Coral da Assembléia Legislativa |
17 pessoas notáveis da sociedade receberam o Troféu Sakura, que simboliza a cerejeira em flor, reconstrução e renascimento, muito presentes na nação japonesa.
A sessão foi abrilhantada pelos corais da Assembleia Legislativa e da Associação Nipo Brasileira, que cantaram os hinos nacionais do Brasil e do Japão além da apresentação do cantor Hideo Matsunaga, que foi campeão municipal e estadual de Karaokê.
A tragédia que abalou o Japão e a vontade de superação do povo nipônico foram lembradas durante a sessão solene. “Em março deste ano, o Japão foi devastado pelo terremoto e tsunami matando milhares de pessoas e desabrigando outras tantas.
Assim como a lição da própria natureza, a nação nipônica passa hoje por um renascimento”, disse a Deputada lembrando que “a coragem e a determinação são marcas do povo japonês, que mais uma vez supera um grande desafio e demonstra o exemplo de perseverança”.
Akira Otsubo homenageado da deputada Dione Hashioka em conjunto com a Associação Nipo Brasileira Associação Okinawa, disse que há 103 anos os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil com um sonho: ganhar dinheiro e retornar ao Japão,
Flávio Katumi Nishikawa |
mas passaram a investir na educação dos filhos aqui no Brasil. “Com muita perseverança, ajudaram no crescimento do nosso país”, disse Akira.
Mário Minor Murakami |
Dione Hashioka condecorou também, com a medalha do Mérito Legislativo o engenheiro Civil Masatoshi Azuma, gerente regional da Sanesul em Nova Andradina há 24 anos.
Luiz Akira Yoshio Otsubo |
Azuma é um grande incentivador do esporte e da cultura japonesa, e sempre participou de eventos intercoloniais unindo Mato Grosso do Sul e Paraná e foi presidente da Associação Cultural de Nova Andradina por 8 anos.
Flávio Arima |
Outro homenageado pela Deputada foi o advogado Nelson Yutoku Tobaru, grande colaborador da Associação Cultural Nipo Brasileira da Capital, desde 1985. Remanescente do antigo Mato Grosso, Tobaru, conforme definiu a Deputada, viu este Estado nascer e participou das primeiras ações como Assessor Jurídico da Secretaria de Administração.
Erci Tibana Sakuma |
Apesar de aposentado, Nelson Tobaru ainda é um colaborador estadual assessorando juridicamente a Secretaria de Administração. Outros pioneiros da cultura japonesa em Mato Grosso do Sul que também receberam a homenagem são: Acelino Sinjo Nakasato, Jorge Azato, Sumihiko Yoshikawa, Renato Katayama, Flávio Arima, Erci Tibana Sakuma, Mário Minor Murakami, Hudson Shiguer Kinashi, Katsuaki Yasunaka, Roberto Shinichi Masuko, Thiê Higuchi Viegas dos Santos, Luís Carlos Asato, Luiz Akira Yoshio Otsubo e Flávio Katumi Neshikaawa.
Thiê Higuchi Viegas dos Santos |
Sumihiko Yoshikawa |
Luís Carlos Asato |
Hudson Shiguer Kinashi, Procurador da Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Procuradorias de Justiça da Infância e da Juventude;
Roberto Shinichi Masuko |
Bernardo Tibana, presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande; Roberto Hashioka, Diretor-Presidente da Agepan; deputados estaduais, personalidades de vários municípios como Dourados, Nova Andradina, Três Lagoas e Glória de Dourados.
Katsuaki Yasunaka |
Janaína e Flávio Katumi Nishikawa com Dione Hashioka |
Kosuke Ono, Dione e Roberto Hashioka, Márcia e Nélio Kurimori |