terça-feira, 29 de outubro de 2013

Herói de guerra divulga livro na Assembleia Legislativa


Atendendo solicitação da 2ª vice-presidente do Parlamento estadual, deputada Dione Hashioka, a Mesa Diretora recebeu no plenário da Assembleia Legislativa durante a Sessão desta terça-feira, 29 de outubro, o Presidente da Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Regional de Mato Grosso do Sul, Agostinho da Mota, de 88 anos, que é o personagem central do livro “Herói de Duas Guerras – Jornada de um ex-combatente”. Ele usou a tribuna da Assembleia Legislativa para divulgar a obra.
Escrito pelas jornalistas Lívia Scalon, Sandra da Rosa Lirenz e Thiara Lima, o livro é sobre a 2ª Guerra Mundial ocorrida na Europa, e também retrata suas consequências no Brasil.
“Só quem participou, sabe o que foi a guerra”, disse Agostinho. “A guerra aqui foi pior do que lá”, acrescentou.
Antes da Sessão a deputada Dione Hashioka, amiga de Agostinho da Mota, recebeu o ex-combatente em seu gabinete.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Odontólogos são homenageados em Sessão Solene


A Assembleia Legislativa do Estado realizou nesta quinta-feira, 24 de outubro, Sessão Solene para celebrar o Dia do Odontólogo, comemorado em 25 de outubro. A deputada Dione Hashioka, 2ª vice-presidente da Casa de Leis, também propositora da Sessão, recebeu odontólogos e familiares lembrando que “é um orgulho fazer parte desta classe solidária e envolvida pelo social”.

Segundo a Deputada, esse é um momento de relembrar as dificuldades enfrentadas pelos então dentistas práticos, muitas vezes impedidos de alcançar o que era desejado pelo paciente por causa da inexistência de equipamentos necessários para um bom trabalho.
  Dione Hashioka lembrou os avanços da odontologia e da classe de odontólogos. “O Brasil tem o maior número de odontólogos do mundo. O atendimento odontológico oferecidos pelo SUS saltou na última década de 10 milhões para mais de 150 milhões de consultas por ano, segundo o Ministério da Saúde. Mas ainda temos muito a caminhar até alcançarmos números satisfatórios”, disse a Parlamentar ao afirmar que “para o orgulho dos brasileiros e dos profissionais de saúde, passamos a ser referência internacional até para os países considerados desenvolvidos”.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, Francisco Grilo, participou do evento e disse que o órgão trabalha para cumprir o papel de intermediário entre a sociedade e os 4.500 profissionais odontólogos no Estado. “Temos representantes em todos os municípios de MS e quando lidero, procuro refletir o que os colegas querem”, frisou.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Airton Morilhas, informou que o principal desafio é o de conscientizar a população sobre a necessidade de ter dentes perfeitos. “Sabemos que vários problemas de saúde são resultado de problemas dentais, por isso é importante o tratamento”.

A odontóloga Elayne Cristina Todescato Soares, que trabalha com reabilitação oral e prótese e representou os homenageados, destacou que o resultado de um bom trabalho da odontologia é o sorriso autoconfiante do paciente.

Os homenageados foram: Elayne Cristina Todescato dos Santos Soares, André Afif Elossais, Norberto Fabri Junior, Genésio Pessôa de Albuquerque Junior, Libindo Assis Godoy, Paulo de Tarso Coelho Jardim, Paulo Zárate, Adriana Vanessa Silva, Kátia Ujihara Salem, Maria Regina Martinelli, Tereza Jara e Vanessa Bogo. O evento foi abrilhantado pela cantora Nayara que vem se destacando como intérprete de música romântica.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Em reunião com Superintendente, Dione Hashioka pede Posto do Banco do Brasil em Quebracho


