sábado, 31 de março de 2012

DIONE HASHIOKA ENTREGA EQUIPAMENTOS PARA APAE

Em Angélica, na tarde de 6ª feira, 30, a Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA (PSDB), fez a entrega de cadeiras de roda e materiais de fisioterapia para a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais daquele Município, adquiridos através de Emenda Parlamentar no valor de R$ 15 mil, de sua autoria, em atendimento a reivindicação feita, ocasião que foi recebida com carinho pela diretoria, professores, pais de alunos, alunos e amigos da Instituição.
Com o recurso foi possível comprar cadeiras de aço, cadeira star juvenil, cadeira alumínio, cadeira agile reciclável, cadeira tilt reciclável, escada rampa com corrimão, tablado, balanço, escada digital, thera bond, bola, travesseiros clínicos e jogo de bastão, materiais que serão utilizados na fisioterapia dos alunos da Entidade. 

Presente no evento, o Prefeito de Angélica, João Cassuci, elogiou o trabalho de DIONE HASHIOKA, sua atenção e pronto atendimento as necessidades da população angeliquense. Disse o Alcaide: “este ato demonstra mais uma vez, a atenção que a Deputada DIONE HASHIOKA tem com Angélica. Sempre presente e pronta a atender as reivindicações da nossa população. Principalmente a Deputada DIONE que está mais parceira de Angélica estando constantemente conosco e ficamos felizes em recebê-la, uma recepção simples, mas tenha certeza é de coração. Queremos continuar a contar com seu apoio, trabalho e dedicação para com nosso Município. Destaco que, a Deputada DIONE, não precisamos pedir, pois ela, espontaneamente oferece seus préstimos e para nós é gratificante ter deputados do seu perfil, sempre pronta a atender as reivindicações da população. Portanto deputada, só nos resta agradecê-la em nome de toda a comunidade da APAE, que com certeza saberá reconhecer o vosso trabalho e saiba, a senhora já é de casa”.
Ao dirigir a palavra, DIONE HASHIOKA disse: “cumprimento a todos os membros da APAE, esta grande família, que desenvolve este trabalho maravilhoso, afirmo que somos parceiros de coração da população angeliquense e fazer parte deste Município, uma vez que, fomos eleitos para representar o Vale do Ivinhema e assim queremos ser através de ações, obras e tudo aquilo que possamos fazer, junto ao governador e a Assembleia Legislativa tendo condições de colaborar com Angélica. A APAE é uma Entidade pela qual temos um carinho especial, em todos os anos nos quais tivemos a oportunidade de participar através de emendas, no mínimo 6 a 7 Municípios ajudamos, pois sabemos das dificuldades e da doação destas pessoas que trabalham aqui, bem como, a dificuldade dos pais em não ter condições a fim de dar a seus filhos uma vida mais digna, desta forma, sabe-se da necessidade do empenho e participação dos Poderes Públicos Municipal, Estadual, da Assembleia Legislativa a fim de proporcionar os meios para suprir estas carências. Queremos assim, continuar colaborando, participando ativamente naquilo que se fizer necessário para o atendimento da APAE. Estou feliz por colaborar com esta Instituição, com o Município de Angélica, principalmente, com os alunos, crianças, adolescentes, jovens e adultos que aqui frequentam. Podem continuar, sempre contando com, a Deputada DIONE HASHIOKA”.

Carlos Domingues



sexta-feira, 30 de março de 2012

Deputada participa de Seminário de vereadores em Campo Grande


A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta e sexta-feira (29 e 30 de março), o VIII Seminário de Vereadores coordenado pela Escola do Legislativo Ramez Tebet. A deputada Dione Hashioka participou da abertura do evento e foi a mediadora de uma das palestras proferidas aos vereadores nesta sexta-feira quando o secretário judiciário do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), Hardy Waldschmidt, falou sobre “O processo eleitoral no pleito municipal 2012” e que teve a participação do juiz de direito Luiz Gonzaga Mendes Marques, da diretora da Escola do Legislativo, Clarice Maciel e do presidente da União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul, Edilson Seikó Miahira. O Seminário objetiva conferir qualificação e aprimorar os trabalhos dos parlamentares municipais. O seminário recebeu 696 inscrições na abertura que contou com a presença do governador André Puccinelli. A deputada Dione Hashioka parabenizou a Escola do Legislativo que a cada ano atrai um número maior de vereadores e realiza um trabalho de alto nível trazendo palestrantes renomados.
“No Seminário os vereadores recebem capacitação para o mandato, tira m dúvidas sobre o processo eleitoral, prestação de contas e o desenrolar da campanha com técnicos de órgãos superiores como o Tribunal Regional Eleitoral, o Senado Federal e o Tribunal de Contas e com isso desenvolvem, primeiro uma campanha de alto nível e depois um mandato eficiente atendendo as exigências da população”, disse Dione Hashioka. Os participantes ouviram também, palestras sobre Os Aspectos Relevantes da Propaganda Eleitoral e das condutas dadas a agentes públicos em ano eleitoral; Projeto de Modernização do Legislativo; O Novo Manual de Peças Obrigatórias do Tribunal de Contas de MS e Moralidade Administrativa e Processo Eleitoral.
Marcos Augusto

