quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dione Hashioka e Nilene Badeca falam sobre ações estruturantes na área educacional

-->
A deputada Dione Hashioka reuniu-se com a Secretária de Estado de Educação, Nilene Badeca da Costa, na tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro, na Secretaria de Educação em Campo Grande. Entre os assuntos tratados constaram, as reformas de prédios escolares, solução para o credenciamento de um curso técnico e problemas pontuais que envolvem servidores da Educação. Dione Hashioka pediu atenção especial da Secretária para as obras de reforma da Escola Marechal Rondon, ampliação do muro e instalação de exaustor na escola Luiz Carlos Sampaio em Nova Casa Verde e da cobertura da quadra de esportes da Escola Padre Anchieta, ambas em Nova Andradina. A entrega dos ônibus escolares também pautou a reunião. Parte dos 300 ônibus que serão entregues para os Municípios já estão no Detran em Campo Grande sendo vistoriados e documentados. As emendas parlamentares de 2013 foram lembradas na reunião e a expectativa é que começam a ser anunciadas no mês de março. A Deputada aproveitou a Audiência para convidar a Secretária Nilene Badeca para a Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher que será realizado no dia 7 de março às 8h30 na Assembleia Legislativa.

Dione Hashioka fala sobre o dia a dia em entrevista na TV Assembleia

A deputada Dione Hashioka concedeu entrevista à repórter Natália Barros da TV Assembleia na manhã desta quarta-feira, 27 de fevereiro em Campo Grande. A Deputada falou sobre o seu dia a dia, sua visão como esposa, mãe, avó, dona de casa e Deputada Estadual, as ações desenvolvidas em favor da Mulher e que estão sendo preparadas para a 'Semana da Mulher' que começa na próxima sexta-feira. Ainda sobre o início de sua vida familiar e profissional como odontóloga em Nova Andradina e do trabalho na região Dione Hashioka lembrou do período da maternidade e dos filhos pequenos quando levava-os, no período de amamentação, para o consultório dentário em Nova Andradina e Batayporã. “A maternidade muda nossa vida, através dela vimos o mundo como família, aprendemos a viver o papel de família”, enfatizou. Sobre a interferência da vida familiar com a Parlamentar, a Deputada afirmou que a mãe tem uma visão mais ampla do que é a família e a sociedade, o que é bom para todos. “Isso facilita até na hora de trabalharmos para viabilizar as políticas públicas e no trabalho em busca de uma vida mais justa para todos”, disse. Em seus momentos de descontração gosta de cuidar de suas plantas, com um cuidado especial para as orquídeas que, segundo ela, traz energia e força. Dione Hashioka falou também sobre a criação do Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres composto por integrantes dos órgãos dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo e do qual faz parte como representante da Assembleia Legislativa e que será lançado no dia primeiro de março na Governadoria. “O Plano vem sendo elaborado com a dedicação das coordenadorias dos municípios desde 2009 sob a supervisão da Carla Stephanini e da Tai Loschi (ex e atual Subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania do Estado) e já está norteando as políticas públicas para as mulheres do nosso Estado e o governador André Puccinelli, que é sensível a esse trabalho, dará condições para a sua execução”, afirmou. Perguntada sobre o que falta para que a mulher conquiste mais espaços Dione Hashioka respondeu que falta o homem amadurecer o suficiente para entender que a mulher vai ajudá-lo a administrar com mais sensibilidade e citou alguns exemplos que já estão acontecendo como no Governo do Estado onde a maioria das secretarias são coordenadas por mulheres e algumas prefeituras como Nova Andradina onde o papel da mulher frente às secretarias é muito valorizado. A deputada assegurou que seu maior temor é a doença e por isso sempre pede a Deus pela saúde aos filhos, a família e todos os cidadãos sem drogas e sem violência.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Dione Hashioka pede a implantação de um Posto de Saúde 24 horas em Ponta Porã


