quarta-feira, 29 de maio de 2013

Deputada visita instituição que cuida de de crianças com Hidrocefalia


A deputada Dione Hashioka visitou na tarde desta quarta-feira, 29 de maio, a 'Associação Renascer a Esperança', uma entidade de caráter filantrópico, que funciona desde 2007 em Campo Grande e atende crianças especiais de várias cidades do Estado, portadoras de doenças como Paralisia Cerebral, Hidrocefalia, Holoprocefalia, Síndrome de West, Cardiopatia, entre outros problemas neurológicos. Dione Hashioka foi recebida pela Gerente Administrativa Iris Mota e pela Responsável pelo Setor Social, Jessei Leal da Rocha. A instituição atende atualmente 42 crianças, inclusive Nova Andradina, oferecendo assistência social, fisio

terapia e terapia ocupacional. 
Através de doações a Associação contribui também com acompanhamento nutricional oferecendo alimentos como o leite medicamentoso (que chega a custar R$ 180 reais a lata e algumas crianças consomem até quatro latas por mês), leite longa vida e fraldas infantis (atualmente consomem cerca de 3,2 mil pacotes por mês). Conforme informou Iris Mota, a Associação Renascer a Esperança ainda não tem ajuda financeira dos órgãos públicos e a documentação está sendo providenciada agora, com a ajuda da Deputada. Durante a visita de Dione Hashioka, as famílias envolvidas na instituição participavam de uma festa de inverno onde cada criança recebeu um kit contendo inclusive agasalhos e manta para o frio. Jessei Rocha afirmou ainda que entre 12 a 15 crianças aguardam na fila de espera para atendimento na Associação mas que ainda não é possível devido aos recursos que ainda são poucos. “Nosso trabalho é para que as crianças tenham melhores condições de vida”, afirmou Iris Mota. Um pouco do trabalho da instituição pode ser visto no site: www.renascy.com.br e o telefone para doações é o 3042 7416.

Deputada Dione chancela reestruturação do PSDB em Sonora


Parlamentar abona filiação do novo presidente municipal do partido, Giuseppe Valezi
A deputada estadual Dione Hashioka abonou nesta quarta-feira (29) a filiação ao PSDB de Giuseppe Valezi, de Sonora, que chega ao partido para assumir a presidência do diretório municipal. A sigla passa por reestruturação no município.
Giuseppe veio a Campo Grande acompanhado do ex-vereador Cláudio Maffissoni e de Edson da Silva Júnior (da Motta), ambos do PSDB, que participaram do ato de filiação, na sede do diretório estadual. Também presente no ato, o secretário-executivo do PSDB-MS, Sérgio Mohr.
O novo presidente do PSDB de Sonora disse que chega ao partido para “agregar à bagagem que o PSDB já tem e fazê-lo crescer”.
Dione Hashioka disse que o grupo veio para somar, para crescer e defender os interesses do PSDB e do município. Uma das primeiras ações programadas para fortalecer os tucanos em Sonora será a realização, em data a se definir, de ato para ampliação dos filiados.

Alcindo Rocha

Dione Hashioka e José Visconde reivindicam telefonia celular para Amandina


A deputada Dione Hashioka e o vereador de Ivinhema José Visconde, reuniram-se com o diretor regional da Vivo, Heriberto Liberatti, na manhã desta quarta-feira, 29 de maio em Campo Grande. O objetivo do encontro é a viabilização da telefonia celular para o distrito de Amandina. Conforme o Vereador, o distrito conta com aproximadamente 4,5 mil habitantes e muitos já tem aparelhos de celular que são usados quando saem do distrito para outros centros urbanos. O Diretor da Vivo afirmou que aguarda a análise da operadora e assim que tiver a resposta encaminhará para a Deputada.

CASA VERDE – A deputada tratou também sobre a situação da telefonia móvel no distrito de Nova Casa Verde em Nova Andradina. Heriberto Liberati afirmou que o processo está caminhando bem para a instalação em breve e que já sente-se mais confortável em falar do assunto. Segundo a Deputada, a falta de sinal do celular entre Nova Alvorada do Sul e Bataguassu, passando por Nova Casa Verde, em uma via de trânsito intenso, dificulta a comunicação e atrasa o atendimento em caso de acidentes. “É uma questão de segurança. As ações do crime organizado também são beneficiadas com a falta de telefonia celular”, reafirmou a Deputada.

