terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Governo entrega selo de qualidade do programa “Viagem Feliz”



Em solenidade na Governadoria em Campo Grande, na manhã desta terça-feira, 20 de dezembro, quatorze empresas do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros e do transporte turístico atuantes no Estado receberam das mãos do governador André Puccinelli, da deputada Dione Hashioka e do Diretor Presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos - Agepan, Roberto Hashioka, o selo de qualidade do programa “Viagem Feliz”. Durante a solenidade, que contou com a presença também da Diretora Presidente da Fundação de Turismo do Estado, Nilde Brum, o presidente da Agepan fez um breve balanço das atividades da agência que comemora dez anos.

O selo de qualidade é concedido às empresas que cumpriram as exigências para participar do “Viagem Feliz”. As contempladas foram: Andorinha S/A; Viação Cruzeiro do Sul; Cooptrapte; Augusto Prainha Medeiros ME; Ceig Transportes; Cooper-MS-Vans-Cooperativa e Agência de Turismo; Claudir Vanzella ME; Grand Máster Turismo; IG Transporte Turístico e Locação de Van; Márcio da Silva Braz ME; Ulisses Pereira de Alencar ME; Viatur Transporte e Turismo; W5 – Agência e Operadora de Turismo e Transporte e Zanon e Cia. 
“Viagem Feliz” é um projeto desenvolvido pela Agepan e pela a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul - Fundtur. A primeira etapa do programa, que é a capacitação, já foi concluída. Além do selo, as empresas que aderiram ao programa irão receber o regulamento com instruções para uso e manutenção do direito de seu uso. Roberto Hashioka afirmou que o selo significa que as empresas participaram dos treinamentos agendados pela Agepan e tiveram plena assiduidade dos seus funcionários. Após isso, segundo Hashioka, as empresas recebem o selo e passam por um monitoramento por dois anos. 
“A expectativa é que os usuários participem dando sugestões de melhorias. Estamos buscando com o programa de qualidade do serviço, conforto e segurança no atendimento aos usuários”, destacou Roberto Hashioka. O curso tratou sobre o atendimento ao usuário dos serviços e ainda a Manutenção dos Veículos (preventiva e durante a viagem), oferecido pelas equipes da Fundtur e Agepan. Participaram da qualificação os colaboradores das operadoras de transporte intermunicipal de passageiros e das vans de transporte turístico (motoristas, cobradores, agentes de venda de passagem), incluindo o corpo de fiscalização e pessoal de Ouvidoria da Agepan e da Fundtur. 
O selo certifica a qualidade do serviço ofertado pelas empresas de transporte turístico no Estado. Possuir o adesivo é o atestado das transportadoras de que apresentam alto nível de qualidade, segurança e conforto nos serviços e atendimentos ofertados aos seus passageiros. A marca também vai servir para identificar as empresas que participam do programa “Viagem Feliz”. Para a presidente da Fundtur, Nilde Brun, é um projeto que agrega valor ao turismo no Estado. 
“Nós somos um destino turístico e a qualificação dos bens turísticos deve ser permanente para receber bem os turistas de todo o Brasil, inclusive os sul-mato-grossenses”, afirmou Nilde. A deputada Dione Hashioka elogiou a iniciativa que já está servindo de exemplo para outros estados e poderá ser instituído nas cidades sedes da copa do Mundo de 2014 conforme modelo já solicitado pelo Ministério do Turismo. “O programa contribui para qualificação dos bens e serviços ofertados aos usuários do serviço público. 
A Agepan vem fazendo um trabalho exemplar tanto na fiscalização quanto na elaboração de novos programas e esse projeto, em conjunto com a Fundtur, é um exemplo da dedicação dos órgãos do Governo em favor da população”, disse Dione Hashioka. Para o governador André Puccinelli, a parceria entre o poder público e a iniciativa privada promove melhorias na prestação de serviços. 
“A intenção é que o selo de qualidade para as empresas inseridas no programa ‘Viagem Feliz’ e ‘Parada Legal’ possam oferecer uma contrapartida de serviços de qualidade aos usuários do transporte coletivo. "Com estes serviços de qualidade Mato Grosso do Sul será lembrado em todo o Brasil pelos turistas. São projetos pioneiros”, destacou Puccinelli lembrando que a atenção especial ao turista é uma forma de enriquecer este pilar da economia, que traz recursos para o Estado. Também Participaram do evento, e empresários do ramo. 






A data para a implementação operacional do programa nos itinerários Campo Grande/Bonito e Campo Grande/ Corumbá – do transporte regular e turístico, foi marcada para 19 de janeiro de 2012.










Marcos Augusto