também é uma preocupação constante da Deputada e dos usuários. 
MS-141 - Dione Hashioka reiterou também a instalação de sinalizadores e redutores de velocidade na MS-141, saída de Ivinhema para Angélica, nas proximidades da AABB. O pedido visa evitar acidentes em trechos de alta velocidade.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Ministro da Pesca é recebido por deputados estaduais na AL

-->
Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul receberam na manhã desta quinta-feira, 14 de março, em Sessão Solene na Assembleia Legislativa, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, que recebeu título de cidadão sul-mato-grossense e lançou o Plano Safra e Ações para o Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Estado.

Antes do evento, Marcelo Crivena recebeu prefeitos do Estado, entre eles Roberto Hashioka de Nova Andradina e agradeceu a acolhida no Parlamento estadual.
A deputada Dione Hashioka participou da reunião com os prefeitos e da solenidade que aocntecue no Plenário Júlio Maia na Assembleia Legislativa. Durante o seu pronunciamento o ministro destacou a participação de cada autoridade na realização das ações do seu Ministério no Estado. Crivela, que é Senador pelo Rio de Janeiro, prestou uma homenagem ao ex-senador Ramez Tebet, que foi Governador do Estado, presidente do Congresso Nacional e uma das principais lideranças de Mato Grosso do Sul.

O Plano Safra e Ações para o desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Mato Grosso do Sul lançado no evento significa investimentos no valor de R$ 1.095.000,00 no setor da pesca no Estado e é destinado a todos os envolvidos nos processos de pesca e aquicultura, exploração, cultivo, conservação, processamento, transporte, comercialização e pesquisa dos recursos pesqueiros. É um programa para estimular o desenvolvimento do setor, por meio de linhas de crédito para o aumento de produção de pescado e a geração de emprego e renda, inclusão social, tornando-o mais produtivo, competitivo e sustentável.
O Governo do Estado também irá contribuir com o setor. São R$ 200 mil que beneficiará 80 pescadores com o valor de R$ 2,5 mil cada. A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul disponibilizará serviços de assistência para piscicultores e oferecerá qualificação aos técnicos e entidades públicas estaduais e municipais.

Segundo o Ministro, os financiamentos e juros estão abaixo da inflação, três anos de carência e dez para pagar. Além disso, desonerou o pescado, fato que só ocorria na cadeia do frango, do porco e do boi.

Durante a solenidade, foi realizada a assinatura de convênio, acordos de cooperação, entrega de cheques de contratos de crédito, permissão de usos de bens móveis e concedida a licença de instalação e operação dos Parques Aquícolas para o reservatório da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira. Os pescadores podem usar os recursos para aquisição, por exemplo, de barcos e equipamentos.

Um barco de alumínio, com reboque e motor, e um caminhão foram entregues à Polícia Militar Ambiental para o desenvolvimento de ações de fiscalização da atividade pesqueira e proteção da biodiversidade. A Iagro (Agência de Defesa Animal e Sanitária de Pescado), através de convênio, vai operacionalizar a fiscalização sanitária de pescado.

A Caixa Econômica, Ministério da Pesca, Secretaria de Estado de Habitação e a entidade Morhar celebraram uma parceria tendo como objeto o intercâmbio e a cooperação técnica entre os participantes dos assuntos relacionados ao Programa Nacional de Habitação Rural, visando o atendimento dos pescadores profissionais artesanais do Estado. 


Dione Hashioka disse que o Plano significa melhor qualidade de vida para os pescadores que receberão atenção especial do Governo com assistência para ampliar em até três vezes a produção de peixes.

O evento contou com a presença do Governador André Puccinelli, vice-governadora Simone Tebet, Senador Waldemir Moka, deputados federais, prefeitos, vereadores, secretários de Estado entre outras autoridades e lideranças.
 

terça-feira, 12 de março de 2013

Deputada pede reforma do prédios do Detran e sinalização de rodovias no Vale do Ivinhema


Através de expediente aprovado pelo Parlamento estadual, a deputada Dione Hashioka solicitou ao Diretor Presidente do DETRAN de Mato Grosso do Sul, Carlos Henrique Santos Pereira, providencias urgentes visando a reforma do prédio que abriga as agências de Trânsito de Nova Andradina, Ivinhema e Bataguassu. Dione Hashioka justificou a necessidade das obras afirmando que as edificações estão em péssimas condições. Funcionários e usuários dos referidos órgãos públicos reclamam que os prédios estão deteriorados. Em outra solicitação, a Deputada pede ao Secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes Wilson Cabral a colocação de placas indicativas com a denominação da "Rodovia José Xavier Prates", no trecho compreendido entre os Municípios de Nova Andradina e Bataguassu, passando por Anaurilândia, denominadas também de Rodovias MS-276 e MS-395.