Produtores intensificam divulgação sobre os benefícios do leite



A deputada Dione Hashioka participou na manhã desta quarta-feira, 29 de maio, da degustação promovida pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul objetivando a divulgação do Dia Mundial do Leite, comemorado no dia 1º de junho. Foram servidos vários produtos derivados do leite como: queijos, bolos, iogurtes e biscoitos.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo de leite no Brasil fica na média de 172 litros pessoa/ano, bem abaixo do indicado, que é de 250 litros pessoa/ano. “A data é uma forma de estimular o consumo e divulgar os benefícios do leite. Buscamos o apoio da Assembleia Legislativa para que a data também seja inserida no calendário oficial de eventos do Mato Grosso do Sul”, disse Ronan Salgueiro, coordenador da Câmara Setorial do Leite.
Em Mato Grosso do Sul, o governo do Estado criou o programa Leite Forte, que tem como objetivo desenvolver a bacia leiteira na região central do Estado e abrange mais de 60 mil produtores da agricultura familiar.
Participaram também do evento, a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, o Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Antônio Roldão, entre outras lideranças do setor.

Deputada Dione Hashioka participa de reunião em Brasília com Ministra Gleisi Hoffmann

A deputada Dione Hashioka participou do encontro com a Ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em Brasília -DF, e uma comitiva formada por deputados estaduais, produtores rurais e bancada federal de Mato Grosso do Sul pedindo o fim dos conflitos entre índios e fazendeiros e a suspensão das demarcações de terras. Conforme a Deputada, foi solicitada também a inclusão da Embrapa e do Ministério da Agricultura no processo de demarcação.
Os produtores rurais defendem a retirada urgente dos índios das terras invadidas e mais ação do governo federal para resolver o problema.
O senador Waldemir Moka, responsável pela articulação da reunião, disse que hoje a Funai demarca a terra e o ministro da Justiça dá o aval. Em Mato Grosso do Sul há 63 áreas invadidas e algumas, há 15 anos. A ministra Gleisi Hoffmann vai analisar a situação em Mato Grosso do Sul e dar uma resposta em uma semana sobre a possibilidade de parar as demarcações.
Antes da reunião com Gleisi Hoffmann, a comitiva formada por deputados estaduais, produtores rurais e bancada federal participou de uma reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária. O objetivo do encontro foi achar uma solução que dê segurança jurídica e acabe com o clima de tensão envolvendo produtores rurais e índios.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Em Brasília Dione Hashioka participa de reunião que discute o traçado da ferrovia


Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul, entre eles a deputada Dione Hashioka e a bancada federal do Estado, participaram nesta terça-feira, 28 de maio, de uma reunião com o Presidente da Empresa de Planejamento e Logística - EPL, Bernardo Figueiredo, sobre os projetos de ferrovias do Estado.
A audiência foi marcada pelo Senador Delcídio do Amaral. “Esse é o primeiro desdobramento da audiência pública da qual participamos sexta-feira (24) na Câmara de Vereadores de Nova Andradina, que, em momento muito oportuno, propôs a discussão de um tema que interessa não só ao Vale do Ivinhema e a Grande Dourados, mas todo o Mato Grosso do Sul. Não podemos permitir que, pressionadas pelo governo e a bancada paulista, a EPL e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) alterem o traçado de uma ferrovia que favorece bastante o escoamento da nossa produção agropecuária, na medida em que cria uma nova alternativa de acesso ao Porto de Paranaguá, no Paraná. Vamos mostrar que o Brasil só tem a ganhar com a ferrovia em território sul-mato-grossense, porque o custo do frete vai baratear e, consequentemente, o preço final dos alimentos ao consumidor ficará mais barato”, ponderou o senador. A ferrovia , que integra o planejamento de obras estratégicas do governo federal, deve atravessar 19 municípios, sendo doze em São Paulo (Estrela D’Oeste, Pontalinda, Dirce Reis, Sud Menucci, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Itapura, Castilho, Pauliceia, Santa Mercedes e Panorama) e sete em Mato Grosso do Sul( Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis e Dourados).
Conforme Dione Hashioka, na reunião foi confirmado o traçado original da ferrovia que entrará em Mato Grosso do Sul por Brasilândia, passando por Nova Andradina e chegando em Dourados e também a Estrada de Ferro que vai de Maracaju até o Estado do Paraná. 
Delcídio do Amaral afirmou que "a idéia é licitar a construção dos novos ramais em setembro para que até o final do ano se tenha a definição dos ganhadores dos leilões, para começar as obras no ano que vem".
No início da tarde, participaram de uma reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. O objetivo do encontro é chegar a uma solução que dê segurança jurídica e acabe com o clima de tensão envolvendo produtores rurais e índios.
Dione Hashioka defende o entendimento entre produtores rurais, índios e o Governo para evitar tragédias entre fazendeiros que adquiriram terras, de boa fé e os índios que reivindicam as propriedades.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dione Hashioka defende projeto de expansão ferroviária