A deputada Dione Hashioka reiterou indicação apresentada no Plenário da Assembleia Legislativa solicitando ao governador André Puccinelli e à Secretária de Saúde Beatriz Dobashi, a construção de um Posto de Saúde 24 horas no município de Ponta Porã. Dione Hashioka justificou a necessidade urgente da instalação do Posto de Saúde citando pedidos antigos da população ratificadas este mês pelo vereador Marquinhos. 
A unidade de saúde deverá ser instalada na Região Norte da Cidade e que tem uma população com densidade muito elevada incluindo os seguintes bairros: Jardim Planalto; Ipês I,II e III; Jardim Botânico; Parque das Aroeiras I e II; Carandá Bosque I e II (7.500 habitantes); Vila Auxiliadora; Vila Reno (1.420 habitantes); Vila Àurea; Jardim Primor; Jardim Panambi; Cherogami; Santa Ana; Vila Aquidaban; São Vicente de Paula (7.500 habitantes); Residencial São Bernardo I e II; Residencial Guy Vilela; Jardim Ivone; Jardim Parque das Oliveiras; Jardim Parque dos Eucaliptos; Jardim Independência; Jardim das Flores; Jardim Monte Alto; Bairro vereador Ângelo Perin (2.221 habitantes), totalizando 24.641 habitantes conforme os últimos índices do IBGE que demonstram inclusive que o número de habitantes da Região Norte é superior ao da Região Sul, considerando a incorporação de novos residenciais. 
Dione Hashioka falou da defasagem no atendimento em saúde, conforme reclamações das famílias, apontando que há apenas três postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) atendendo especificamente na Vila Àurea, Vila Alegrete e Parque dos Ipês II. 
A Deputada lembrou mais uma fez que o Pronto Socorro do Hospital Regional atende aproximadamente 200 pacientes/dia e a instalação do Posto de Saúde 24 horas desafogaria o atendimento no HR, melhorando significativamente a qualidade de atendimento da população. Para conseguir atendimento médico os moradores de alguns desses bairros procuram o Centro Integrado de Saúde, localizado no Bairro Santa Izabel, que fica distante cerca de sete quilômetros. “Sabemos da preocupação da administração estadual para com a saúde de nossa população e ficamos na certeza do atendimento desta proposição”, concluiu Dione Hashioka.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Deputada pede novo equipamento para Bombeiros de Nova Andradina


Através de indicação apresentada na Sessão desta terça-feira, 26 de fevereiro, a deputada Dione Hashioka solicitou ao governador André Puccinelli e ao Secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a destinação de um equipamento denominado "Expansor" e que será usado pelo 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina. Segundo a Deputada o equipamento atenderá toda a Região que inclui os municípios de Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu. Dione Hashioka informou que na última semana, após a ocorrência de um acidente na BR-267, o resgate às vitimas foi mais demorado porque o Corpo de Bombeiros não contava com o Expansor que abriria espaços para agilizar o atendimento e a liberação das vítimas das ferragens. Foi necessário o uso de um caminhão guincho que estava próximo e que, apesar de inadequado, fez o serviço do Expansor. Dione Hashioka ainda esclarece que o único Expansor dos Bombeiros não oferece condições de uso há cinco meses.