Deputada participa de entrega de viaturas para Nova Andradina

O governador André Puccinelli, a deputada Dione Hashioka, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o Comandante Geral da Polícia Militar Coronel Carlos Alberto David dos Santos, entre outras autoridades, participaram nesta sexta-feira (30 de março) pela manhã na Governadoria em Campo Grande, da entrega de 70 motocicletas e duas caminhonetes para as polícias Militar e Civil, além de 150 pistolas destinadas a Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito. Segundo a deputada Dione Hashioka, seis motocicletas Yamaha, modelo Lander XTZ 250 novas, foram designadas para o 8º Batalhão da PM em Nova Andradina destinados à Polícia Comunitária e patrulha preventiva ostensiva. As duas caminhonetes Nissan/ Frontier serão usadas pela Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar). Durante a solenidade, também foram entregues para a Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito (Ciptran), 150 pistolas calibre ponto 40 modelo MD6, adquiridas por meio de convênio com o Detran/MS. Dione Hashioka mais uma vez elogiou o trabalho firme do Governo que, ao equipar as polícias, amplia o atendimento ostensivo oferecendo mais segurança à população. “As polícias do Vale do Ivinhema tiveram nos últimos anos todas as viaturas substituídas por veículos novos", afirmou a Deputada ao lembrou que, também para melhorar a segurança, vem trabalhando desde o ano passado para que a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Estado passe a administrar o sistema carcerário de Nova Andradina. Várias ações nesse sentido já foram promovidas junto ao Secretário Wantuir Jacini e ao Diretor-Presidente da AGEPEN Coronel Deusdete Oliveira e autoridades locais. Conforme a Deputada, a Agência já realizou estudos e está ultimando medidas administrativas para o processo que envolve mais recursos humanos e infraestrutura que o sistema já possui mas, devido ao remanejamento, precisa ser feito com responsabilidade. “Para se fazer uma Segurança Pública boa, precisa-se de profissionais e estamos estimulando os recursos humanos que temos. Assim como eu quero para mim, e o cidadão quer para sua família, nós como Estado, temos obrigação de proporcionar segurança para as nossas famílias”, enfatizou o governador. Segundo a Sejusp, os índices de criminalidade neste mês foram reduzidos em 14% nos casos de homicídios na Capital e de 16% no interior e as novas viaturas compro vam que o governo do Estado continua resgatando o compromisso de reaparelhar as polícias.
Marcos Augusto

quinta-feira, 29 de março de 2012

DIONE HASHIOKA PRESTIGIA POSSE DA PRESIDENTA DO PREVINA


Edna Chulli, ex-Coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, criada e implantada na administração do Prefeito Roberto Hashioka, quando a deputada era Primeira Dama de Nova Andradina foi empossada Diretora Presidenta do Previna – Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Nova Andradina. 

O prefeito Gilberto Garcia realizou na manhã desta segunda-feira, dia 26 de março, a assinatura da posse da diretora presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Nova Andradina (Previna), Edna Chulli. A posse foi realizada no gabinete do prefeito, contando com as presenças da Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA (PSDB), dos Secretários Municipais, Nair Lorencini Russo (Educação); Roberto Ginel (Serviços Públicos); Maria Eugênia Bruno Andreassi (Cidadania e Assistência Social); Fábio Selhorst (Desenvolvimento Integrado); Walter Fernandes (Planejamento e Finanças) e Umberto Canesque Filho (Administração); Vereadores, Mário Ferreira, Zé Bugre, Claudinei Magrelo e Márcio Costa, Subsecretário de Recursos Humanos, Sandro Dias Santos, advogados da Assessoria Jurídica da Prefeitura e membros do Conselho Curador do Previna.
DIONE HASHIOKA afirmou estar orgulhosa em fazer parte do momento da posse do Previna, dizendo que Edna Chulli é movida a desafios e que tem certeza de que a previdência própria será bem cuidada e que os servidores se orgulharão dela. “Parabenizo mais esta conquista, e continuarei sendo uma guerreira na busca de recursos e na realização de ações para Nova Andradina”.
O prefeito Gilberto Garcia fez um agradecimento à Deputada Estadual DIONE HASHIOKA, que destinou R$ 400 mil em emendas para Nova Andradina, que servirá na execução de importantes projetos, como a aquisição de um ônibus para a APAE e a cobertura de quadras nas escolas.