Deputada manifestou apoio político para que região receba traçado ferroviário

A Deputada Estadual Dione Hashioka acompanhou na manhã desta sexta-feira (24), a audiência pública “Nova Andradina e o Vale do Ivinhema querem ferrovia”. A parlamentar defendeu que a região faça parte do processo de expansão ferroviária de Mato Grosso do Sul, que prevê a viabilidade logística do Estado, com a implantação efetiva deste modal. De acordo com o projeto, o traçado da Ferrovia Norte/Sul vai desde Estrela D'Oeste e Panorama em SP, entrando na região leste pelo Rio Paraná, passando pelo Vale do Ivinhema, com destino a Dourados, até o traçado projetado para ligar Maracaju a Cascavel/PR.
Manifestando apoio através da bancada estadual, a Deputada defendeu a união de toda a classe política, parabenizando as autoridades federais e estaduais por comporem o movimento. “Essa união demonstra o compromisso da classe política com o desenvolvimento do Estado e principalmente da nossa região”, disse, parabenizando o Senador Delcidio do Amaral, os deputados estaduais Laerte Tetila e Zé Teixeira, e os federais Reinaldo Azambuja, Vander Loubet e Biffi por apoiarem a audiência.
Conduzida pelos vereadores proponentes Vicente Lichoti e Edson Tolotti, e pelo prefeito anfitrião Roberto Hashioka a audiência também foi prestigiada pelos prefeitos: Arceno Atas (Glória de Dourados), Luiz Milhorança (Angélica), Juvenal Neto (Nova Alvorada do Sul), Beto Sãovesso (Batayporã), Júnior Vasconcellos (Fátima do Sul), Maria Viana (Deodápolis), Cacildo Dagno (Santa Rita do Pardo).

Deputada pede reforma do prédio do 3º Grupamento da PMA


A deputada Dione Hashioka solicitou novamente ao Governo do Estado que viabilize a reforma do prédio do 3o Grupamento da Polícia Militar Ambiental, sediado no município de Batayporã. A solicitação da Parlamentar foi aprovada pelo Plenário do Legislativo estadual e encaminhado para o Governador André Puccinelli, e ao Secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.
Conforme a Deputada, a solicitação atende pedido dos moradores de Batayporã, que estão conscientes da necessidade de uma reforma completa no prédio da PMA, que coíbe os diversos crimes de natureza ambiental que ocorrem na região, dando ênfase maior à caça e pesca predatórias e tráfico de animais silvestres. Dione Hashioka lembra que a área de atuação da Ambiental citada abrange diversos municípios. “Para melhorar a infraestrutura da PMA dando mais condições de trabalho aos servidores e atendimento à população, são necessárias obras urgentes” reiterou a Deputada.

Deputada reivindica construção de ponte sobre o córrego Capão Alto


Através de proposição aprovada em Plenário na Assembleia Legislativa, a deputada Dione Hashioka encaminhou solicitação ao governador André Puccinelli e ao Secretário de Obras Públicas e Transportes, Edson Giroto pedindo a construção de uma ponte sobre o córrego Capão Alto em Dourados. Conforme a Deputada, a ponte vai interligar o distrito de Itahum ao assentamento Lagoa Grande e ao município de Dourados.
Dione Hashioka lembrou que a indicação foi solicitada pela vereadora de Dourados, Virgínia Marta Magrini. A Parlamentar informou também que a referida estrada é muito movimentada, com tráfego de veículos pesados que escoam a produção e linhas de ônibus escolar que leva crianças do assentamento e das fazendas até as escolas do distrito de Itahum .
Segundo justificativas da Deputada, a ponte existente no local foi desativada e o trânsito desviado. Com as chuvas dos últimos dias o desvio foi danificado, impossibilitando assim o tráfego de veículos. A ponte interditada fica apenas três quilômetros do Distrito mas, com os últimos problemas viários, os moradores do assentamento precisam fazer um contorno de mais de 40 quilômetro para chegar até Itahum.
“Certamente o Governo tomará medidas que venham ao encontro das reais necessidades da comunidade, trazendo benefícios sociais, permitindo que a população viva com maior segurança e qualidade de vida”, disse a Dione Hashioka.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dione Hashioka recepciona o cônsul japonês na Assembleia Legislativa