Dione Hashioka acompanha sessão em homenagem à mulher



Presente à sessão do Dia Internacional Dia da Mulher na Câmara de Nova Andradina, a Deputada Estadual Dione Hashioka homenageou a ex-primeira-dama, Joana D´Arc Bono Garcia. No evento, destacou a importância de uma maior participação feminina na política, mencionando que as mulheres são um importante contingente na sociedade.
Segundo a deputada, Mato Grosso do Sul e Nova Andradina saem à frente, por terem mulheres ocupando importantes cargos da administração pública, mas ainda é preciso representatividade na Câmara. “Falta a presença feminina nesta Casa, importante não apenas por sua sensibilidade, mas por sua competência e valor diferenciado agregado à contribuição que a mulher dá à nossa sociedade”, considerou.

HOMENAGEADAS - Por indicação do presidente vereador Newton Luiz de Oliveira, Cida Pires, coordenadora do Projeto Conviver, o vereador Quemuel de Alencar homenageou Amélia Ubalda de Almeida, vereador Valter Yasunaka entregou homenagem à juíza Jaqueline Machado, vereador Roberto Pereira homenageou a ex-primeira-dama Amélia Luiza Resende Andrade, o vereador Vicente Lichoti homenageou Marta Rocha Lufan, vereador Sandro Hoici homenageou Riyoko Takaoka, vereador Ricardo Lima homenageou Maria Imaculada Fernandes, vereador Mário Ferreira homenageou Filomena Soares Sayão, vereador José dos Santos Correia entregou homenagem à Maria José Soares de Lima, vereador José Ferraz Chagas Filho homenageou Maria de Fátima Dantas de Oliveira, o vereador Edson Tolotti homenageou Ana Tolotti Gomes, Aparecido Soares homenageou Maria Garcia Diniz, Adriano Palopoli homenageou Heleny Froio Lourenço, por indicação do prefeito Roberto Hashioka foi a secretária Nair Lorencini Russo. 

Dione Hashioka prestigia entrega do prêmio Tenente-Coronel Ana Neize Baltha


A deputada Dione Hashioka prestigiou o evento promovido pela Segurança Pública do Estado e que premiou onze mulheres civis e militares. A entrega do prêmio Tenente-Coronel Ana Neize Baltha aconteceu nesta terça-feira, 12 de março, pela manhã e antecedeu a abertura do IV Seminário “com as Mulheres a Segurança Pública é Mais Humana”. A honraria é concedida como forma de homenagear servidoras públicas militares e civis, e mulheres da sociedade civil que tenham demonstrado dedicação e trabalho em prol de uma segurança pública mais democrática e humanitária.

Entre as homenageadas estava a Secretária de Políticas para Mulher de Nova Andradina, e coordenadora do Centro de Atendimento a Mulher “Nova Vida” Jozeli Chulli da Silva. Assistente social, Jozeli Chulli é a primeira mulher a ocupar o posto de secretária da mulher no Estado. A vice-governadora Simone Tebet e a Secretária Thiê Iguchi também foram premiadas. Primeira mulher a administrar Três Lagoas e a comandar o Estado, a advogada Simone Tebet é apontada como exemplo de profissionalismo e caráter. Outra civil homenageada é a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul Tânia Garcia de Freitas Borges.
 
