quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dione Hashioka apóia criação do Codevale

Criado na ultima terça-feira, 26 de julho, em Nova Andradina o Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema, um arranjo institucional que abrange os Municípios de Nova Andradina, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo e Taquarussu, objetiva exercer a cooperação federativa para a operacionalização de ações de desenvolvimento integrado e sustentável do recorte territorial por eles constituído. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de altas autoridades - entre elas a deputada Dione Hashioka - emprestando ao Codevale, a força necessária para se constituir no maior instrumento para o progresso do Vale do Ivinhema. Foram eleitos e empossados os prefeitos, de Batayporã Edson Ibrahim como presidente, e Gilberto Garcia de Nova Andradina como vice-presidente até o final de 2012. Participaram também, os prefeitos: Verônica Ferreira (Taquarussu); Eledir Barcelos (Santa Rita do Pardo); Marcílio Alvaro Benedito (Novo Horizonte do Sul); Antonio de Pádua Thiago (Brasilândia); João Cassuci (Angélica); Edson Stefano Takazono (Anaurilândia) e Renato Câmara (Ivinhema); o Presidente da Câmara de Nova Andradina, Adriano Palopoli; o ex-deputado federal João Grandão (representando o Senador Delcídio do Amaral); o Sr. Celso Arruda, Delegado Federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário; Inês Costa Almeida, representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Sandro Poloni, representando a Secretaria de Produção do Estado de Mato Grosso do Sul; Sidney Olegário Marques, Presidente do Consad e Coordenador do Núcleo Diretivo do Colegiado Territorial; Emilson Fernandes, articulador Regional do Território da Cidadania; o vice-Prefeito de Taquarussu, Dino Criveli; o vice-prefeito de Angélica, Mauro Fascicani; vereadores e secretários municipais além de representantes de organismos ligados ao desenvolvimento da região do Vale do Ivinhema.
Todos foram unânimes em destacar a importância do Codevale, como um órgão agregador, que visa o fortalecimento da região e que vai promover condições para que, em conjunto, os municípios possam buscar alternativas e soluções para os seus problemas. Em mensagem enviada aos participantes, o ex-prefeito Roberto Hashioka, atual Diretor-Presidente da Agepan enfatizou a importância do Codevale, e salientou que “vem num momento propício, ratificando a amizade entre os municípios. Louvo a atitude dos Prefeitos e dos técnicos que constroem este instrumento indutor do desenvolvimento da grande região do Vale do Ivinhema, de importância capital para o fortalecimento do Estado de Mato Grosso do Sul”, disse ele.
O Prefeito Gilberto Garcia, falando como anfitrião, parabenizou a iniciativa e os esforços de todos na construção do grande projeto do Consórcio. “Nova Andradina orgulha-se em participar deste momento, que faz história, e atuando como participante, no entanto estamos prontos para somar neste grande projeto, o qual, estamos certos, será um grande sucesso e servirá como exemplo para todo o Estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou Gilberto Garcia.  Para a deputada Dione Hashioka, é fundamental a constituição do Codevale, “O Governador André Puccinelli, como municipalista que é, certamente, será um incentivador do Codevale. O Conselho de Desenvolvimento Territorial vem promovendo os movimentos sociais Brasil afora, através de um trabalho conjunto dos governos, federal, estadual e municipal, das câmaras municipais, e de diversas organizações da sociedade civil representativas. A Codevale vai fomentando ações que resultarão em ampla melhoria, no atendimento público, nas finanças públicas, na produção, no escoamento dos resultados dessa produção, enfim, ampliando o poder financeiro da população e dos municípios envolvidos nessa proposta. Sabemos do sucesso do projeto que chega hoje ao Vale do Ivinhema cheio de bons resultados”, disse a Deputada Dione lembrando que essa é mais uma demonstração de que o cooperativismo, a união de forças, a coerência de idéias, dão resultado e melhoram a vida dos seus integrantes. A Parlamentar encerrou colocando-se como parceira para intermediar as propostas.