Cinco cirurgiões dentistas de Mato Grosso do Sul foram homenageados pela Assembleia Legislativa em uma Sessão Solene proposta pela deputada Dione Hashioka (PSDB), 2ª vice-presidente da Casa de Leis. O evento lembra o ‘Dia do Dentista’, comemorado em 25 de outubro, data em que, no final do século 18, houve o reconhecimento dos primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil. “É com muita satisfação que eu e a deputada Mara, odontólogas como vocês, temos o privilégio de, eleitas pelo povo para representá-los, poder neste dia festivo, fazer esta justa homenagem”, disse Dione Hashioka durante a homenagem aos odontólogos de todo o Estado. Cinco profissionais receberam a Comenda do Mérito Legislativo durante a Sessão. “Nós, em nosso Estado, temos ótimos odontólogos ocupando cargos públicos. Estamos aqui para homenagear os nossos colegas que fazem a diferença.
É uma data muito importante, não só para os odontólogos, mas para todos os sul-mato-grossenses”, destacou a Deputada afirmando também que a atenção do Governo Federal para com o Estado “é graças à competência dos nossos representantes na esfera estadual e Federal”.
A Deputada, ao lembrar o Fórum realizado no dia anterior na Assembleia Legislativa e os dados das ações em favor da odontologia no País, elogiou o Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal afirmando que em 2003, 70 por cento da população eram de desdentados total e para reparar essa mutilação surgiu o programa que tem uma meta ousada de oferecer tratamentos especializados como endodontia, ortodontia, implantodontia, periodontia, prótese, tratamento das neoplasias, atendimentos a portadores de necessidades especiais. “Não podemos deixar de enaltecer também o Governo do Estado, na pessoa do governador André Puccinelli, por ser um dos únicos Estados da federação a dar a contrapartida estadual para uma melhor atenção ao usuário”, afirmou Dione Hashioka. Entre os homenageados, o presidente do CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), Francisco Carlos Grilo. “Me sinto extremamente feliz.
Isso para mim hoje é um sonho, já que estou recebendo essa homenagem na Casa de Leis do meu Estado de coração. Estou muito feliz”, ressaltou Grilo. O coordenador nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Junior, também recebeu a Comenda do Mérito Legislativo. Ele aproveitou para destacar os avanços alcançados pelo Governo Federal com o Programa Brasil Sorridente, por meio do qual mais de 80% das cidades brasileiras já contam com uma equipe de saúde bucal. “Me sinto honrado com essa homenagem. É um bom sinal para a odontologia brasileira e para Mato Grosso do Sul que é um Estado com tradição na odontologia, tem ótimas referências na área”, concluiu Pucca. O cirurgião dentista Hamilton Rodrigues dos Santos disse que não esperava pela homenagem.
“Para mim foi uma surpresa. Sinto-me muito lisonjeado com a iniciativa da deputada Dione Hashioka”. Receberam ainda a Comenda do Mérito Legislativo os cirurgiões dentistas José Rodrigues de Almeida Batista, que já foi presidente do CRO/MS, e Dalva Pereira Terra. Participaram da solenidade, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Morilhas; o ex-presidente e atual tesoureiro do CRO, Silvano Silvestre; o Procurador de Justiça, Hudson Shiguer Kinashi; o coordenador da ABO, Paulo César Ojeda; profissionais da odontologia e a deputada Mara Caseiro que também é cirurgiã dentista. A dupla ‘Pedro e Ângelo’, composta por irmãos campograndenses, sendo um dentista e o outro engenheiro, interpretou o Hino Nacional Brasileiro no início do evento, cantou músicas regionais no encerramento e conquistou o público.
Marcos Augusto