A deputada Dione Hashioka reuniu-se com o superintendente do Banco do Brasil, Marco Túlio Moraes quando falaram sobre a instalação de uma Agência do Banco Postal da instituição no distrito de Quebracho, que fica no município de Anaurilândia.
Marco Túlio demonstrou interesse na proposta da Deputada afirmando que o Banco do Brasil “vai onde ninguém vai”. Afirmando que conhece o trabalho da deputada, elogiou a atuação de Dione Hashioka especialmente pela atenção dedicada à área social.
Dione Hashioka falou sobre os anseios da população embasada na solicitação do vereador Antônio Ari Bastos, lembrando que a agência beneficiará direta e indiretamente toda a comunidade do referido Distrito, oferecendo serviços essenciais aos cidadãos e oportunizando mais integração econômica. O benefício dará mais conforto, especialmente aos idosos, que precisam deslocar-se por mais de trinta quilômetros até o sede do Município ou cidades vizinhas para receber aposentadorias e benefícios previdenciários, pagar tributos e outras transações bancárias.
A Deputada falou do comércio forte da região incluindo as propriedades rurais de grande e pequeno porte com produção de hortaliças, gado, leite, e outros, além dos órgãos públicos como a subprefeitura, posto policial e assistência à saúde.
Segundo Dione Hashioka, a superintendência do Banco vai analisar a proposta, estudar a localidade e um possível local para instalar o Posto de Atendimento e dar uma resposta à deputada Dione Hashioka em breve.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

UFMS de Nova Andradina deverá ganhar três novos cursos


O prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, acompanhado da deputada Dione Hashioka, reuniu-se com a Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Célia Maria Corrêa, na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro em Campo Grande. No encontro o Prefeito manifestou o desejo de consolidar o Polo de Desenvolvimento Tecnológico em Nova Andradina e ter a UFMS como parceira no projeto, como já acontece com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e outras instituições públicas e privadas. Roberto e Dione Hashioka agradeceram a Reitora pelo empenho na criação dos cursos de Engenharia da Produção, Engenharia Civil e Gestão Financeira, que deverá acontecer à curto prazo com possibilidade de iniciar já no segundo semestre de 2014, cursos estes criados após análise da potencialidade da região. Outros cursos falados na reunião seriam de, Educação Física (voltado mais para a questão de saúde), Farmácia e Enfermagem. Roberto Hashioka falou da estrutura hospitalar de Nova Andradina, enfatizando o Hospital Regional que atende os municípios da região onde os alunos do curso de enfermagem poderão fazer as aulas práticas visto que o último ano é somente de aulas práticas. Roberto Hashioka falou também da instalação das UTIs e do Centro de Diagnósticos que ampliarão os atendimentos e as possibilidades dos novos cursos. Falando sobre Educação Física a Reitora lembrou da infraestrutura necessária e da construção de um complexo poliesportivo e a possibilidade de usar o Estádio Municipal e outras edificações já existentes. A previsão é que em quatro anos o campus da UFMS de Nova Andradina tenha cerca de mil alunos.

AMPLIAÇÃO DO CAMPUS – A reitora Célia Corrêa informou ao Prefeito e à Deputada sobre os andamentos do processo para ampliação do Campus da UFMS em Nova Andradina afirmando que já foi aprovado pelo Ministério da Educação e já abriu o edital de licitação das obras. Para esta ampliação, que prevê dois pavimentos com 20 salas, o prefeito Roberto Hashioka, que em sua primeira gestão doou dez hectares, comprometeu-se em ampliar a área com a doação de mais seis hectares. Um evento será marcado em breve em Nova Andradina para anunciar as iniciativas. A deputada Dione Hashioka disse que o anúncio das ampliações, o aumento dos cursos da UFMS e outras iniciativas, como a construção do centro de diagnósticos do Hospital do Câncer, além de outros investimentos estão promovendo o crescimento e o progresso de toda a região do Vale do Ivinhema. “Os novos investimentos em Educação fazem crescer todos os segmentos como, o imobiliário, de serviços, enfim, o comercio em geral”, disse a Deputada. Roberto Hashioka informou também a melhoria no acesso ao campus a partir da construção de uma via paralela que terá início na rotatória já existente na MS-134.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Deputada Dione e Prefeito Roberto Hashioka reúnem-se com Reitor da UEMS