As demais agraciadas são policiais militares que se destacaram na defesa dos dos cidadãos sul-mato-grossenses. As militares que receberam o prêmio são: a major Neidy Nunes Barbosa Centurião, subtenente Ana Maria dos Santos, 1º sargento Maira Aparecida Torres Martins, 1º sargento Ana Cláudia Samra, 1º sargento Vanderli Rodrigues da Silva, 2º sargento Nilma Lacerda Cavalcante, cabo Karolina Armoa Stegun, cabo Gleice Aguilar dos Santos. A Subsecretária da Mulher e da Promoção Social do Estado, Tai Loschi; a primeira-dama do Estado, Beth Puccinelli; o Secretário de Segurança Pública Wantuir Jaccini e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Alberto David dos Santos, também participaram do evento.
A deputada Dione Hashioka cumprimentou e agradeceu as homenageadas pelo trabalho desenvolvido em prol da igualdade social e defesa da Mulher.

Durante o evento foi assinada uma portaria criando o grupo Quebrando Silêncio e Lendas, destinado a efetivar medidas da lei Maria da Penha para proteção à mulher vítima de violência física, assédio sexual e assédio moral.Sob coordenação do Fundo de Assistência Feminino da PMMS, uma equipe transdisciplinar irá atender vítimas e autores de violência doméstica. A intenção é atender mulheres policiais militares e casadas com policiais militares vítimas de violência, bem como responsabilizar e ressocializar o agressor.
Os assuntos tratados durante o IV Seminário 'Com as Mulheres a Segurança Pública é Mais Humana' são voltados para a saúde, educação e segurança da mulher.

sábado, 9 de março de 2013

Dione Hashioka participa de comemorações do Dia da Mulher



A deputada estadual Dione Hashioka participou das comemorações referentes ao Dia Internacional da Mulher em Nova Andradina e Batayporã, nesta sexta-feira (08). Na programação de Nova Andradina acompanhou a abertura da Feira “Mulheres de Atitude”, tradicional pela participação de profissionais autônomas e organização de mulheres para comercialização de produtos.  Também acompanhou a apresentação do grupo de jovens da Igreja Católica “Eternos apaixonados”. “Mais que uma oportunidade de parabenizar as mulheres, a programação da data contempla um extenso calendário, que vai desde campanhas de conscientização, gincana e até homenagens”, disse a Deputada, destacando a atuação da Secretária Executiva de Políticas Públicas para a Mulher, Jozeli Chulli e do prefeito Roberto Hashioka.
Já em Batayporã, participou de um jantar comemorativo, no Centro de Convivência do Idoso, onde mencionou a participação feminina na política e as inúmeras conquistas já reafirmadas em diversos segmentos da sociedade. O evento, também foi prestigiado pelo prefeito Beto Sãovesso e pela coordenadora Marilza Breguedo.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dione Hashioka cumprimenta mulheres em programas de Rádio


Roberto Costa e Reinaldo Ayala
A deputada Dione Hashioka falou das conquistas da Mulher nos programas de Rádio da Mega FM 94 de Campo Grande e da Rádio Itapoã de Ivinhema. Conversando com o jornalista Roberto Costa no programa Bom Dia Mega Notícias, a deputada Dione Hashioka admitiu que “tivemos muitos avanços e conquistas para a Mulher mas na politica a participação é ínfima. Só 10 por cento dos cargos são ocupados por mulheres”. Sobre as cotas que reservam 30 por cento dos cargos para mulheres falou que espera que em breve isso chegue a 50 por cento. “A mulher não perde em nada: na seriedade, competência, visão, instrução. Ela busca mais conhecimento, se capacita e tem sensibilidade”, enfatizou a Deputada. Roberto Costa perguntou se há discriminação no Legislativo, e Dione Hashioka afirmou que não, mas admitiu que existem barreiras porque o espaço é tradicionalmente masculino.
Conversando com o apresentador Leandro Souza da Rádio Itapoã de Ivinhema a Deputada parabenizou a irmã Nita, que também tem um programa na emissora,  pelo trabalho social e por este dia em especial. Em mensagem dirigida a todas as mulheres, Dione Hashioka disse que o Dia da Mulher não é apenas 8 de março e sim todos os dias do ano. “Que as políticas públicas sejam melhor executadas e que a família seja a grande beneficiada”, disse. Ao finalizar, citando um trecho do poema de Cora Coralina, Dione Hashioka desejou “que cada mulher continue a escalada da vida removendo pedras e plantando flores”.