O cônsul do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, e o vice-cônsul Yusuke Nakayama, em vista ao Estado, estiveram na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul onde foi recebido pela 2ª vice-presidente, deputada Dione Hashioka. Chegaram ao Estado nesta terça-feira quando visitaram várias instituições da colônia Japonesa e a feira central onde saborearam os pratos oferecidos no local. Noriteru Fukushima disse que ficou impressionado com a força da cultura japonesa. “Me comovi com o interesse dos brasileiros pela cultura japonesa. O Japão tem muito a agradecer Mato Grosso do Sul por este acolhimento”, disse.
Em 1914, os japoneses chegaram ao Mato Grosso do Sul para a construção da ferrovia. Eles foram recebidos de braços abertos e aqui ficaram. Nesta visita, fiquei emocionado com a receptividade do povo deste Estado”, ressaltou o cônsul.
A deputada Dione destacou o bom relacionamento do Poder Público com a comunidade japonesa. “Mato Grosso do Sul tem uma sociedade miscigenada. O povo japonês contribuiu e contribui para com o desenvolvimento do nosso Estado, portanto, nada mais justo que o Poder Público receber com muita honra o cônsul geral do Japão”, afirmou a Deputada que acompanhou o Cônsul na visita à Governadoria onde foi recebido pelo Governador André Puccinelli. Durante a conversa Noriteru Fukushima, demonstrou grande interesse em estreitar os laços com Mato Grosso do Sul.
André Puccinelli falou sobre a legislação estadual que concede em média 67% de redução sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). “Se for muito inovador e gerar muitos empregos isso pode chegar a 97%”, explicou Puccinelli que também falou sobre os projetos prioritários do governo brasileiro, a ligação ferroviária do Porto de Paranaguá aos portos do Oceano Pacífico, passando pela Argentina e Chile.
Para o Cônsul, a ligação do Estado com o Pacífico é de extrema importância para o Japão, China e outros países da Ásia que atravessam um momento de grande expansão econômica além de importarem diversos produtos agrícolas do Estado. Fukushima ainda falou sobre o interesse das empresas em retornar ao Brasil, após se recuperar de uma grande crise econômica nos anos 90. 
O último compromisso do Cônsul no Estado foi a abertura do 3º Festival do Japão no Shopping Campo Grande. Acompanhou as visitas, o Deputado Federal Akira Otsubo e os secretários, Carlos Alberto Said Medeiros e Tereza Cristina Corrêa da Costa, além do presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Acelino Nakasato. Dione Hashioka participou também do Almoço com o Cônsul Noriteru Fukushima, promovido pela comunidade japonesa em Campo Grande.


Dione Hashioka recebe rondonistas do Estado


A deputada Dione Hashioka recebeu na tarde desta quarta-feira, 22 de maio, a visita de integrantes do Conselho Executivo da Associação Estadual dos Rondonistas do Estado de Mato Grosso do Sul, instituição que coordena o Projeto Rondon no Estado. Marilena Dias Barreto dos Reis (Presidente) Luiza da Rocha Vieira e Margareth Reis Mercadante, integrantes da instituição informaram que o nome do Projeto inspirou-se na figura do bandeirante do século XX, grande desbravador do interior brasileiro, pioneiro da integração nacional, o humanista Cândido Mariano da Silva Rondon.
O objetivo segundo as rondonistas é congregar em todo o estado as pessoas que, direta ou indiretamente tenham participado das atividades do Projeto Rondon ou que desejem participar do desenvolvimento sustentável e da integração nacional, com a efetiva interação entre as comunidades e instituições do ensino superior e técnico do estado de Mato Grosso do Sul. Para desenvolver suas ações a Associação Nacional dos Rondonistas assinou um acordo de cooperação entre o Ministério da Defesa e Ministério da Educação com vigência de 10 anos.
O Projeto Rondon surgiu em 1966, idealizado pelo Professor Wilson Choeri, da Universidade da Guanabara – RJ, com o propósito maior de integrar as diferentes regiões e localidades do país, além de despertar a consciência dos futuros dirigentes para as diferentes realidades do Brasil continental por meio de ações eficazes e proativas. Até 1969, foram organizadas e executadas varias operações nacionais, regionais, estaduais, especiais e “campi” avançados, com a participação de mais de 350 mil universitários. Era uma atividade bastante complexa, dinâmica e com grande riqueza de potencialidade.
De 1970 a 1985 ocorreu o esvaziamento do Projeto, culminando com a sua extinção como Órgão Federal. A Associação dos Rondonistas afirma que, “mesmo deixando de ser vinculado ao Governo Federal, o Projeto Rondon não deixou de existir, pois era, e continua a ser um ideal, uma resposta ao idealismo, aos anseios, vocações e angustias da juventude brasileira”. As atividades do projeto Rondon em Mato Grosso do Sul estão voltadas para o desenvolvimento sustentável e para a integração nacional, com a efetiva interação entre as comunidades e instituições do ensino superior e técnico do estado de Mato Grosso do Sul.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Dione Hashioka defende a manutenção das comarcas ameaçadas de desativação