A deputada Dione Hashioka acompanhou o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka em uma reunião com o Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fábio Edir dos Santos, na tarde desta quarta-feira, 09 de outubro, em Campo Grande. Entre os assuntos tratados constava a implantação de um polo de Tecnologia em Nova Andradina que está sendo viabilizado através de uma parceria entre a Prefeitura do Município; a UEMS; a Secretaria de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia-MS, e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS. O Reitor falou sobre a implantação em Nova Andradina, pela UEMS em convênio com o Ministério da Educação, de dois cursos de capacitação de 1ª e 2ª licenciaturas direcionados para professores municipais e estaduais. O número de vagas será decidido pela Prefeitura em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação. O curso é de turma única.
A deputada Dione Hashioka aproveitou o encontro para conversar com Fábio Edir sobre a importação de tecnologia de uma empresa sediada na república Tcheca.
O Reitor viaja na próxima semana para a República Tcheca, para reforçar a parceria já efetivada entre a UEMS e a Universidade de Praga e para consolidar outra parceria, desta vez com a Universidade de Zlim. Fábio Edir estará acompanhando o empresário Evandro Trachta proprietário da empresa Brasil-CZ de Nova Andradina, que intermediou a parceria.
Em setembro de 2012 a deputada Dione Hashiokla acompanhou empresários Tchecos que visitavam o Brasil e mostravam às autoridades e instituições de segurança do Estado como os Bombeiros e Exército, a tecnologia desenvolvida na empresa Ego-Zlim sediada na cidade de Zlim naquele País.
Os equipamentos (alguns deles já produzidos pela empresa Brasil CZ) fornecem um sistema global de proteção biológica e de descontaminação, logística e recursos para emergência e de cuidados de longa duração, e já são usados por equipes de segurança em vários países como Eslováquia, Polônia, Alemanha, Grã-Bretanha, Suécia, Lituânia, Letónia, Estónia, Ucrânia, Portugal, Turquia, Angola, África do Sul, Vietnã, Austrália, Nova Zelândia, EUA e Canadá. Entre os equipamentos está uma grande barraca, com 60 metros quadrados que, com o uso de um compressor é automontada em até 8 minutos.
Conversamos também, sobre os eventos em comemoração aos 20 anos da UEMS, que acontece em 20 de dezembro”, completou Dione Hashioka.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dione Hashioka e diretores do Hospital Regional de Nova Andradina reúnem-se com Secretário de Saúde