Dione Hashioka participa das comemorações do Dia da Mulher na Câmara Municipal da Capital



O Dia Internacional das Mulheres foi lembrado pela Câmara Municipal de Campo Grande com a realização da sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no dia 8 de março. A deputada Dione Hashioka participou da Sessão e representou o Poder Legislativo estadual. Na solenidade, realizada no Plenário Oliva Enciso, foram homenageadas dezenas de mulheres que se destacaram na sociedade campo-grandense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade. 
Durante a sessão solene o presidente da Casa de Leis, vereador Mario César assinou o ato da presidência nomeando as vereadoras-procuradoras que comporão a Procuradoria Especial da Mulher, criada por meio da Resolução de autoria da vereadora Carla Stephanini nomeada Procuradora da Mulher. As vereadoras Professora Rose Modesto, Grazielle Machado e Luiza Ribeiro foram nomeadas procuradoras adjuntas. De acordo com Carla Stephanini cada um dos vereadores tem um compromisso com a cidadania das mulheres, e por isso foi aprovada por unanimidade a criação da Procuradora Especial da Mulher. 
Dione Hashioka agradeceu o convite e afirmou que a Assembleia Legislativa é parceira nas ações para o desenvolvimento e execução das políticas públicas para as mulheres. A vice-governadora Simone Tebet destacou o papel da mulher na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A mesa foi composta pela vice-governadora Simone Tebet, representando o Governo do Estado, pela deputada Dione Hashioka, representando a Assembleia Legislativa, também pela primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Elizabeth Puccinelli, pelas vereadoras e pela esposa do presidente da Casa de Leis, Tatiana Fonseca, representando todas as esposas dos parlamentares.

Dione Hashioka conversa sobre novos investimentos na saúde com Secretária Dobashi


A deputada Dione Hashioka e a Secretária de Saúde do Estado, Beatriz Dobashi estiveram reunidas na tarde desta quinta-feira, 07 de março, em Campo Grande quando falaram sobre novos investimentos do Governo do Estado em vários segmentos que resultem em melhoria na saúde pública. Na pauta principal constava a aquisição de equipamentos de ultrassom para atender comunidades do Vale do Ivinhema e Glória de Dourados. Ações urgentes visando uma perfeita administração e atendimento do Hospital Regional de Nova Andradina também foram amplamente discutidos por Dione Hashioka e Beatriz Dobashi. A Deputada manifestou sua preocupação quanto ao funcionamento e até ampliação dos serviços do Hospital que tem atendido a população dos municípios de Nova Andradina; Angélica; Batayporã; Taquarussu; Anaurilândia; Ivinhema e Novo Horizonte do Sul com equipamentos modernos incluindo salas de UTI. O atendimento do Hospital Regional atende as expectativas, desafoga os hospitais de Campo Grande e Dourados e dá mais conforto ao paciente que não precisa viajar para ser atendido muito longe do seu domicílio. “Estou atenta aos problemas que envolvem a saúde pública e procuramos a Secretária para evitar falhas, buscar informações e recursos para melhorar o atendimento hospitalar ”, afirmou Dione Hashioka.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Assembleia Legislativa homenageia as mulheres em Sessão Solene