UEMS recebe emenda da deputada Dione Hashioka



A unidade de Nova Andradina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebeu na noite desta segunda-feira (25), emenda parlamentar da Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB).  Os recursos garantidos pela Deputada foram destinados à aquisição de quatro ares-condicionados, três deles instalados no anfiteatro e um na biblioteca.
Destacando a parceria com a Universidade, Dione falou da gratificação em beneficiar a educação superior de Nova Andradina e da importância do investimento na educação. “É gratificante manter esta constante parceria com a UEMS, garantindo relevantes investimentos com as emendas parlamentares. Buscando sempre atender as reivindicações da universidade, essa parceria deve ser estendida com a destinação de novos recursos”, disse.
Para o gerente da unidade, Sonner Arfux de Figueiredo, a dedicação da Deputada à UEMS ao longo dos anos, merece o reconhecimento, carinho e amizade de toda a comunidade acadêmica. "Este compromisso demonstra toda a competência, profissionalismo e dedicação ao ensino superior público de Nova Andradina”, afirmou. Para tanto, homenageou a deputada com livros de autores da UEMS e uma placa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados. “Sua persistência eleva o Vale do Ivinhema”, acrescentou a professora Dra. Eliane Giacon durante a solenidade.
O ato também foi acompanhado pela Secretária Municipal de Educação, Nair Lorencini Russo; pelo coordenador do curso de Licenciatura em Computação, Luiz Oreste Cauz; pela coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Luciana Kemie Nakayama; e pelos palestrantes José Felice, Antônio Sales e Pedro Flávio Othechar.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dione Hashioka qualifica educação de Nova Andradina com emendas


A Deputada Estadual Dione Hashioka participou nesta segunda-feira (25) da entrega oficial de emendas parlamentares que qualificam a educação de Nova Andradina. Na escola estadual Luiz Carlos Sampaio, no Distrito de Nova Casa Verde, fez a entrega de nove televisores de 32 polegadas, nove aparelhos de DVD, suportes para TV/DVD, 26 televisores de parede, 01 notebook, 01 data show e um kit de literatura infanto-juvenil com mais de 500 volumes. Com recursos da ordem de R$ 30 mil, a emenda beneficia 636 alunos. 


Na cerimônia realizada na escola, Dione afirmou que o trabalho e o investimento em educação são estratégicos para o desenvolvimento do país. E que, com as recentes aquisições, a escola inova para oferecer educação de qualidade aos alunos. “A escola fez uma boa escolha ao optar pela aquisição de livros e de televisores. Por isso jovens, aproveitem esse material, pois o conhecimento se dá através da leitura, com inovação”, disse a deputada, destacando que os televisores dinamizam as aulas, além da coleção de livros que são sucesso entre a juventude.
Agradecendo a iniciativa da deputada, a diretora Silvia Maria dos Santos, afirmou que a emenda agrega valor fundamental à educação. “Nosso objetivo é qualificar e oportunizar uma educação de qualidade para os nossos alunos, pois a escola é de vocês”, garantiu.
A secretária de educação, Nair Lorencini Russo, lembrou que os equipamentos adquiridos auxiliam os educadores na qualificação da escola e que passam a fazer parte do projeto de valorização do ambiente escolar. “Esta escola representa a boa parceria estabelecida entre estado e município, no que diz respeito à educação. E com esta importante emenda viabilizada pela Deputada Dione, garante aos alunos momentos prazerosos na escola, lugar onde guardamos boas recordações e onde nos transformamos em adultos preocupados com o futuro”, disse.
Também participaram do ato o diretor Marcos Eduardo Carneiro; a coordenadora de gestão do sistema educacional, Sueli Lombardi Arraes; a coordenadora do desenvolvimento pedagógico da Semec, Lúcia Helena Pires de Araújo; Maria Aparecida Santos Mota, Presidente do Colegiado; Denice Bezerra Cavalcante Ribeiro, Presidente da Associação de Pais e Mestres (APM); João Dan, assessor governamental de Nova Casa Verde; Sargento Antônio Vidal, comandante do Policiamento de Nova Casa Verde e as coordenadoras pedagógicas, Rosimeira da Silva Oliveira e Marcileide Pícoli.
Outra emenda de autoria da Deputada, também entregue nesta segunda-feira, contempla a escola Austrílio Capilé Castro, com recursos da ordem de R$ 30 mil, investidos no fechamento lateral da quadra, garantindo aos 216 alunos, mais qualidade de vida, principalmente ao realizar atividades esportivas. “Antes nossos alunos ficavam expostos ao sol e chuva e não tinham interesse em permanecer na escola para realizar as atividades esportivas. Assim, além de fazer com que os alunos permaneçam por mais tempo na escola, o fechamento lateral embelezou ainda mais nossa quadra poliesportiva”, aponta o diretor Jorge Luiz Pereira. “Esta não é a primeira vez que contamos com o apoio da Deputada”, afirma o diretor, mencionando que a escola já foi contemplada com emenda de R$ 15 mil para aquisição de aparelhos de ar condicionado.
Parafraseando Paulo Freire, a Deputada Dione Hashioka destacou o caráter transformador da educação. “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”, disse aos alunos.
A solenidade também foi prestigiada pelo diretor do Núcleo de Tecnologias Educacionais, Gabriel Galiego Neto; pelos vereadores Valter do Anzai e Ricardo Lima; pela presidente da Câmara Mirim de Nova Andradina, Ana Paula Santos; pela coordenadora pedagógica Leide Chulli Arruda; pela diretora da Escola Estadual Padre Anchieta, Maria Dulcinéia Sampaio.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dione Hashioka acompanha entrega de casas populares