A deputada Dione participou da reunião realizada na manhã desta terça-feira, 21 de maio, na Assembleia Legislativa, entre prefeitos, representantes da OAB, Assomasul, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e parlamentares estaduais.
 Os deputados deixaram claro que são contra a desativação, mesmo que temporária das Comarcas de Deodápolis, Anastácio, Batayporã, Angélica, Itaporã, Dois Irmãos do Buriti e Rio Negro como pretende o Presidente do Tribunal de Justiça, Joenildo de Souza Chaves, sob a alegação de falta de recursos financeiros para mantê-las.
Participaram da reunião, os prefeitos das cidades envolvidas, Beto Sãovesso (Batayporã) e Luiz Milhorança (Angélica), Douglas Figueiredo (Anastácio), Maria das Dores Viana (Deodápolis), Wallas Gonçalves Milfont (Itaporã), Wladimir de Souza Volk (Dois Irmãos do Buriti) e Gilson Antônio Romano (Rio Negro), os presidentes da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, Douglas Figueiredo, e da Ordem dos Advogados do Brasil, Júlio César de Souza Rodrigues e o representante do Tribunal de Justiça, juiz substituto Odemilson Castro Fassa. A medida atinge mais de 100 mil pessoas.
A reunião desta terça-feira foi mais uma tentativa das lideranças de chegar a uma solução que não traga prejuízo à população.
Uma nova reunião ficou agendada para o dia de 5 de junho na sala de reuniões da Presidência do Parlamento quando a OAB/MS apresentará um relatório sobre a receita e despesa das comarcas e aos prejuízos que resultarão da pretendida desativação.
O TJ-MS alega ter um déficit de R$ 3,5 milhões mensais, incluindo despesas com a folha de pessoal e nessas comarcas a despesa é de mais de R$ 10 milhões por ano.
“O fechamento das comarcas prejudica, principalmente, a população mais carente que não tem recursos para ir em outra cidade para exercer a sua cidadania ao buscar a Justiça”, disse Dione Hashioka.

Dione Hashioka prestigia solenidade de abertura da Semana da Indústria


A deputada Dione Hashioka e o prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka, prestigiaram a solenidade de abertura da Semana da Indústria, realizada na noite de segunda-feira, 20 de maio no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Participaram também do ato, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longem, o Governador André Puccinelli, secretários de Estado, deputados, o prefeito de Campo Grande Alcídes Bernal e o presidente da Eldorado Celulose, José Carlos Grubisich que, junto com outros empresários, foi empossado no cargo de conselheiro, fez uma palestra sobre o setor industrial do Estado. 28 empresários tomaram posse como Conselheiros Estratégicos do Sistema Fiems. O conselho tem o objetivo de indicar mecanismos para solução de problemas no setor industrial de Mato Grosso do Sul, com a proposição de diretrizes gerais, expansão de atividades e permanente diálogo com setores políticos e estratégicos sobre a indústria.
Sérgio Longen, falou da força do setor industrial em Mato Grosso do Sul, onde já estão em operação 11.115 estabelecimentos e que juntos empregam 134.883 trabalhadores. "O PIB (Produto Interno Bruto) Industrial deve fechar 2013 em R$ 12,1 bilhões e as empresas industriais têm a expectativa de obter faturamento de R$ 24 bilhões", disse Sérgio Longen. Ele também destacou que uma indústria forte necessita de apoio pesado por parte do Sistema Fiems, que nos últimos 6 anos tem correspondido à altura com inúmeras ações, tais como o desenvolvimento do Projeto de Logística Centro-Oeste Competitivo em parceria com a Famasul, a implantação do PDR (Plano de Desenvolvimento Regional), as gratuidades do Senai, com o oferecimento de 60 mil vagas em 269 cursos distribuídos por 45 municípios, a construção de 32 Bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi em 28 municípios e edificação de mais 8 unidades para chegar a um total de 40 bibliotecas até 2015. "Estamos reformando e ampliando as nossas unidades do Sesi e Senai em Dourados, Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas e construindo centros integrados Sesi e Senai em Aparecida do Taboado, Naviraí, Nova Andradina, Maracaju, bem como uma nova agência do Senai em Sonora, um novo Sesi e um Instituto Senai de Inovação em Biomassa em Três Lagoas e um Observatório Socioambiental do Sesi em Bonito", enumerou o presidente da Fiems.
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, fez questão de registrar o compromisso da Prefeitura Municipal com o desenvolvimento industrial da região.
O governador André Puccinelli reforçou que a indústria vem se tornando uma parceira cada vez mais importante do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e um reconhecimento disso foi a assinatura do decreto que prorroga os benefícios fiscais do setor até 2028.
Em sua palestra, José Carlos Grubisich disse que Mato Grosso do Sul tem potencial para atrair ainda mais investimentos. "O Estado tem logística competitiva, solos férteis, tecnologia disponível. São vantagens competitivas que fazem toda diferença na hora de decidir onde fazer um investimento", ressaltou, ao lembrar que o Estado tem se equipado para atração de novos empreendimentos e a Fiems tem tido papel de protagonista no processo, com formação de mão de obra no Senai e a atração de investidores. Grubisich também mencionou o projeto de expansão das atividades da Eldorado em Mato Grosso do Sul. "Com a duplicação da capacidade produtiva da fábrica serão criados mais de 2,5 mil postos de trabalho, dos quais 2 mil vão para a área de plantio de eucalipto e mais 500 vagas na indústria, além de 10 mil empregos indiretos", informou.
Dione Hashioka cumprimentou o Presidente da Fiems Sérgio Longem pelo trabalho desenvolvido na instituição e pela iniciativa em promover a Semana da Indústria que, segundo ela, “mostra o potencial do Estado e atrai novos investimentos”.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dione Hashioka participa do encontro de gestores públicos do turismo