Carlos Domingues


quarta-feira, 28 de março de 2012

Dione e Roberto Hashioka solicitam resfriadores de leite e patrulha agrícola para produtores

A deputada Dione Hashioka e o Diretor-Presidente da Agepan Roberto Hashioka, estiveram reunidos na Agraer na tarde desta terça-feira, 27 de março, com o Diretor-Presidente Antônio Roldão falando sobre equipamentos e máquinas para pequenos produtores rurais de Nova Andradina. Dione e Roberto Hashioka solicitaram a destinação de resfriadores de leite e cinco patrulhas agrícolas. Os tratores e implementos serão destinados aos assentamentos e também aos pequenos produtores que não estão ligados a nenhum núcleo habitacional rural e localiza-se no entorno da sede do Município. Nova Andradina tem quatro grandes assentamentos (Santa Olga, Teijin, Casa Verde e São João) e centenas de pequenas propriedades rurais. “Os resfriadores de leite agregam valores, proporcionam mais renda e animam às famílias que vivem da agricultura familiar e precisam dessa força do Poder Público para alavancar a produção. É uma forma de incentivar os pequenos produtores que, em muitos casos, após a doação do primeiro resfriador e com os resultados obtidos e consequente ampliação da criação e da produção, conseguem adquirir por conta própria mais equipamentos e melhorar as condições de vida de toda a família, além do desenvolvimento local”, disse a Deputada ao afirmar que um resfriador de leite pode atender as necessidades de mais de 20 famílias. “Saímos confiantes da reunião com Antônio Roldão que vai analisar os pedidos que poderão ser atendidos em sua totalidade nos próximos meses” afirmou Dione Hashioka.
Marcos Augusto

DIONE HASHIOKA MANIFESTA APOIO A AUDIÊNCIA SOBRE SEGURANÇA EM NOVA ANDRADINA


Mesmo não estando presente, em razão dos compromissos Parlamentares em Campo Grande, junto à Assembleia Legislativa de MS, a Deputa Estadual, DIONE HASHIOKA (PSDB) encaminhou mensagem ao Conselho Comunitário de Segurança Pública de Nova Andradina, pela realização da audiência, na 3ª feira, 27, no Plenário Sidney Sanches – Câmara Municipal.

Na Assembleia Legislativa, DIONE HASHIOKA compõe a Frente Parlamentar de Combate às Drogas e neste início de ano foram intensificadas as ações buscando resultados quanto à prevenção e repressão ao contrabando e uso de drogas, considerando que Mato Grosso do Sul é um corredor de entrada de armas e drogas. 

MENSAGEM DEPUTADA DIONE HASHIOKA 

Exmo. Sr. Adriano Palopoli, Presidente da Câmara, Senhor Walter Bernegozzi Júnior, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Andradina, Senhores vereadores e demais autoridades presentes, Representantes de entidades, Senhoras, Senhores. 

Nos últimos anos temos acompanhado uma escalada da criminalidade em todo Brasil e não é diferente em Nova Andradina. A capacidade de reação tem sido arrefecida, diante da banalização da vida, mas, precisamos, como cidadãos, como políticos, como representantes desta região, encontrar soluções imediatas de enfrentamento à Violência. 

Por isso, gostaria de parabenizá-los pela promoção deste evento que discute a Segurança Pública de Nova Andradina. A Droga é a maior responsável pelo aumento da violência e incansavelmente vamos lutar para reduzir os efeitos desse mal nas famílias de Nova Andradina. Apoiamos ações grandiosas em prol da atenção aos usuários de drogas e suas famílias como a instalação da clínica de recuperação de dependentes em Batayporã. Quero aqui parabenizar os prefeitos, os presidentes das câmaras, o Ministério Público e em especial ao Juiz José Henrique Kaster que não mediram esforços para esta criação e para onde destinei este ano R$ 50 mil de Emenda Parlamentar. Estamos trabalhando também para que a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Estado passe a administrar o sistema carcerário de Nova Andradina e para isso já realizamos várias reuniões junto ao Secretário Wantuir Jacini, ao Diretor-Presidente Coronel Deusdete Oliveira e autoridades locais. Estão sendo tomadas medidas administrativas quanto a adequação de pessoal e os trâmites normais. Dessa forma certamente teremos maior agilidade nos processos e melhorias na segurança pública em nossa cidade. 

Na Assembleia Legislativa componho a Frente Parlamentar de Combate às Drogas, e neste início de ano intensificamos as ações e buscarmos resultados quanto à prevenção e repressão ao contrabando e uso de drogas considerando que Mato Grosso do Sul é um corredor de entrada de armas e drogas. Nossas famílias continuam e de forma cada vez mais acelerada, a ser dilacerada quando um integrante é atingido pela droga. Todos sofrem. O lucro com o contrabando de droga e armas fica nos países de origem. Às famílias brasileiras, esfacelando-se, amargam o prejuízo moral, social e material.  

Na semana passada nós, da Frente Parlamentar de Combate às Drogas, reunimos com a Secretária de Estado de Educação e técnicos da secretaria que estão engajados no trabalho de prevenir o uso de drogas nas escolas e defendemos, entre outras atuações, a ampliação do Proerd como meio de prevenção ao uso e tráfico de drogas nas escolas. Graças ao trabalho conjunto das autoridades de nosso Estado, recebemos na ultima semana, a notícia de que o Governo Federal liberou R$ 20 milhões para o combate à entrada de drogas através das fronteiras. Estamos promovendo reuniões e diligências para agruparmos mais documentos que serão entregues as autoridades federais com o objetivo de estancar as ações dos traficantes.