A Deputada Estadual Dione Hashioka esteve em Novo Horizonte do Sul nesta sexta-feira (22),  para participar da entrega de 50 casas populares do Programa Nacional de Habitação Rural. O empreendimento é fruto da parceria entre a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Coophaf), a Federação da Agricultura Familiar de Mato Grosso Do Sul (FAF) e os governos Estadual, Federal e Municipal.
“A agricultura familiar é responsável pelo sustento das famílias assentadas e também pela economia de Novo Horizonte do Sul, sendo mola propulsora deste município que é formado por assentamentos”, afirmou a Deputada Estadual Dione Hashioka, destacando que a entrega das casas populares assegura dignidade às famílias. “Com a casa própria, os agricultores familiares realizam um sonho e, com mais disposição para trabalhar em sua terra, tem a oportunidade de concretizar novas conquistas”, emenda.
O empreendimento “Minha Casa, Meu Sonho” atende agricultores familiares e trabalhadores rurais com renda anual de até R$ 15mil.  As casas a serem construídas, irão medir mais de 59 metros quadrados, e entregues com acabamento completo.
O evento também foi prestigiado pela prefeita Nilza Ramos; pela vice-prefeita Nalva Portela, pelo prefeito de Ivinhema, Tuta; pelo prefeito de Angélica, Luiz Milhorança; pelo Secretário de Estado de Habitações e das Cidades, Carlos Marun; pelo presidente da Federação de Agricultura Familiar de MS, Paulo César Farias; pela Superintendente Nacional da Habitação Rural, Noemi Aparecida Lemes; pelo representante do Incra, Celso Menezes, pelo ex-prefeito Marcílio Álvaro Benedito, pela senhora Aida, representante dos assentados, por membros da Coophaf e demais autoridades e famílias beneficiadas.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dione Hashioka integra Comitê Estadual de Política para Mulheres