A deputada Dione Hashioka, segunda vice-presidente da Assembleia Legislativa, participou nesta segunda-feira, 20 de maio, do 1º Encontro de Gestores Públicos Municipais do Turismo de Mato Grosso do Sul. A Deputada é autora da Lei 3.650 sancionada em março de 2009, que estabelece requisitos mínimos para a criação de estâncias turísticas municipais. Segundo Dione Hashioka, o objetivo do encontro, que aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, é orientar, dar suporte, incentivar e acelerar o trabalho dos prefeitos e dos profissionais do setor de turismo nos municípios municiando-os com informações sobre as ações estaduais e nacionais que amparam a gestão municipal no setor.
A diretora presidente da Fundação de Turismo do Estado, Nilde Brun, fez a apresentação do Plano de Marketing “O Brasil recebe a todos. Mato Grosso do Sul quer você”, e explicou minuciosamente as ações da Fundtur, os projetos e programas desenvolvidos pelo Estado visando o desenvolvimento do turismo.
Conforme Nilde Brun, a missão do Governo do Estado na política de desenvolvimento do turismo é dividida em um tripé de atuação: Infraestrutura, Capacitação/Sensibilização e Marketing incluindo Planejamento estratégico e Participação em Eventos. “O turismo deve ser encarado como uma ferramenta de inclusão social. Queremos uma gestão compartilhada e participativa integrando todo segmento e setores, incluindo os gestores públicos no desenvolvendo e fortalecendo nosso turismo”, disse Nilde Brum.
A deputada Dione Hashioka disse que, encontros como este é de suma importância, pois oportuniza a participação e discussão de todos os interessados em adequar seu município à palavra de ordem do momento que é “município economicamente sustentável”.
A Lei 3.650 visa estimular os municípios a desenvolver e explorar seu potencial turísticos de maneira consciente e sustentável”, disse a Deputada.
Dione Hashioka lembrou que entre as espécies de estâncias que se pretendeu criar com esta Lei, estão as estâncias hidrominerais; de eventos e negócios; de natureza; de Lazer, e também histórico cultural.
Podemos considerar 'turismo' qualquer atividade de deslocamento de seu local de origem à outro desde que tenha o interesse humano” afirmou a Parlamentar lembrando também que “almeja-se o desenvolvimento dessas variedades de possibilidades, no que se refere à exploração turística dos nossos municípios, a utilização do turismo como uma atividade econômica sustentável, vez que é um papel relevante na geração de empregos e renda, além de proporcionar a inclusão social desses municípios”.

Durante o evento aconteceu o lançamento dos catálogos das 10 regiões turísticas (fotos) do Estado com detalhes de alguns dos atrativos de cada uma.
Entre os participantes do encontro estava a vice-governadora Simone Tebet; o Deputado Federal Geraldo Resende; prefeitos, entre eles, Vagner Guirado, de Anaurilândia; vereadores; o secretário municipal de Desenvolvimento Integrado e Meio Ambiente de Nova Andradina, Márcio Costa e a Secretária de Meio Ambiente e Turismo de Batayporã, Darzisa Maria de Jesus. 
 
Regiões turísticas:

CAMINHO DOS IPÊS– Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Rochedo, Corguinho, Rio Negro, Sidrolândia, Dois Irmão do Buriti;
Atrativos: Prédios históricos, parques urbanos, reservas naturais, pousadas, pousadas rurais, pesqueiros e balneários.



BONITO - SERRA DA BODOQUENA – Bodoquena, Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Nioaque, Caracol, Porto Murtinho;

Atrativos: Balneários públicos e privados, Rio Formoso, Rio da rata, dolinas, lagoas, grutas, abismos, flutuação e mergulho em águas cristalinas, circuito de arvorismo, trilhas, rapel, cachoeiras, cavernas, Rio Paraguai, torneios de Laço Comprido e pontos históricos da Retirada da Laguna (maior epopéia bélica do Exército Brasileiro).
CAMINHOS DA FRONTEIRA – Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru;

Atrativos: Contexto histórico ligado à Guerra da Tríplice Aliança, magníficas quedas d’água, rios de águas, rios de águas cristalinas, trilhas, grande diversidade da fauna e flora, formando um exuberante cenário ecológico.
7 Caminhos da Natureza/CONE SUL – Juti, Naviraí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Japorã, Mundo Novo;

Atrativos: Parque Nacional de Ilha Grande, Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e Parques naturais municipais, bosques, cachoeiras, praias de água doce, museu e festas.



GRANDE DOURADOS – Maracaju, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã, Deodápolis, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Dourados, Vicentina, Caarapó;

Atrativos: Exposições agropecuárias, eventos, pesqueiros, aldeia indígena, parques urbanos, prédios históricos e balneários.


 
VALE DAS ÁGUAS – Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu;

Atrativos: Unidades de conservação, áreas rurais, rios piscosos, pesqueiros, sol e praias de água doce.