Continuo atenta aos trabalhos e á disposição de todos para encaminhar os resultados deste debate às autoridades competentes. 

Parabéns a todos.
Muito obrigada.


Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA (PSDB)
2ª Vice-Presidente da Assembleia Legislativa de MS

DIONE HASHIOKA PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DA CAMPANHA DE NATAL DA ACINA


A ACINA - Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina realizou no Sábado, 24 nas dependências do pesqueiro Campestre o encerramento da Campanha de Natal realizada em Dezembro passado quando foram sorteados para os consumidores dezenas de prêmios. Durante o evento foi sorteados para as empresas participantes, 01 moto Fan 125 Yamaha; 02 TVs 32 e mais uma TV 42 polegadas, prêmio da rifa. 

O sorteio foi acompanhado pela Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA (PSDB) que atendendo convite da diretoria da Entidade, prestigiou a solenidade que foi encerrada com um jantar em comemoração ao sucesso da campanha.
A história da Acina começou no dia 25 de março de 1985 quando comerciantes e empresários de Nova Andradina se reuniram as 20h30 no local do antigo restaurante Vanessa, com o objetivo principal de fundar a Associação Comercial de Nova Andradina, que já era uma ideia que vinha sendo discutida já há algum tempo. A Associação Comercial tem uma história de dedicação e muito trabalho tendo como missão, integrar e representar a comunidade promovendo o desenvolvimento; representar, orientar, defender os interesses das empresas associadas; atuar como formadora de opinião e multiplicadora de conceitos de excelência empresarial; Sempre buscando a integridade, competência e profissionalismo - prestando serviços de qualidade aos associados e à comunidade, na busca de melhores caminhos do desenvolvimento sustentável.
Disse a deputada em sua fala, “cumprimento a vocês comerciantes, guerreiros que acreditam no potencial deste Município. Que fazem a diferença não só em Nova Andradina, mas, no comércio em nosso Estado. Sabemos da importância da Associação Comercial – ACINA para MS e nós como integrantes do Poder Legislativo temos o orgulho em representar uma região tão pujante, uma região de pessoas comprometidas com o progresso e o desenvolvimento. Comprometidas com o Município e Mato Grosso do Sul. Parabéns a todos vocês, pois a Campanha de Natal tem sido sempre um sucesso, contando com a Administração Municipal como parceira e não pode ser diferente, pois vocês fazem a diferença na consolidação do crescimento municipal, estadual e do Brasil. Os saúdo e contem sempre com Deputada DIONE HASHIOKA”.
Foram homenageados os ex-Presidentes da ACINA: Sérgio Luiz Ferreira (1990 até 1999); José Gilberto Garcia (biênio 99/2000); Joaquim Vieira de Sousa (2001/2002 e 2003/2004); Edson Arys Távora (2005/2006); Wilson Antonio Capuci (2007/2008) e o atual, Arion Aislan (biênio 2009/2010 e no biênio 2011/2012).

Carlos Domingues


terça-feira, 27 de março de 2012

Governador apóia candidatura de Roberto Hashioka em Nova Andradina

O Governador André Puccinelli recebeu em seu gabinete no ultimo dia 23 de março, o prefeito Gilberto Garcia, juntamente com a deputada Dione Hashioka; os vereadores, Magrelo Brambila, José dos Santos Corrêa e Márcio Costa; a Secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Eugênia Andreassi e o empresário Luiz Roberto de Holanda Mendonça. Também participaram da audiência, os senadores Antônio Russo Neto e Waldemir Moka e o deputado federal Edson Giroto. Na pauta da reunião, entre outros assuntos, o prefeito Gilberto Garcia oficializou ao Governador a decisão de apoiar o nome do engenheiro Roberto Hashioka para disputar as eleições de outubro deste ano. Na reunião, o Governador, após demonstrar seu apreço pelos presentes e sua satisfação em receber tão seleto grupo, falou que a decisão de Gilberto Garcia demonstra maturidade, desprendimento e compromisso com o PMDB, partido ao qual estão filiados. Puccinelli acrescentou que Hashioka é um nome importante para disputar o cargo máximo do Executivo de Nova Andradina e parabenizou a todos pelo apoio que emprestaram ao Prefeito em sua decisão. Gilberto Garcia deixou claro que seu compromisso sempre foi o de ser prefeito por quatro anos.
Aproveitou para pedir o apoio do Governador para a candidatura de Roberto Hashioka, informando que o PMDB do Município já definiu em sua base o nome do atual Diretor Presidente da Agepan para a disputa.  André Puccinelli afirmou que a união de todos demonstra o amadurecimento da classe política de Nova Andradina e que já esperava que Roberto Hashioka voltasse a disputar as eleições pois o trabalho que realizou o credencia. O Chefe do Executivo ratificou o seu compromisso de apoiar a decisão do prefeito Gilberto, das lideranças e do PMDB. O Governador aproveitou ainda para enfatizar a grande estima que nutre pela deputada Dione Hashioka destacando suas ações no Parlamento sul-mato-grossense e finalizou dizendo que a campanha deverá transcorrer dentro de um clima de cordialidade pois entende que em Nova Andradina os políticos defendem a paz e a moralidade e todos são favoráveis à uma postura ética dentro de uma disputa democrática. ‘Puccinelli também ressaltou as qualidades de Hashioka. “Um companheiro de longa data e que sem dúvida vai aglutinar grandes lideranças em torno de seu projeto político”, disse.
O engenheiro Roberto Hashioka informou que vem dialogando bastante com as bases, e diante do desejo do prefeito Gilberto Garcia, de não concorrer à reeleição, sente-se orgulhoso em atender o chamamento do partido e dos companheiros, entendendo-se como um soldado que não deve correr do dever. “Se for a vontade do povo de Nova Andradina, vamos trabalhar com muita disposição, coragem e determinação, como sempre o fizemos”, pontuou. Aproveitou para agradecer o Governador pela confiança afirmando que sempre teve no Governo de Puccinelli uma base política para alavancar o desenvolvimento de Nova Andradina e de todo o Vale do Ivinhema. O Governador comprometeu-se a visitar Nova Andradina a fim de participar do lançamento da campanha do PMDB para prefeito.  “Vamos fazer uma grande festa, trazer o povo, para juntos discutirmos o melhor caminho par a cidade e região. Contem comigo”, finalizou André Puccinelli.

