sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Deputada acompanha empresários tchecos em órgãos de segurança e saúde da Capital

A deputada Dione Hashioka acompanhada de empresários brasileiros e tchecos visitaram vários órgãos públicos durante toda esta quinta-feira, 13 de setembro, em Campo Grande. Evandro Trachta e Antônio Fernando Andrade Prado, proprietários da empresa Brasil CZ de Nova Andradina e Jitka Suchánkova, diretora de exportação e Pavel Kostka, proprietário da empresa Ego-Zlim sediada na cidade de Zlim na República Tcheca, estão apresentando produtos científicos de atendimento emergencial e de saúde produzidos em Nova andradina e na República Tcheca para as autoridades brasileiras.  A Brasil CZ será representante dos produtos Ego-Zlin para o Brasil e Paraguai; fabrica e fornece um sistema global de proteção biológica e de sistemas de descontaminação, logística e recursos para emergência e de cuidados de longa duração. A empresa Tcheca desenvolve programas para vários países como a Eslováquia, Polônia, Alemanha, Grã-Bretanha, Suécia, Lituânia, Letónia, Estónia, Ucrânia, Portugal, Turquia, Angola, África do Sul, Vietnã, Austrália, Nova Zelândia, EUA e Canadá.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - Os empresários estiveram reunidos com os deputados estaduais pela manhã, na sala da presidência da Assembleia Legislativa. Eles apresentaram os produtos fabricados na República Tcheca e pediram apoio para futuros intercâmbios para capacitação em todas as áreas de profissionais envolvidas em catástrofes. O primeiro passo já foi dado com o projeto de lei de autoria da deputada Dione Hashioka criando a Semana Estadual de Prevenção as Catástrofes Ambientais, dia 04 de agosto.

BOMBEIROS - A segunda reunião do dia foi no Comando Geral dos Bombeiros do Estado onde os empresários, acompanhados da deputada Dione Hashioka, foram recebidos pelo Coronel Ociel Ortiz e, em reunião com oficiais e comandantes de várias corporações, fizeram uma explanação e apresentação de alguns produtos como a mochila prática que pode ser transportada com facilidade por um motoqueiro, agilizando e facilitando o atendimento emergencial.

A mochila comporta equipamentos de oxigênio e imobilização. Ociel Ortiz afirmou que os bombeiros estão interessados na parceria e  lembrou da troca de informações sobre equipamentos entre os Bombeiros de outros estados. Nesta sexta-feira, a convite do Comando Geral, os equipamentos, incluindo a barraca, foram montados e demonstrados no Comando Geral dos Bombeiros em Campo Grande.


EXÉRCITO - A apresentação seguinte foi no Comando Militar do Oeste -  CMO, onde foram recebidos pelo Coronel Ricardi, Tenente Coronel Deuschle, Major Bortoletto, o Chefe Oficial Logístico, Coronel Allan, e outros oficiais do Exército que aprovaram os equipamentos. No pátio do Comando Geral, foi montada uma grande barraca, com 60 metros quadrados, confeccionada com material muito resistente e que, com o uso de um compressor é automontada entre 4 a 8 minutos.  Foi feita uma ampla explanação de possibilidades da utilização da mesma; e foi demonstrada também o uso das macas e talas.
SECRETARIA DE SAÚDE - No início da tarde a reunião foi com o Secretário de Saúde da Capital, Leandro Mazina e técnicos da Secretaria que também aprovaram a iniciativa de produzir o material aqui mesmo no Estado. Em alguns países onde os equipamentos já são usados, as barracas de 60 metros quadrados abrigam até 30 soldados, como sala de cirurgia ou de recuperação, servem de alojamento para flagelados e muitas outras finalidades.
Barracas infláveis de desinfecção.
“A empresa trabalha com sistema de resgate, descontaminação, proteção biológica e tendas. Como o Brasil sediará a Copa do Mundo e as Olimpíadas, é importante que esteja devidamente equipado e preparado para enfrentar qualquer situação, como desastres e catástrofes”, explicou Evandro Trachta. Os empresários tchecos também querem firmar uma parceria com as universidades brasileiras. “A intenção não é só comercial. Queremos uma parceria com as universidades a fim de trocar experiências. Nosso objetivo é realizar um curso integrado, voltado aos profissionais da segurança pública, para que estejam preparados em situações de catástrofes”, disse Pavel Kostka. A BRASIL-CZ é uma empresa que produz soluções tecnológicas e seu principal produto, atualmente, é o Coletor Krev, um sistema fechado de coleta de sangue para analise, com operação simples, possibilitando a coleta de material estéril. Produzido com material plástico descartável o coletor KREV é considerado o verdadeiro parceiro do médico veterinário pela praticidade e segurança reduzindo o tempo de trabalho e os riscos de contaminação, unindo forças com o profissional na luta pela preservação da vida humana através  da sanidade animal.
Os empresários já visitaram órgãos públicos no Rio de Janeiro e São Paulo e farão exposições para autoridades do Paraguai neste sábado e posteriormente em outros estados brasileiros. Os equipamentos são essenciais para atendimento em grandes catástrofes como deslizamentos, enchentes e outros. A maca e o colar cervical funcionam com um sistema à vácuo em que, ao retirar todo o ar o equipamento enrijece e se molda ao corpo, dando segurança no transporte, evitando novas fraturas. A deputada Dione Hashioka, que está incentivando a ampliação da empresa e a fabricação e industrialização dos equipamentos em Nova Andradina, disse que os empresários analisam as necessidades locais e adaptam os equipamentos. Ela elogiou a premissa empresarial de proteger os profissionais de saúde, proteger os pacientes contaminados e evitar a contaminação dos equipamentos e de todos os móveis ou imóveis o entorno. Dione Hashioka afirmou que a empresa foi responsável pelo sistema de segurança e emergência nas olimpíadas de Atenas. “Parabéns a todos que tornaram possível essa interação. Vamos aguardar o sucesso do novo investimento no nosso Estado”, disse.