Uma reunião ocorrida na Governadoria na manhã desta sexta-feira, 22 de fevereiro, marcou o início dos trabalhos do Comitê de Articulação e Monitoramento  do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres (PEPM). O Comitê é composto por integrantes dos órgãos dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. A deputada Dione Hashioka representa o Poder Legislativo e participou da reunião junto com a Subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania do Estado, Tai Loschi, que conduziu os trabalhos. No primeiro encontro foram discutidas as diretrizes básicas dos trabalhos, a estruturação, e organização  do 1º Plano Estadual de Políticas das Mulheres que será lançado no próximo dia 1º e será um instrumento para promoção da articulação para que o Plano saia do papel e vire uma realidade além de acompanhar a implementação das propostas e acompanhamento periódico do cumprimento das prioridades e das ações dos integrantes do Comitê. 
Entre os eixos principais do PEPM estão: o enfrentamento a todas as formas de violência contra a Mulher; a autonomia e equidade no mundo do trabalho com inclusão social; saúde da Mulher e dos direitos sexuais e reprodutivos; educação inclusiva; participação e fortalecimento das mulheres nos espaços de Poder e de decisão. Tai Loschi detalhou as ações e a participação de cada integrante do Comitê que é composto pela Secretárias de Estado de Saúde, Educação, Trabalho e Assistência Social, Justiça e Segurança Pública, Obras Públicas e Transportes, pela Fundação de Trabalho, Tribunal de Justiça, Fóruns e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e da Assembleia Legislativa. "Vamos nos unir para fazer um trabalho perfeito e alcançar as aspirações das mulheres oferecendo suporte, segurança e fortalecendo as políticas públicas para as mulheres de Mato Grosso do Sul. É um trabalho social que estamos apoiando há alguns anos e que está dando resultado, crescendo aos poucos mas com muitas ações concretas como este Comitê que será um instrumento forte para nosso trabalho", disse Dione Hashioka ao elogiar e parabenizar o trabalho da Subsecretária Tai Loschi. "Temos uma boa surpresa a cada dia", finalizou a Deputada. Participaram também do encontro, a delegada da Polícia Civil e coordenadora para assuntos educacionais, Lúcia Falcão; a titular da 1ª Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e membro do Conselho Estadual, Rosely Molina; Jozeli Chulli, do Fórum Estadual de Organismos de Políticas para as Mulheres; Wilmar Nery, do Tribunal de Justiça; Neide Machado, da Funtrab;  Jadir Dantas, da Secretaria de Saúde e Ednalva de Jesus e Rosa Maria Duarte, da Secretaria de Obras Públicas e Transportes.

AL-Dione Hashioka compõe sete comissões permanentes


Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul definiram esta semana os titulares e suplentes de 14 comissões permanentes da Assembleia Legislativa. 

A segunda vice-presidente do Parlamento, deputada Dione Hashioka (PSDB), foi indicada para ocupar sete comissões sendo quatro como titular e três como suplente. Dione Hashioka é titular nas comissões de Saúde e Seguridade Social; Serviços Públicos, Obras, Infraestrutura e Administração; Turismo, Indústria e Comércio; e Defesa dos Direitos do Consumidor. Será suplente nas comissões de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; Controle da Eficácia Legislativa e Legislação Participativa; Segurança Pública e Defesa Social. Conforme Dione Hashioka as indicações do seu Partido para as comissões foram consensuais.

Dione Hashioka pede pavimentação de rodovias e construção de pontes


Assembleia Legislativa encaminha solicitação da segunda vice-presidente da Casa, deputada Dione Hashioka, solicitando ao Governador André Puccinelli, obras consideradas de grande importância para o desenvolvimento regional do Vale do Ivinhema. A Deputada reiterou pedidos sobre a pavimentação asfáltica da MS-473 que da acesso ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS em Nova Andradina, restauração da rodovia MS-141, no trecho que liga o município de Angélica à BR-267 e também a ponte de concreto sobre o Rio Ivinhema na mesma rodovia. A Deputada exemplificou a necessidade de constante manutenção na ponte de madeira que é muito antiga, além do grande fluxo de veículos na estrada que liga a sede do município de Angélica à BR-267 o que justifica a construção da ponte de concreto. Dione Hashioka reiterou também a solicitação da construção de uma Ponte sobre o Ribeirão Papagaio na mesma região e fazendo ligação com a MS-145 . A Parlamentar volta a citar os anseios das comunidades destas regiões que pedem as obras, falou das dificuldades, por exemplo, no transporte de alunos do IFMS, dos moradores dos Bairros Laranjal, São Bento e Papagaio além dos produtores rurais que usam estas vias para o escoamento da produção. “Estas obras vão auxiliar em muito o desenvolvimento da região. São vias importantes para a circulação de riquezas regionais”, disse Dione Hashioka ao reafirmar que as obras se revestem de crucial importância para uma região produtiva e próspera.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Deputada cumprimenta nova diretoria do Codevale