 
COSTA LESTE – Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia;

Atrativos: Sol praias do Rio Sucuriú e Paraná, pesca nos rios Paraná, Verde, Sucuriú, Pardo e nos grande lagos balneários, públicos e privados, Usinas hidroelétricas, marinas, áreas rurais e industriais.

ROTA NORTE – Bandeirantes, Camapuã, São Gabriel d´Oeste, Rio Verde, Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica, Paraíso das Águas;

Atrativos: Nos Rios Coxim, Correntes, Piquiri, Sucuriú e Taquari, belas cachoeiras intactas e preservadas, riachos, córregos, ribeirões e piscinas naturais, rochas de milhões de anos lapidadas pelo vento, sítios arqueológicas, grutas com inscrições rupestres, serras, morros, cânions e cupins luminosos.
  
PANTANAL – Corumbá, Miranda, Aquidauana, Ladário, Anastácio;

Atrativos: Observação da fauna e flora, safári, fotográfico, cavalgadas, culinária, pantaneira, passeios a cavalo, passeios de barco, pesca e pousadas pantaneiras.

 
VALE DO APORÉ - Paranaíba, Cassilândia, Inocência, Água Clara, Chapadão do Sul.


Atrativos: Fazendas agrotecnológicas, eventos regionais e culturais, bóia-cross, balneários, pesqueiros, cachoeiras, praia de água doce, trilhas, prédios históricos e museus.



Caravana de MS demonstra força na Convenção Nacional do PSDB

Convencionais tucanos de Mato Grosso do Sul estiveram em Brasília, no último sábado, 18 de maio, participando da Convenção nacional do PSDB. A deputada Dione Hashioka, o deputado Marcio Monteiro, presidente do PSDB estadual, deputado Rinaldo Modesto e dezenas de filiados, integraram a caravana de Mato Grosso do Sul que demonstrou força na Convenção.
Com 521 votos, de 535 delegados presentes, o senador Aécio Neves (MG) assumiu a presidência do PSDB Nacional em um grande evento que contou com a presença estimada em mais de 1,5 mil pessoas.
Aécio também surge como o nome forte do partido para postular a candidatura à Presidência da República. Durante toda a manhã e início da tarde de sábado, os convencionais participaram de eventos paralelos ligados aos setores tucanos da Mulher e da Juventude que também elegem seus novos presidentes nacionais.
O presidente Nacional Aécio Neves disse que a opção do governo petista de comemorar os dez anos no governo tem o intuito de esconder o desempenho pífio dos dois primeiros anos da atual gestão petista. “Nos anos do presidente Lula, eles ainda foram beneficiados pela herança do governo Fernando Henrique Cardoso”, justificcou Aécio. Para o senador, se o governo fosse comemorar apenas os dois anos da atual gestão, comemorariam três marcas: “um 'PIBinho' ridículo”, “a inflação saindo de controle” e “obras de infraestrutura estagnadas”. Conforme Aécio, o PSDB deve, no momento certo, em 2014, apresentar um projeto alternativo a esse que está aí.
Mato Grosso do Sul conta com nove delegados estaduais para eleição do novo presidente tucano: O senador Ruben Figueiró; o presidente do PSDB/MS, deputado Marcio Monteiro; o deputado federal Reinaldo Azambuja; a deputada Dione Hashioka, o deputado Rinaldo Modesto; o vereador João Rocha; o prefeito de Nova Alvorada do Sul, Juvenal Neto; Sérgio de Paula e Wanderley Rocha. Participaram também do evento, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o Governador de São Paulo Geraldo Alkimin e o ex-governador de São Paulo, José Serra.

Dione Hashioka participa de solenidade de entrega de motoniveladora em Eldorado


O prefeito Roberto Hashioka recebeu das mãos da deputada estadual Dione Hashioka, do governador André Puccinelli e do delegado do MDA João Grandão, a chave de mais uma motoniveladora para auxiliar os agricultores familiares de Nova Andradina no escoamento da produção e na construção e manutenção de estradas vicinais.

 
A cerimônia de entrega foi realizada em Eldorado-MS. Além de Nova Andradina, outros 20 municípios foram contemplados. As máquinas foram compradas com recursos do PAC 2 destinados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio de emendas apresentadas pelos senadores Delcídio do Amaral e Waldemir Moka.



De acordo com o prefeito Roberto Hashioka, aproximadamente 140 mil moradores das zonas rurais de todo o Estado de Mato Grosso do Sul serão beneficiados. No dia 3 de junho, durante solenidade em Costa Rica, mais 15 municípios serão contemplados com motoniveladoras.
Ao todo, foram adquiridas 232 patrulhas mecanizadas que favoreceram as comunidades indígenas, assentados e agricultores tradicionais de todo o Estado. Ivinhema também recebeu uma das 21 motoniveladoras entregues em Eldorado.
Durante o evento, o governador André Puccinelli anunciou o completo recapeamento da rodovia MS-295, no trecho entre Eldorado e Ponta Porã. A rodovia tem em torno de 200 quilômetros.