Jornal Imagem

segunda-feira, 26 de março de 2012

DIONE HASHIOKA ENTREGA EMENDA NA GLEBA OURO VERDE EM IVINHEMA


Atendendo solicitação da direção e APM da Escola Municipal Rural José do Patrocínio, localizada na Gleba Ouro Verde – Município de Ivinhema, através da Diretora, Profª. Maria Sasada, a Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA (PSDB) no Sábado à tarde, 24, fez a entrega oficial do play ground (parquinho completo), adquirido por meio de Emenda Parlamentar de sua autoria, no valor de R$ 10 mil. Ao chegar, a Parlamentar foi recebida por diretores, coordenadores, professores, pais e alunos com carinho e satisfação, um reconhecimento à atenção e atendimento a reivindicação daquela comunidade.
Em sua fala, DIONE HASHIOKA, enfatizou o trabalho, empenho e dedicação da Profª. Maria Sasada, Diretora da Unidade de ensino, “cumprimento  a Professora Sasada, porque você, verdadeiramente, ama esta escola e demonstra que quer o melhor, juntamente com sua equipe de trabalho. Hoje estamos entregando esta emenda. Temos várias outras reivindicações não somente para a escola, mas para a gleba de forma geral. Isto nos fortalece e faz com que sejamos mais responsáveis a fim de continuar lutando por Ivinhema e particularmente, o povo de Ouro Verde. E eis as crianças brincando no parquinho, pois é isto que criança gosta de fazer, brincar e aprender. Estamos orgulhosos de, junto à Assembleia Legislativa, com a liberação do Governador André e com a contrapartida da prefeitura propiciar esta benfeitoria para vocês. Parabéns a todos pela conquista. Comprometo-me a continuar, estar aqui presente e colaborando com a Gleba Ouro Verde. Vamos ser parceiros por muito tempo, enquanto lá estiver como representante de Ivinhema, da Região e de MS. Que Deus abençoe a todos e contem sempre com a Deputada DIONE HASHIOKA”.
Presentes a solenidade, o Prefeito e a 1ª Dama de Ivinhema, Renato Cristiane Câmara; Presidente da Câmara Municipal, Ver. Dalgomir Buraqui; Vereadores Genilda Pierete, Júnior do Posto, Sandro Marcos de Oliveira e João Scarmanhani; Secretária Municipal de Educação, Profª. Cleonice Poggi; Carlos Roberto Gonçalves, Presidente a APM da escola; João Manari, Presidente da Associação dos Hortifrutigranjeiros de Ivinhema; José Lúcio, Presidente da Associação de Produtores e Moradores da Gleba Ouro Verde; Dina, Líder Comunitária e o corpo docente e discente da escola.