A deputada Dione Hashioka, acompanhada do Diretor Geral do Hospital Regional de Nova Andradina, Fábio José Judacewski; do Diretor Administrativo, Márcio Soares e da Diretora de Atenção em Saúde, Leide Espíndola, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 02 de outubro, com o Secretário de Saúde do Estado, Antônio Lastória. Entre os tópicos da reunião estão as questões financeiras do Hospital. Conforme solicitado pelo Secretário na reunião anterior, Fábio Judacewski entregou um relatório detalhado sobre os repasses financeiros dos municípios parceiros do Hospital na região do Vale do Ivinhema. Outra reivindicação, segundo a deputada Dione Hashioka é quanto a revisão dos repasses financeiros do Governo. Segundo o Diretor, há um aumento mensal considerável nos atendimentos, incluindo internações e que ficam entre 70 a 80 pacientes a mais do que foi contratado, sem contar os outros procedimentos. Ao todo o Hospital Regional Francisco Maniçoba está absorvendo um número superior ao previsto de internações. A média está em 335 pacientes e há estudos para ampliar em 215 os leitos hospitalares. Dione Hashioka falou sobre a implantação de consultório odontológico no HR que podem ser viabilizados junto ao Governo Federal. O Hospital está fazendo atualmente cerca de 110 cirurgias mensais sendo que cerca de 80 por cento são ortopédicas. A ampliação do atendimento de cirurgias ortopédicas de alta complexidade, viabilização de recursos para 13º dos servidores, UTIs, consultoria, cirurgias de alta complexidade, próteses ortopédicas, capacitação e outras reivindicações foram tratadas no encontro. Segundo o Secretário Lastória, o Governo está esperando para este mês de outubro, a ampliação de programas federais para melhorar o atendimento médico em todo o Estado. Dione Hashioka, que sempre trabalhou pela melhoria do atendimento disse que o trabalho é intensivo no sentido de ampliar o sistema com novos equipamentos e outras especialidades médicas, de alta complexidade.
A deputada Dione Hashioka tratou também, com o Secretário Antônio Lastória, sobre a destinação de berços aquecidos para recém-nascidos do hospital de Anaurilândia e sobre o equipamento Processador de Raio X que atenderá a população de Angélica e Ivinhema.

Nova Andradina abraça a causa do Outubro Rosa

O Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente comemorado para simbolizar a luta contra o câncer de mama e estimular a participação da população, tem um contexto significativo para a vida da mulher. Pensando nisso, Nova Andradina realiza a 2ª edição da campanha. A ação envolve a Secretaria Executiva de Políticas para a Mulher, a Finan/Uniesp, a Acina, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e conta com a parceria da Deputada Estadual Dione Hashioka.
Entusiasta da causa, a parlamentar acredita que a data instituída, não apenas lembra o Dia de Combate ao Câncer de Mama, mas sobretudo chama a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção como o melhor e mais eficaz remédio. “Essa popularidade do movimento alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa tão nobre, haja vista que nunca é demais promover campanhas que incentivem a mulher a realizar exames preventivos de câncer de mama”, aponta.


Durante o lançamento da campanha, o monumento mais conhecido de Nova Andradina, o obelisco localizado na área central da cidade, foi majestosamente iluminado de rosa. Um abraço simbólico também marcou a ação, numa demonstração de que o povo nova-andradinense também está envolvido nessa importante campanha de conscientização. 


AGENDA - Autora da lei estadual 3.526, que institui a Política de Prevenção e Atendimento à Gravidez na Adolescência e Juventude, a Deputada Estadual Dione Hashioka aponta que a saúde da mulher sempre fez parte de sua agenda. Exemplo disto é a cobrança quanto ao cumprimento da Lei Federal 11.664/2008, que garante o exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde a todas as mulheres com 40 anos ou mais. Outra ação da deputada, é a destinação de uma Unidade Móvel Ginecólogica através de emenda parlamentar, para realização de exames preventivos. 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Em Rio Verde Dione Hashioka participa da abertura dos jogos escolares


