A Associação de Apoio à Criança com Câncer de Mato Grosso do Sul foi criada há 14 anos por um grupo de voluntários liderados por Miriam Camparim e Maria Ofélia (Táta) e depois de uma luta intensa e muita vontade, transformaram a instituição em um centro de referência no atendimento à criança e adolescente com câncer que conta hoje com sede própria em amplas instalações composta até mesmo de Casa de Apoio. Como resultado da capacidade, credibilidade e reconhecimento, a instituição, em convênio com o Governo do Estado e UFMS pode oferecer tratamento de qualidade em um Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil, localizado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. A deputada Dione Hashioka (PSDB) visitou a AACC na tarde da ultima terça-feira, 07 de fevereiro quando conheceu as instalações composta também por 16 quartos de recuperação; atendimentos especializados aos transplantados; área para acompanhantes, cursos, telemarketing, cozinhas, acompanhamento escolar para pacientes, informática, salão de beleza, etc.
A sede da AACC localizada na Avenida Ernesto Geisel, 3475 oferece também aos visitantes, uma lanchonete e dois bazares (com artigos novos e usados). No local é possível adquirir materiais diversos como produtos eletrônicos e de informática, pesca, ferramentas, cosméticos, vestuários e muitos outros produtos vendidos com preços acessíveis, muitos deles doados pela Receita Federal e outros pela comunidade. Dione Hashioka ouviu da supervisora Adevanir Deodato que a instituição atende cerca de 100 pessoas por mês, vindas de todo o Mato Grosso do Sul, do vizinho Mato Grosso e de Rondônia, além da Bolívia e Paraguai e pode contar com o apoio de aproximadamente 200 voluntários que atendem de forma rotativa.
Dione Hashioka, que já conhece os serviços que a AACC oferece, ficou encantada com as instalações e o atendimento dispensado aos pacientes e familiares. “A AACC é conhecida em todo o País e até fora dele pela excelência no atendimento. Esta instituição representa a esperança de muitas famílias carentes que encontram aqui um amparo muito grande num momento de desespero e carências”, disse Dione Hashioka. A Associação atende cerca de 60% das crianças do Estado e mantém-se com doações e parcerias. Os cantores Luan Santana e Michel Teló, que fazem grande sucesso internacional, são alguns desses parceiros. Conforme a diretoria da instituição, as despesas mensais giram em torno de R$ 500 mil.
Marcos Augusto