 Carlos Domingues


DIONE HASHIOKA PARTICIPA DE EVENTO NO RECANTO DO GRILO EM NOVA ANDRADINA


No Sábado, 24, após participar de mais uma etapa da Campanha Mulher Nota 10, a Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA (PSDB), juntamente com seu esposo, Eng. Roberto Hashioka, ex-Prefeito de Nova Andradina e atual Diretor Presidente da AGEPAN – Agência Reguladora dos Serviços Públicos de MS deslocou-se até a região da Comunidade Santo Expedito, para a entrega de documentos de regularização da Associação de Pequenos Produtores Recanto do Grilo. O convite foi feito pelo Ver. José dos Santos Corrêa – popular Zé Bugre e Valter Grilo, Presidente da mesma.
DIONE HASHIOKA, ouviu atentamente as reivindicações dos produtores e moradores daquela localidade apresentadas pelo presidente da associação. Após cumprimentar a diretoria da recém-formada associação e moradores da gleba, a Parlamentar destacou em suas palavras: “cumprimento a vocês da Associação Recanto do Grilo, em nome do Seu Valter. Estamos com a documentação da associação pronta para obtermos o reconhecimento de Utilidade Pública Estadual e é desta forma que irão conquistar o que precisam, através de organização das associações regulamentadas, pois tenham certeza de que, os Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal, querem ajudar a todos, mas, para tanto, se faz necessário cumprir as legalidades exigidas. O primeiro passo já foi dado quando conseguiram o reconhecimento por parte do Município.
Quero ser a defensora e representante de vocês em nível de Estado, como também, junto a União para tanto, estamos desde quando ouvimos suas reivindicações lutando junto aos órgãos competentes, buscando parceiros a fim de atender e suprir as necessidades desta localidade, propiciando as condições para que possam criar o gado, plantar, uma vez que, não adianta somente ter o lote e não ter os meios para desenvolver e produzir. Assim, colocamos-nos à disposição para, junto com vocês lutar para alcançar as conquistas que não serão apenas de vocês, mas sim, do Município de Nova Andradina. Contem sempre com a Deputada DIONE HASHIOKA”.


Carlos Domingues


MULHER NOTA 10 CONTA COM PRESENÇA DE DIONE HASHIOKA

Na manhã de Sábado, 25, prestigiou mais uma edição do programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher de Nova Andradina – Mulher Nota 10, desta feita, realizado no Centro de Referência da Mulher, localizado no centro da cidade.

Grande número de mulheres compareceu ao local onde ficou a unidade móvel de atendimento, para realizar os exames preventivos e se necessário, terem o encaminhamento para tratamento. O atendimento na mesma é feito pela Enfermeira Neusa e tem o acompanhamento da 1ª Dama de Nova Andradina, Joana D`Arc Bono Garcia e realiza não somente os exames, como também, são ministradas palestras educativas sobre a doença, suas causas, efeitos e consequência, bem como, o tratamento para a mesma.
 
Em sua mensagem, DIONE HASHIOKA ressaltou: “é uma satisfação estar aqui, com vocês, para esta importante campanha de prevenção ao câncer do útero, mas o mais importante é que não somente a parte de exames na Unidade Móvel, mas as palestras educativas, que orientam como identificar, prevenir e tratar, quando for o caso. Mas hoje, esta ação é conjunta, com a primeira Secretaria da Mulher de MS, trazendo informações e orientação quanto à violência contra a mulher, às medidas a ser tomadas quando isto acontecer, a quem e onde recorrer. Parabenizo a Primeira Dama, Joana, a Secretária Jozeli e sua equipe, mulheres guerreiras que fazem a diferença. Parabenizo a todas vocês, mulheres de luta, pelo Dia e o Mês Internacional da Mulher. Orgulho-me de ser a representante de Nova Andradina, do Vale do Ivinhema na Assembleia Legislativa. Parabéns que Deus abençoe e contem sempre com a Deputada DIONE HASHIOKA.

Carlos Domingues

Comissão de Saúde da AL visita o Hospital Nosso Lar

Integrantes da Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa visitaram na manhã desta segunda-feira, 26 de março, o Hospital Nosso Lar em Campo Grande. A deputada Dione Hashioka integra a comissão e defende a manutenção integral dos leitos destinados aos dependentes químicos. Conforme o Hospital, os recursos não são suficientes para manutenção dos 46 leitos reservados para este segmento. Os deputados foram ver de perto as reais condições financeiras do hospital que, segundo a Direção, recebe repasse do Governo Federal mas o valor é insuficiente para manter o setor em funcionamento. O Hospital, que tradicionalmente trata de pacientes com problemas psiquiátricos, é responsável também por 80 por cento do tratamento de dependentes químicos através do SUS. Em todo o Estado apenas o Hospital da Capital e outro em Paranaíba fazem tratamento psiquiátrico e dispõe juntos de apenas 210 leitos. Segundo a Diretoria, o Governo Federal tem baixado portarias que não contemplam a ala de dependência química.
Marcos Augusto

Dione Hashioka propõe a instituição da Semana de Conscientização sobre o Autismo

Proposta de Dione Hashioka visa informar sociedade para inclusão social de pessoas autistas.

A deputada Dione Hashioka (PSDB) propôs em sessão plenária da Assembleia Legislativa a Semana Estadual de conscientização e Reflexão sobre o Autismo que deverá ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de abril.

Segundo a Deputada, a proposta tem por finalidade conscientizar a sociedade acerca das necessidades dos portadores de autismo, dos pais e profissionais envolvidos incentivando a inclusão social por meio de ações educativas, encontros, exposição de vídeos, palestras e seminários.


Conforme Dione Hashioka justificou em seu Projeto, o autismo é um transtorno de base neurobiológica, de etiologia desconhecida, que provoca prejuízos nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. A síndrome ocorre em um bebê para cada mil nascimentos, tendo maior incidência em meninos, e se manifesta durante os três primeiros anos de vida.