Atendendo convite das autoridades do Município de Rio Verde, a deputada Dione Hashioka participou na noite da ultima terça-feira, 01 de outubro, ao lado do prefeito Mário Kruger, da vice-prefeita Dinalva Viana, do Secretário Estadual da Juventude Herculano Borges, do Assessor de Esportes Joari Martins, diretores e professores, da solenidade de abertura da 8ª Edição dos Jogos Escolares de Rio Verde que contou com a participação maciça de alunos de todas as escolas do Município. 
Durante a solenidade, a Deputada recebeu os agradecimentos das autoridades municipais. “Deputada, seu trabalho por Rio Verde é muito importante para todos nós”, disse Mário Kruger. Dione Hashioka mais uma vez cumprimentou o Prefeito e os Secretários pelo trabalho e por investir em Educação e Esportes lembrando do resgate da escola César Galvão que teve o prazer de conhecer na tarde de terça-feira. 
Falou também das emendas destinadas para Rio Verde e, em especial aos recursos de 2013 lembrando que a dedicação e empenho pessoal do Assessor de Esportes Joari Martins e do prefeito Mário foram essenciais para a viabilização da emenda deste ano que foi destinada para a instalação de uma academia ao ar livre no Ginásio de Esportes. Conclamou os alunos a se espelharem no atleta Nelson, rioverdense que recebeu vários prêmios olímpicos e que ascendeu a pira olímpica. 
“Sabemos da importância e queremos enfatizar que, com a realização de jogos nunca se perde tempo. Os alunos vão estudar, aprender e tomar decisões. Um jogo não é apenas um entretenimento e sim, com a união de todos os competidores, uma condição para formar cidadãos”, disse a Deputada que cumprimentou os organizadores pelo sucesso do evento e os competidores pelo entusiasmo demonstrado no semblante de cada um. 
O evento foi encerrado com a apresentação do grupo Ginasloucos que fizeram apresentações denominadas 'enterradas' misturando acrobacias com jogadas de basquete inspiradas nos shows dos “Globetrotters” e fazem apresentações há 18 anos.

Dione Hashioka visita Rio Verde onde foi recepcionada pelo Prefeito e secretários


A deputada Dione Hashioka esteve em Rio Verde, na ultima terça-feira, 01 de outubro onde participou, à convite do prefeito Mário Kruger da abertura da 8ª edição dos Jogos Escolares. A Deputada visitou a Escola Municipal César Galvão onde, acompanhada da diretora e amiga Marta Zimerman, conheceu a estrutura daquela unidade de ensino e conversou com alunos e professores. 
Em seguida foi recepcionada na Prefeitura, pelo prefeito Mário Kruger, pelos secretários municipais, de Saúde, Lício Toledo; de Educação, Ana Andrade; de Desenvolvimento Econômico, Luciene Brandão; de Administração, Valdenir Peixoto; de Obras, Jorge Luiz; de Finanças, Olavo Castro; pelos assessores, de Turismo, Afonso Lima; de Cultura, Elizangela Martins; de Esportes, Joari Martins; de Comunicação, Lino Santana; e Jurídico, Cleiton. Participaram da reunião também, a vice-prefeita Dinalva Viana; a vereadora Cleisy Maira; o presidente da Câmara Lauro Marchezan. 
 Mário Kruger agradeceu a presença da deputada, falou das ações que estão sendo desenvolvidas, das vantagens e deficiências da cidade e disse que conta com a Deputada para ajudar na busca por obras e serviços. Dione Hashioka agradeceu a todos pela recepção, elogiou o trabalho que está em andamento em Rio Verde afirmando que o momento é de pensar no desenvolvimento da cidade.
 “O partido do administrador é o povo e o Prefeito Mário está buscando parceiros, independentes de partidos, para ajudar no desenvolvimento de Rio Verde”, disse a Deputada lembrando que “não podemos colocar o partido político em segundo plano mas temos que colocar o povo em primeiro lugar”. Dione Hashioka colocou-se à disposição da administração municipal lembrando que é parceira de Rio Verde há algum tempo para onde já liberou recursos de emenda parlamentar para três obras sociais. 
A Escola Marisa Ferzelli foi beneficiada com recursos usados na iluminação e piso da Quadra de Esportes. Para a APAE foram destinadas verbas para implantação de um parquinho infantil. A Kolping Frei Tomás recebeu recursos de emenda parlamentar para aquisição de equipamentos para a oficina de costura industrial. Neste ano Dione Hashioka reservou verbas para instalação de uma academia ao ar livre que será instalada nas dependências do Ginásio de Esportes Éder Rodovalho Maciel. “O povo é parceiro da gente e nós estamos à disposição de todos”, enfatizou a Deputada. À noite Dione Hashioka participou da solenidade de abertura da 8ª edição dos Jogos Escolares de Rio Verde.