A deputada Dione Hashioka congratulou-se, durante Sessão Plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 20 de fevereiro, com os prefeitos empossados para dirigir o Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema. O Codevale já é presidido desde 15 de fevereiro pelo prefeito de Bataguassu Pedro Caravina. O prefeito de Batayporã Beto Sanvesso foi eleito vice-presidente da instituição. Na Sessão a deputada Dione Hashioka desejou sucesso aos eleitos. “Com o objetivo que esta entidade tem e a capacidade dos administradores em atuar e fazer gestões em diversos setores como na área de educação, saúde, meio ambiente e segurança pública, temos a plena certeza que abrirá muitas parcerias, que contribuirão com melhorias e desenvolvimento para a nossa região”, disse Dione Hashioka que desejou uma gestão frutífera e com pleno êxito. O Codevale foi criado para ampliar o poder de ação da região do Vale do Ivinhema e inclui os municípios de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo e Taquarussu, partilhando recursos, bens e serviços reduzindo os custos de estruturação do serviço de inspeção das prefeituras.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dione Hashioka participa de exposição de projeto de prevenção da dentição de bebês

-->

A deputada Dione Hashioka esteve no Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul -CRO-MS na noite desta terça-feira, 19 de fevereiro, quando participou da apresentação de um pré-projeto de prevenção da dentição de bebês que poderá ser desenvolvido em Mato Grosso do Sul. 
O projeto foi apresentado pela odontóloga Eloisa Helena Cunha, coordenadora do programa “Odontologia para Bebês” na Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul). A proposta, conforme o CRO-MS é que seja desenvolvido no Estado um projeto semelhante ao que foi criado em 2006 e que beneficia os usuários da Cassems que visa a prevenção e manutenção da saúde bucal inicialmente para crianças de zero a 30 meses e depois estendido a crianças de até cinco anos. Participaram também do evento, o presidente do CRO-MS, Francisco Carlos Grilo; Flávio Henrique Vieira Queiroz, Assessor Técnico em Odontologia do Serviço Social do Comércio – Sesc e a deputada Mara Caseiro.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Deputada pede obras urgentes na BR-262


A Assembleia Legislativa aprovou indicação da deputada Dione Hashioka solicitando obras de recapeamento e implantação de acostamento na BR-262 entre os municípios de Água Clara e Três Lagoas. A solicitação foi enviada para o Superintendente Regional do DNIT, Euler José dos Santos, com cópia ao Governador André Puccinelli. Conforme justificou a Deputada, que ouviu o pedido de usuários da referida rodovia, a mesma encontra-se muito danificada prejudicando o transporte de estudantes da área rural que precisam deslocar-se para escolas dos dois municípios. Dione Hashioka afirmou também que o recapeamento e implantação de acostamento colaboram com o desenvolvimento da região considerando que é uma das rodovias de grande tráfego de veículos pesados e que leva à divisa dos Estados de Mato Grosso do Sul com São Paulo.

Presidente do Judiciário visita Assembleia Legislativa

-->


O desembargador Joenildo de Souza Chaves, Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul esteve na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira, 19 de fevereiro, onde conversou com os deputados estaduais na sala de reuniões da Presidência da Casa. O motivo da reunião foi a manutenção da harmonia e a boa relação entre os Poderes. A deputada Dione Hashioka cumprimentou o Desembargador pelo trabalho já realizado, pela transparência e humildade em vir até a Assembleia ouvir os deputados. “Tenho certeza que a união entre os poderes resultará em uma vida mais justa para nosso povo. 
Que Deus continue iluminando seu caminho e suas ações”, disse Dione Hashioka. 
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos, afirmou que a parceria entre o Poder Legislativo e o Judiciário permitirá a realização de projetos como a construção de um centro de recuperação para usuários de drogas. Os deputados foram unânimes em afirmar que a Assembleia Legislativa está à disposição para ajudar o Tribunal de Justiça nas ações de desenvolvimento do Estado. Joenildo Chaves agradeceu pela acolhida, falou do orgulho que seria para seus pais se vissem o resultado do seu trabalho e manifestou o seu desejo em manter a harmonia com independência entre os poderes.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Assembleia Legislativa realiza Culto ecumênico para integrar servidores