Deputada acompanha eventos religiosos em Nova Andradina


A Deputada Estadual Dione Hashioka prestigiou dois eventos religiosos no último domingo (19) em Nova Andradina. No Cepana, acompanhou a missa de encerramento do 31º ECC (Encontro de Casais com Cristo), celebrada pelo padre Donizete, de Ivinhema. Nesta edição, 36 encontristas participaram do ECC, que tem à frente os coordenadores diocesanos Claudemir e Cida Capucci; como coordenadores do encontro, Marcos e Tânia e como diretor espiritual o diácono Cícero Braz.
Já na Igreja Assembleia de Deus, acompanhou o 1º Aviva Nova Andradina, um evento de adoração, que segundo o pastor Giroldo Barbosa, será realizado anualmente no município e deve compor o calendário oficial de eventos de Nova Andradina. O evento teve a participação especial do pastor Samuel Procópio, de São Paulo e da cantora Claudia Câmara, de Goiânia.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Assembleia homenageia pessoas e instituições que trabalham no atendimento a crianças e adolescentes


A Assembleia Legislativa realizou na noite desta quarta-feira, 15 de maio, Sessão Solene que condecorou com a medalha “Zilda Arns”, pessoas e instituições que se destacaram pelo trabalho, ações e projetos sociais relevantes voltados ao atendimento de crianças e adolescentes.
A medalha foi proposta pela ex-deputada Celina Jallad. Dione Hashioka foi uma das coautoras da Lei e homenageia Zilda Arns, uma mulher que, a vida toda trabalhou pelos pobres e morreu em uma dessas missões quando implantava a Pastoral da Criança no Haiti, recentemente devastado por um terremoto. A deputada Dione Hashioka, segunda vice-presidente da Casa de Leis, homenageou a novandradinense Rita Ribeiro Hashinokuti.
Dione Hashioka lembrou que 'Dona' Rita estudou em escola de freiras e sempre se dedicou aos ensinamentos da igreja. Casada com o comerciante Fernando Hashinokuti, chegou em Nova Andradina em abril de 1966 e sempre se dedicou à família. Um dos seus afazeres foi o trabalho, junto com o marido, na concessionária de veículos Chevrolet. Logo que chegou em Nova Andradina, Dona Rita começou a participar dos projetos sociais. Integrou-se no Apostolado da Oração, movimento Cursilho, Sociedade São Vicente de Paula – Vicentinos, Movimento de Encontro de casais com Cristo e coordenou o 1º encontro em Nova Andradina. 
Foi uma das primeiras Ministras da Eucaristia da Igreja Católica em Nova Andradina e participou de vários movimentos católicos. Uma de suas ações de grande relevância é a Coordenação da Pastoral da Criança, atuação que faz com muito carinho há muitos anos, sente-se introspectivamente realizada em declinar àquelas crianças mais um ato de amor, dentre muitos que ela oferece a inúmeras pessoas em Nova Andradina. A importância desse trabalho fez com que seu nome fosse lembrado e foi escolhida para representar a Diocese, sediada em Naviraí, no Congresso Internacional da Pastoral da Criança que acontece em julho deste ano. Homenageando a grande cidadã, o Centro de Educação Infantil (Ceinf) do Bairro São Vicente em Nova Andradina, foi denominado Rita Ribeiro Hashinokuti.
O arcebispo emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, um dos homenageados com a honraria, disse que Zilda Arns combateu a mortalidade infantil, a desnutrição e a violência. “Foi uma grande brasileira que dedicou toda a vida à valorização dos pobres”.
Dom Vitório disse ainda que Zilda Arns merecia além da medalha com o nome dela, uma estátua em uma praça de Campo Grande, cercada por crianças.
A Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tânia Mara Garib, outra homenageada, destacou a importância das iniciativas de pessoas físicas para melhorar a vida de crianças carentes.
Zilda Arns criou a multimistura e desenvolveu uma metodologia baseada na educação, como a melhor forma de combater a maior parte das doenças. Ela foi agraciada com inúmeros prêmios internacionais e indicada para o Nobel da Paz.
Os outros homenageados foram: Zilda Torres, Josefa Rosa Andrade Arruda, Rodrigo Lucchesi Cordeiro, Marlos da Silva Pereira, Rita Ribeiro Hashino Kuti, Ana Cristina Carneiro Dias, Renata Cortada Dupas, Irmã Águida Maria Tardelli, Milton Cáceres Júnior, Klaus Armin Simon, Leda Santiago Ramos, João Carlos Falle, Madalena Aparecida da Silva, Deise Alves Monteiro, Adriana dos Nascimento Lopez, Adercília Alves Gomes, Erivelton Alexandre Barbosa da Silva e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ/MS), Desembargador Joenildo de Sousa Chaves. O encerramento do evento foi coroado com a apresentação da orquestra de violões Alma Guarani, de Amambai.