A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promoveu nesta quinta-feira, 15 de setembro, uma sessão especial de lançamento da ‘Semana Nacional de Trânsito’, que acontece de 18 a 25 de setembro. O Poder Legislativo do Estado está promovendo, junto com várias instituições, o programa ‘Paz no Trânsito’ que já realizou vários eventos inclusive uma passeata que reuniu cerca de 10 mil pessoas nas ruas de Campo Grande e, abraçando a causa, promove também mais este evento. Em todo o País, o Conselho Nacional de Trânsito lança o projeto com o tema “Década de Ações de Segurança no Trânsito 2011-2020 – Juntos podemos salvar milhões de vidas”, e em Mato Grosso do Sul o subtema do Detran/MS é “Quando você muda, o trânsito muda – Juntos podemos salvar milhares de vida”.
A solenidade foi presidida pela 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Dione Hashioka (PSDB) e a Mesa dos trabalhos contou com a participação do diretor-presidente do Detran/MS, Carlos Henrique dos Santos Pereira; do diretor-presidente da Agentran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade; do superintendente de Segurança Pública, André Matsushita; do defensor público-geral do Estado, Paulo Defante, e da presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Regina Maria Duarte. Conforme a deputada Dione Hashioka, o objetivo do Conselho Nacional de Trânsito é reduzir o índice de vítimas fatais no trânsito em 50% até 2020. “Estamos fazendo nossa parte em Mato Grosso do Sul e esperamos contribuir, com os programas promovidos pela Assembleia Legislativa, com o objetivo de alcançar os 50 por cento de redução nos acidentes de trânsito”, afirmou a Deputada.
Dados do Governo Federal mostram que, para um grupo de 100 mil habitantes o índice chega a 18,9 mortes no trânsito contra cinco mortes em países europeus e asiáticos. Durante a sessão especial desta quinta-feira, foi lançado o programa de formação teórica e técnica do processo de habilitação de condutores de veículos automotores elétricos no ensino médio e proferidas palestras enfocando ‘O respeito ao pedestre na faixa de segurança’ e ‘Os Desafios Brasileiros e do Mato Grosso do Sul para a Década Mundial de Ações de Trânsito’. O ex-diretor-presidente do Detran do Distrito Federal, Luís Riogi Miura, mostrou exemplos de programas adotados em Brasília (DF), Boa Vista (RR) e Maringá (PR). O jornalista e consultor em programas de Segurança no Trânsito, João Pedro Corrêa lembrou que para se ter paz no trânsito é necessária uma mudança no comportamento.
Marcos Augusto
Marcos Augusto