A Assembleia Legislativa comemorou nesta quinta-feira, 07 de março, o Dia Internacional da Mulher, com música e homenagens. O evento foi proposto pelas deputadas Dione Hashioka, 2ª vice-presidente, e Mara Caseiro, 3ª vice-presidente da Casa de Leis. Entre os homenageados com o Troféu Celina Jallad estão: Marisa Serrano, conselheira do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul; Carla Stephanini, vereadora de Campo Grande; Maria Cecília Amêndola da Motta; Lúcia Ferreira Falcão, coordenadora de Assuntos Educacionais da Academia de Polícia Civil e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, corregedora geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.
Adair de Holanda Mendonça, pioneira entre os militantes da imprensa do Vale do Ivinhema e assessora de marketing político e empresarial além de advogada e professora foi uma das homenageadas pela deputada Dione Hashioka. 
“Dona Ada, como é conhecida, literalmente faz uso da escrita, dando forma a seus textos. Eu tenho o privilégio de acompanhar e contar com os seus conhecimentos e amizade”, disse Dione Hashioka que laureou também a juíza da 3ª Vara Cível da Comarca de Nova Andradina, Jaqueline Machado. 
“O brilhante trabalho jurídico que desenvolve já merece nosso reconhecimento, mas, ela entregou-se à muitas outras ações que deixam sobressair sua garra e audácia. Entrega-se à luta pelos direitos da mulher, pela ampliação das políticas públicas para a Mulher, para a Família, contra a violência doméstica constante. Um dos exemplos é o trabalho em defesa da infância e juventude com a implantação do Projeto Padrinho e do Projeto Adotar, levando a alegria para dezenas de pessoas carentes de Nova Andradina”, enfatizou.  
Dione Hashioka afirmou que, “em busca da valorização e da igualdade precisamos que os homens também se engajem na defesa das políticas públicas para as mulheres. Que abram suas defesas, não apenas aplaudindo o que fazemos ou apoiando oralmente as ações em defesa da Mulher, mas fazendo acontecer, ampliando estas ações e aceitando que a mulher, com a sensibilidade peculiar possa auxiliar muito mais do que apenas coadjuvar”. 
Falando pelas homenageadas, a juíza Jaqueline Machado, destacou a violência doméstica como o maior desafio a ser enfrentado pelas mulheres, principalmente no que diz respeito ao encorajamento das vítimas em denunciar. “Houve uma progressão da mulher em relação as medidas protetivas, porém ela precisa de atitude e saber que ela tem seus direitos e exigir isso”, afirmou. Para a juíza, apesar do advento da Lei Maria da Penha e dos avanços que a legislação possibilitou, é necessário maior empenho das autoridades públicas e jurídicas para cumprir o real papel da Lei. “As vezes o que está no papel, não podemos colocar em prática pela falta de estrutura. Então, é preciso aumentar equipes técnicas com mais psicólogos, assistentes sociais, além de aumentar o número de delegacias e estruturá-la”, completou. 
A honraria é entregue anualmente e está em sua terceira edição. Já agraciadas com o troféu, as delegadas Rosely Molina, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, e Maria de Lourdes Souza Cano, da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, receberam flores e uma placa de homenagem. A cerimônia ganhou o brilho da cantora Michele Dutra e do Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Fabiana Jallad, filha de Celina Jallad, participou também da solenidade e da entrega dos troféus.
 ALMS

Violência e presença na política são desafios, dizem mulheres


A intensa violência de gênero e a baixa participação da mulher nas decisões políticas são dois grandes obstáculos para a inclusão feminina. A reflexão foi feita durante a sessão especial do Dia Internacional da Mulher, promovida pela Assembleia Legislativa por proposição das deputadas Dione Hashioka e Mara Caseiro, que homenageou profissionais de destaque em diversos segmentos da sociedade.

Uma das homenageadas, a juíza de Direito Jaqueline Machado, destacou a violência doméstica como o maior desafio a ser enfrentado pelas mulheres, principalmente no que diz respeito ao encorajamento das vítimas em denunciar. Para a juíza, apesar do advento da Lei Maria da Penha e dos avanços que a legislação possibilitou, é necessário maior empenho das autoridades públicas e jurídicas para cumprir o real papel da lei. “É preciso aumentar equipes técnicas com mais psicólogos, assistentes sociais, além de aumentar o número de delegacias e estruturá-las”, completou.

Em 2012, cerca de 5,5 mil boletins de ocorrência foram registrados por mulheres vítimas de violência doméstica. Até fevereiro deste ano, já são 900 registros, o que representa por volta de 70 boletins diários. Os números repassados pela Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), segundo a delegada Rosely Molina, é reflexo da maior conscientização das mulheres sobre seus direitos. “As mulheres estão mais encorajadas e sabem que existe todo um aparato estatal para atendê-la”, informou.

A deputada Dione Hashioka, 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, salientou que a conquista de maior espaço na esfera política não depende apenas da mulher, mas de ambos os sexos. “Esse desafio não parte só de um lado, mas dos dois. Os homens precisam ver as mulheres como colaboradoras na luta pelo progresso do Estado, do País”, citou.

O evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher contou com a presença de parlamentares, autoridades, familiares e amigos das homenageadas. Um dos destaques foi a participação do Coral da Assembleia Legislativa que apresentou um repertório especial com canções dedicadas às mulheres.