A Deputada lembrou que o diagnóstico do autismo é feito somente por observações comportamentais e devidamente complementado por testes educacionais e psicológicos. Segundo especialistas, pessoas autistas costumam apresentar características como não estabelecer contato com os olhos, agir como se não tomassem conhecimento do que acontece ao seu redor, podem até se ferir ou machucar outras pessoas sem motivo, apresentar certos gestos imotivados como balançar as mãos ou balançar-se, além do grande apego a objetos.

Uma das dificuldades no diagnóstico do autismo é a confusão da síndrome com hiperatividade ou outra patologia similar, o que pode prejudicar o tratamento. “O objetivo desse Projeto de Lei é discutir e trocar experiências sobre essa síndrome. Acredito que assim conseguiremos incluir os autistas na sociedade bem como encontrar soluções perante as dificuldades enfrentadas por todos os envolvidos”, afirmou Dione Hashioka.
Marcos Augusto/ALMS

sexta-feira, 23 de março de 2012

Dione Hashioka e Gilberto Garcia reivindicam junto a Enersul, programa de Eficiência Energética

Programa da Enersul substitui geladeiras, lâmpadas e instalações elétricas

A Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul – Enersul, vai levar para Nova Andradina um projeto de grande investimento social que é o programa Eficiência Energética. Um encontro na manhã desta sexta-feira, 23 de março na Enersul em Campo Grande, reuniu a deputada Dione Hashioka, o prefeito do Município, Gilberto Garcia, o Diretor-Presidente da Agepan, Roberto Hashioka, a vereadora licenciada e Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Maria Eugênia e os vereadores Márcio Costa e Zé Bugre e o diretor operacional da Enersul, Edimir Bosso. O pedido para a viabilização do programa para Nova Andradina foi feito anteriormente pelos vereadores presentes além de Glauco Lourenço, Sandro Hoici e Claudinei Brambila que não puderam participar da reunião. A solicitação foi referendada em conversa anterior com o Diretor da Enersul pela deputada Dione Hashioka que atendia pedidos do prefeito Gilberto Garcia e do ex-prefeito Roberto Hashioka. A promessa de Edimir Bosso é de que os técnicos da Enersul serão enviados para o Município já no mês de abril e farão um levantamento das famílias de baixa renda finalizando com a entrega dos benefícios ainda no primeiro semestre. A Enersul toma por base o registro das famílias cadastradas no programa de baixa renda da empresa e as inclusas no Bolsa Famílias. Conforme a Secretária Maria Eugênia a lista do programa foi muito bem elaborada e organizada o que facilitará o trabalho dos técnicos da empresa. Embora o programa não é extensivo aos distritos, ficou a promessa do Diretor da Enersul, conforme solicitado na reunião, de que levará o programa para o Distrito de Nova Casa Verde. Além da troca de geladeiras, lâmpadas e das instalações elétricas, a empresa, orientada pela política de sustentabilidade da Rede Energia, faz um trabalho permanente de esclarecimento sobre a importância do uso econômico e seguro da energia e embora não integrava o programa, Nova Andradina deverá ser a primeira cidade contemplada com a troca de chuveiros antigos que são considerados o grande vilão do consumo de energia elétrica. Dione Hashioka lembrou que existem casos de pessoas com problemas graves de saúde e que também são beneficiadas pelos programas da Enersul. O programa Eficiência Energética destina metade dos recursos para famílias de baixa renda e outra metade para os órgãos públicos. “Esta é mais uma vitória dos cidadãos novandradinenses conquistada pelos seus legítimos representantes”, disse a Deputada.
Marcos Augusto

DIONE HASHIOKA PARTICIPA DO EVENTO ALUNOS E PROFESSORES DESTAQUE

Deputada prestigiou evento que visa valorizar a educação em Nova Andradina destacando a importância desta na melhoria de vida da população. Ao chegar, juntamente com seu esposo, o ex-Prefeito de Nova Andradina e atual Diretor Presidente da AGEPAN, Eng. Roberto Hashioka, DIONE HASHIOKA foi recebida com carinho e cumprimentada por pais, alunos e educadores.

A Deputada DIONE HASHIOKA (PSDB), 2ª Vice-Presidente da Assembleia Legislativa de MS, participou na noite desta 5ª feira, 22, em Nova Andradina da entrega de laptops (notebooks) aos melhores alunos e os professores destaque das escolas da Rede Municipal de Ensino no ano de 2011 realizado nas dependências do Pesqueiro Campestre.
O evento instituído na administração do Prefeito José Gilberto Garcia, objetiva valorizar escolas, professores e alunos que apresentam melhor desempenho com base nos indicadores educacionais estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação, seguindo os seguintes critérios: perfil profissional, habilidade com conteúdo, metodologias diferenciadas, trabalho em equipe, prática pedagógica, avaliação e ensino aprendizagem, no caso do corpo docente e para os alunos, perfil estudantil, habilidade com conteúdo, conhecimento adquirido, rendimento escolar, trabalho em equipe, respeito, ética e espírito de coletividade.