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, através da Escola do Legislativo e a colaboração da deputada Dione Hashioka que realiza mensalmente as celebrações eucarísticas, promoveu na manhã desta segunda-feira, 18 de fevereiro, um ato ecumênico com objetivo de acolher deputados e servidores do Poder Legislativo proporcionando a integração e a espiritualização neste mês que marca o início dos trabalhos.

 A diretora da Escola do Legislativo, Clarice Maciel, disse que “é sempre muito positivo e engrandecedor começarmos o ano fortalecendo nossas atitudes positivas, visando ativar nossa capacidade de transformação como seres humanos”. 
O evento aconteceu no plenário Júlio Maia e contou também com o apoio e participação da Diretoria de Saúde e Assistência Social e da Diretoria de Recursos Humanos da Casa de Leis. 
 O Coral dos Servidores abrilhantou o evento junto com o Quarteto Âncora da Igreja Adventista da Promessa. A deputada Dione Hashioka (2ª Vice-presidente da Assembleia Legislativa) falou no início da cerimônia em nome da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e pediu a Deus, proteção a todos os servidores por todo o ano. 
“É uma grande iniciativa, envolvendo os católicos, evangélicos e espíritas. Todos voltados para o fortalecimento espiritual”, disse Dione Hashioka que conclamou a todos para cultivar em seus corações a paz de Deus, e citou a campanha da fraternidade cujo tema em 2013 é “Eis-me aqui, envia-me!” que convida os fiéis para um encontro pessoal com Jesus Cristo, uma participação ativa na comunidade eclesial. 
A Campanha quer sensibilizar os jovens para que sejam agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum. 
As orações e citações foram conduzidas pelo padre Paulo Vital, da Paróquia Santo Antônio; pelo pastor Sebastião Lino Simão, da Igreja Adventista; e Ilda Vieira Genoud, da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul. 
 Após o culto os servidores participaram da ginástica laboral comandada pela fisioterapeuta Aline Molina, da Diretoria de Saúde do Legislativo e uma dinâmica motivacional promovida pelas psicólogas Cláudia Medeiros e Viki Azambuja.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Deputada defende programa de incentivo ao uso do Táxi como auxílio à Lei Seca