ALMS

Parlamentares participam de homenagem às mulheres


As deputadas Dione Hashioka (PSDB), Mara Caseiro (PTdoB) e o deputado Lidio Lopes (PP) representaram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul no evento "Mulheres que Transformam", realizado nesta quarta-feira (6), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e aos 27 anos de instalação da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).
Durante a solenidade, realizada na Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Estado), Dione Hashioka declarou que a presença de delegadas foi muito significativa, pois elas são mulheres que sabem ser, ao mesmo tempo, rígidas e sensíveis no cotidiano. “São mulheres, mães e irmãs, exercem a essência de todo o potencial da mulher no papel de delegadas”, destacou.

Já Mara Caseiro afirmou que é importante a promoção deste tipo de evento para promover a busca por igualdade de direitos, parabenizando todas as sul-mato-grossenses pelas conquistas. Lidio Lopes citou um provérbio bíblico: “Mulher virtuosa, quem a achará, pois seu valor é mais precioso do que o rubi”. Foram homenageadas 27 mulheres que contribuíram para o fortalecimento do Estado.
ALMS

quarta-feira, 6 de março de 2013

Dione Hashioka concede entrevista para a Rádio Cidade FM de Campo Grande



A deputada Dione Hashioka concedeu entrevista para os jornalistas Cadu Bortolotti e Carmen Cestari que comandam o programa 'Noticidades' e que vai ao ar através das ondas da Rádio Cidade FM 97,9. O programa aborda termas diversos e informações do dia a dia do Estado. A Deputada falou sobre as ações do Dia Internacional da Mulher e da Sessão Solene que acontece nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa às 9 horas e convidou todas as mulheres para participar. As ações do Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres também foi discutido no programa. 
Dione Hashioka falou dos cinco eixos que norteiam o plano que são: Enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher e Lei Maria da Penha; autonomia econômica e equidade no mundo do trabalho com inclusão social; saúde das mulheres e direitos sexuais e reprodutivos; educação inclusiva, não sexista e cultura e participação e fortalecimento das mulheres nos espaços de poder e decisão. A violência contra a Mulher e a ampliação do número de delegacias especializadas, também pautaram o bate-papo. A Deputada lembrou que o Governo deve ampliar o número de DEAM no Estado e lembrou que o crescente número de denúncias de violências contra a Mulher não quer dizer que houve aumento e sim mais confiança para denunciar. Encampando a ideia da vice-governadora Simone Tebet a deputada Dione Hashioka disse que, “independente da ampliação do número de delegacias da Mulher pode se também capacitar uma mulher para atender em cada delegacia de Polícia de cada cidade do Estado”.

Dione Hashioka participa de comemorações do Dia da Mulher na Adepol



 A segunda vice-presidente da Assembleia Legislativa deputada Dione Hashioka, participou da Solenidade promovida pela Delegacia Especializada de atendimento à Mulher - DEAM – em comemoração ao Dia da Mulher. O evento foi realizada na sede da Associação dos Delegados de Polícia do Estado versando sobre "Mulheres que Transformam".
Participaram também do evento, a vice-governadora Simone Tebet, representando o Governador do Estado; a primeira-dama Elizabeth Puccinelli; o Delegado-Geral da Polícia Civil Jorge Razanauskas Neto; a Delegada Titular da DEAM Rozeli Molina e o Diretor da ADEPOL, Del. Fabiano Ruiz Gastaldi, além de representantes da Câmara Municipal de Campo Grande, da Polícia Militar, do Ministério Público e Tribunal de Justiça.
A solenidade foi abrilhantada com a apresentação da personagem "Maria do Juízo Final", do Circo do Mato, que ressaltou de forma bem humorada, a importância da mulher à sociedade, finalizando com trechos de poemas da escritora Cora Carolina (Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas).
A Delegada Rozeli Molina, Titular da DEAM, ressaltou a importância do trabalho e da existência das Delegacias Especializadas de Repressão aos crimes contra a mulher e o trabalho exercido por todas as mulheres perante sociedade.
Ao todo, 27 mulheres que tem colaborado de forma efetiva no combate à violência contra a mulher, foram homenageadas. Estas homenagens, retratam os 27 anos de criação da 1ª Delegacia de Atendimento à Mulher do Estado que começou em abril de 1986, com a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento. Hoje são 12 delegacias atendendo em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Dione Hashioka lembrou que, nesta quinta-feira, 07 de março às 9 horas, a Assembleia Legislativa realiza uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.