sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Empresárias da República Tcheca visitarão Nova Andradina e Batayporã


Um Grupo de cerca de 20 mulheres empresárias da República Tcheca estarão no Brasil ainda este ano e virão a Mato Grosso do Sul quando visitarão Nova Andradina, Batayporã e Bataguassu. A informação é da deputada Dione Hashioka que acompanhou o Embaixador da República Tcheca no Brasil, Jirí Havlík; o cônsul geral da República Tcheca, Pavel Procházka e o candidato a cônsul honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul, Evandro Trachta. Jirí Havlík é embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Tcheca no Brasil desde setembro de 2013 e visita o Estado pela primeira vez. 
No início da manhã, conversaram com o governador André Puccinelli que entregou um livro mostrando o potencial industrial e turístico do Estado e reforçou o apoio do Governo para novos investimentos, detalhando os incentivos fiscais à novas empresas. O Embaixador pediu apoio ao Governador para que a sede do Consulado da República Tcheca em Mato Grosso do Sul seja em Batayporã. Após visita a Assembleia Legislativa reuniram-se com a Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Célia Maria Oliveira. Entre os assuntos tratados na Universidade estão, intercâmbio estudantil, parcerias em vários projetos, estágio para alunos de física que podem conhecer produtos desenvolvidos na República Tcheca e que são fabricados no Brasil, bolsas para estágio de brasileiros no exterior, e vários outros projetos que podem ser objetos de parcerias entre a UFMS e universidades Tchecas, além da busca de intercâmbio de ideias entre os dois países. 
A Reitora defendeu a realização de um seminário específico para divulgação das ações que podem ser muito úteis aos professores e alunos da UFMS. Na tarde de quinta-feira os diplomatas reuniram-se com o diretor corporativo da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul - Fiems, Jaime Verruck e manifestaram interesse em realizar intercâmbio cientifico educacional, além de missões empresariais em decorrência do potencial industrial sul-mato-grossense apresentado pela Fiems. Jaime Verruck reforçou que foi a primeira reunião exploratória, dada à relação cultural com municípios de Mato Grosso do Sul e a República Tcheca, Batayporã e Bataguassu, que foram fundados por um theco (Jan Antonín Bata), além de Nova Andradina, que tem forte influência desse país. Em um primeiro momento, conforme Jaime Verruck, ocorreria o intercâmbio na parte científica. 
Jiri Havlik salientou o interesse em estabelecer intercâmbio em setores como a agropecuária, psicultura e até mesmo no setor industrial e do meio ambiente. A deputada Dione Hashioka destacou que a possibilidade de intercâmbio cientifico é excelente para Mato Grosso do Sul. "Nós temos a oportunidade de ter muito mais capital, um intercâmbio profissional, um intercâmbio universitário que é o forte da República Tcheca, o ensino que tem um avanço muito grande. A República Tcheca está colocando à disposição essas universidades para que estudantes brasileiros possam adquirir mais conhecimento", disse. Também participou da reunião o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa. Outras visitas oriundas da República Tcheca, importantes para o Estado, virão ainda este ano a Mato Grosso do Sul. Fomentando o turismo, uma equipe de televisão de uma emissora Tcheca vai mostrar as belezas de Mato Grosso do Sul ao povo de seu País. Na área empresarial, um grupo de mulheres empresárias da República Tcheca estarão visitando cidades do Vale do Ivinhema interessadas em fazer novos investimentos em Mato Grosso do Sul. Um grupo de estudos, e a coordenação de assuntos internacionais poderão participar de uma reunião com as empresárias e mostrar as pesquisas avançadas que são realizadas em algumas áreas da UFMS. O Embaixador Jirí Havlík propôs parceria com uma Universidade Tcheca de agricultura, localizada em Praga.