A deputada Dione Hashioka enviou proposição ao Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal sugerindo a adoção de um programa de incentivo ao uso do Táxi nos finais de semana e feriados, especialmente no período noturno como forma de auxilio ao cumprimento da Lei Seca e redução dos acidentes de trânsito. Com as novas regras da Resolução 432, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Lei tornou mais rigorosa a configuração da infração de trânsito, com relação ao teste do etilômetro (bafômetro). Configura-se infração quando a medição alcançar quantidade igual ou superior a 0,05 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, metade da quantidade anterior que era de 0,1 mg/L, descontado o erro máximo admissível do aparelho (0,04mg/L). No exame de sangue a tolerância é zero. Defendendo a Lei Dione Hashioka sugeriu que, “se alguém vai fazer uso de bebida alcoólica e se não houver um motorista que não beba, deixe o carro em casa e ande de Táxi”. A Deputada solicitou à prefeitura que realize estudos visando oferecer incentivos aos proprietários de táxis visando a adesão ao programa. Os descontos, das 20h às 6h, às sextas-feiras, sábados, domingos e vésperas de feriados, seriam oferecidos às pessoas que frequentarem os estabelecimentos noturnos e fizerem o uso de bebida alcoólicas, através da permanência da 'bandeira 1', ou seja, o mesmo valor cobrado durante o período diurno e a semana, com algumas exceções como por exemplo, corridas de Táxi para o Aeroporto. Conforme reafirmou a Deputada, o álcool é um forte depressor do Sistema Nervoso Central e quem bebe e dirige tem os reflexos prejudicados, ficando mais corajoso, mas reagindo, quando necessário, de forma lenta perdendo a noção de distância. Dione Hashioka citou pesquisa que, apesar de realizada em São Paulo pode refletir o que acontece em Campo Grande, e aponta que, das 805 pessoas ouvidas em outubro de 2012, 39% dos homens e mulheres costumam sair às sextas-feiras e aos sábados à noite. Desse total, quase metade (49%) disse que consome bebida alcoólica e 24% afirmaram dirigir em seguida. Para 56%, a tarifa do táxi é muito cara e descartado. Com um preço acessível, 53% das pessoas entrevistadas declararam que passarão a usar os táxis. Ainda de acordo com a pesquisa realizada com 400 taxistas, 72% deles aprovariam o desconto na tarifa. Entre os entrevistados, 38% responderam que usariam mais o serviço se o preço fosse mais barato. Se for enquadrado na Lei Seca, a multa é de R$ 1.915,40, além de suspensão do direito de dirigir, por um ano, sem falar na possibilidade de responder também a processo criminal, com pena de detenção que varia de seis meses a três anos e no caso de reincidência o valor dobra.

Em Reunião na Secretaria de Educação Dione Hashioka discute situações de vários municípios

-->
A deputada Dione Hashioka esteve na Secretaria de Educação do Estado, na manhã desta quinta-feira, 07 de fevereiro, discutindo sobre vários assuntos e buscando soluções para municípios do interior. A reunião foi com a Secretária Adjunta de Educação Cheila Vendrame. Entre os assuntos tratados estavam, credenciamento e reconhecimento de cursos técnicos por entidades representativas como o CREA e Conselho Regional de Contabilidade, além de situações pontuais como cedência e transferência de servidores. Dione Hashioka conversou também sobre o curso técnico em agronegócio realizado na Escola Estadual Nair Palácio em Nova Andradina reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Estadual de Educação.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Sessão Solene marca retorno das sessões plenárias da Assembleia Legislativa


Sessão Solene que contou com a presença do governador André Puccinelli marcou a abertura da 3ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira, 04 de fevereiro. Durante a Sessão o Governador fez um balanço das atividades em 2012 destacando a geração de emprego, obras de infraestrutura e a industrialização. Segundo Puccinelli, no ano passado, a economia de Mato Grosso do Sul gerou 24.200 empregos. Falou também da inclusão de rodovias federais no projeto de privatização, obras de construção de ramais ferroviários que devem começar já no primeiro semestre deste ano. André Puccinelli afirmou que vai buscar recursos este ano para pavimentação da MS-040 entre Campo Grande e Brasilândia, passando por Santa Rita do Pardo entre outras rodovias, e para recapear mais de 893 quilômetros de rodovias estaduais.
No ano passado, de acordo com a mensagem do governador, foram pavimentados 271,162 km de rodovias, com investimento de R$ 40 milhões. Na saúde, o Governo tem apoiado os municípios, por meio de ações como a assinatura do Pacto pela Saúde com 100% dos municípios, entendimento que aumentou em 450% os valores repassados para as prefeituras investirem em saúde. Em parceria com a União, o Governo do Estado pretende investir R$ 1,4 bilhão em habitação popular, fator que pode gerar 74 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
A Sessão marca também o início do trabalho da nova composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2013/2014. A presidência continua com o deputado Jerson Domingos (PMDB). A deputada Dione Hashioka (PSDB) foi reconduzida à 2ª vice-presidência.
Entre os prefeitos presentes à solenidade estava Beto Sãovesso de Batayporã.