Em solenidade ocorrida na manhã desta terça-feira, 13 de setembro, a deputada Dione Hashioka (PSDB) acompanhou o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros e o governador André Puccinelli (PMDB) na entrega de 7 mil livros às Prefeituras de 35 municípios nesta que é a segunda edição do programa. São 200 obras em cada kit. Dione Hashioka comentou que os livros serão destinados às bibliotecas já existentes ou a criação de espaços de leituras. A Deputada elogiou a iniciativa do Governo e da Fundação de Cultura que estimula a leitura e mantém viva a história. Dione Hashioka é autora de Leis de incentivo à cultura e à educação como a que institui o ‘Dia da Literatura sul-mato-grossense’, comemorado no dia 6 de novembro; a que determina a divulgação na rede pública de ensino do Estado de informações sobre a pessoa da qual aquele estabelecimento leva o nome; outra Lei que cria a Semana de Identificação da dislexia na rede estadual de ensino, além de uma Lei que dispõe sobre a criação da política de promoção da leitura literária nas Escolas públicas. A Deputada é uma grande incentivadora também, de projetos culturais em vários segmentos como por exemplo, na cultura japonesa.
Conforme o Prefeito de Nova Andradina José Gilberto Garcia, mesmo em lugares onde não existe fisicamente um prédio de biblioteca, o espaço de leitura é construído com a simples presença dos livros. É assim que a Prefeitura de Nova Andradina tem feito chegar à zona rural um programa que já é fortemente incentivado na área urbana. “Na nossa cidade bibliotecas são muito bem vindas. Temos duas unidades públicas e temos bibliotecas em todas as escolas municipais. E mesmo onde não existe oficialmente a biblioteca, nós temos o cantinho da leitura”, conta Gilberto Garcia. Em Nova Andradina a política de fomentar a leitura conta até com um programa de premiação entregando uma bicicleta aquele que mais lê.
Os professores distribuem os livros, acompanham e fazem trabalhos baseados nas obras e fazem também a avaliação dos alunos para definir os premiados. Nova Andradina foi contemplada com um kit literário. Para o presidente da Fundação de Cultura Américo Calheiros o Kit Literário visa principalmente a formação da cidadania. “Sem leitura o cidadão não vai a lugar algum no exercício de sua função social. É um instrumento imprescindível para o desenvolvimento de um país”, afirmou. Para o governador André Puccinelli, mais que o valor financeiro, o projeto de distribuição dos livros tem o mérito de promover o acesso ao conhecimento e ao lazer representados pela leitura.
“Quanto mais nos aculturamos, mais temos conhecimento. No nosso Governo investimos na cultura em dois setores interessantes: o de livros e o de distribuição dos instrumentos musicais”, destacou André Puccinelli afirmando que vai continuar investindo na ampliação de bibliotecas e no incentivo à leitura. Entre as cidades contempladas estão também, Anaurilândia, Bataguassu e Naviraí. Escritores e membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras prestigiaram a entrega dos livros.
Marcos Augusto
Marcos Augusto