A solenidade foi aberta com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Campo Grande, regida pelo Maestro Eduardo Martinelli. Em seguida aconteceu a apresentação cultural, com o aluno Rian Teixeira, da Escola Efantina de Quadros, que após interpretar duas músicas homenageou ao Prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, com a entrega de uma placa, a 1ª Dama, Joana D`Arc Bono Garcia e a Deputada DIONE HASHIOKA, com flores. 

Ao usar a palavra, DIONE HASHIOKA, ressaltou a importância da educação na vida das pessoas, “cumprimento aos professores que hoje são homenageados por sua garra, empenho, dedicação e sua superação. Parabenizo ao Rian e em seu nome cumprimento a todos vocês alunos, ensejando que Deus continue a abençoá-lo e conduzi-lo neste caminho, pois sabemos que somente através da educação e religião podemos contar com grandes homens e grandes mulheres. O Governador André Puccinelli tem investido muito em educação, mas hoje aqui estamos, para cumprimentar e parabenizar nosso Prefeito Gilberto pela atenção para com a educação, pois é a certeza de ótimos frutos que geram progresso, desenvolvimento e melhorias de vida para todos. Parabéns prefeito, parabéns aos homenageados. Contem sempre com a Deputada Dione Hashioka, pois como representantes que somos de Nova Andradina, do Vale do Ivinhema e de MS, lutamos pela melhor qualidade no ensino em nosso Estado, somos parceira nesta luta, não somente na educação, mas no social, na saúde. Não medimos esforços para que realmente os sul-mato-grossenses tenham qualidade de vida, um futuro promissor e em conformidade com as necessidades de nossa população”. 

Por sua vez, o Prefeito José Gilberto Garcia destacou a parceria e apoio da Deputada DIONE HASHIOKA, destinando recursos para o Município, não só para a educação, mas todas as áreas de atendimento, citando inclusive a Emenda Parlamentar no valor de R$ 200 mil destinada a APAE de Nova Andradina.
Após as falas da aluna, mãe de aluno, professora e das autoridades, foi feita a entrega dos notebooks, aos 11 alunos e 02 professoras da Escola João de Lima Paes; 11 alunos e 02 professoras da Escola Efantina de Quadros; 05 alunos e 01 professora Escola Mundo da Criança; 05 alunos e 01 professora Escola Pingo de Gente; 05 alunos e 01 professora Escola Brincando de Aprender; 05 alunos e 01 professora Escola Arco Iris; 09 alunos e 01 professora Escola Machado de Assis; 09 alunos e 02 professoras Escola Ministro Marcos Freire; 11 alunos e 03 professores Escola Luiz Cláudio Josué e 01 professora do CEINF Elizabeth Robiano.

Presentes ao evento o Prefeito e a 1ª Dama, Gilberto e Joana Bono Garcia; Ver. Sandro Hoici, 2° Secretário da Câmara Municipal, que representou o Poder Legislativo; ex-Prefeito de Nova Andradina e atual Diretor Presidente da AGEPAN – Agência Reguladora dos Serviços Públicos de MS, Eng. Roberto Hashioka; Profª. Nair Lorencini Russo, Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Nova Andradina; Profª. Sueli Arraes, Diretora Geral da SEMEC; Vereadores José dos Santos Correia (Zé Bugre), Márcio Costa e Glauco Lourenço; secretários municipais, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores, pais e alunos.


Carlos Domingues



FIEMS - MENSAGEM DEPUTADA


Não podendo estar presente a solenidade de encerramento dos Cursos Técnicos de Mecânica e Aprendizagem Industrial promovido pela FIEMS – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, realizada na noite de 5ª feira, 22, no Plenário Sidney Sanches – Câmara Municipal de Nova Andradina, a Deputada Estadual DIONE HASHIOKA (PSDB) enviou mensagem de congratulações e parabenização aos dirigentes da Entidade, professores e formandos.
Exmo Sr. Sérgio Longen, Presidente da FIEMS aqui representado pela Gerente do CETEC/SENAI Sandra Mara Benega.

Autoridades Presentes

Profissionais que participaram dos cursos

Senhoras e Senhores

Enfatizo com satisfação o brilhante trabalho da FIEMS através do Presidente Sérgio Longen, que vem investindo e ampliando os seus sistemas que atendem cada vez mais cidadãos que buscam o conhecimento, a qualificação profissional nos grandes e estruturados complexos  em várias cidades de Mato Grosso do Sul.

Nova Andradina é um dos exemplos dos investimentos da FIEMS com a biblioteca do saber e no enfrentando do problema da falta de mão de obra qualificada ajudando o desenvolvimento industrial do nosso município.

Parabéns às ações da FIEMS e do SENAI por atender nossa gente e por atender a demanda de mão de obra em nossa região cujo crescimento industrial vem, nos últimos dez anos, alcançando um ritmo acelerado, o que exige o grande investimento tecnológico que está sendo feito pela Fiems.

Como Deputada Estadual e novandradinense, tenho um compromisso especial com o crescimento industrial desta região e por isso reconheço a importância destes cursos técnicos em Mecânica e Aprendizagem Industrial qualificando e oferecendo mais oportunidade aos alunos que agora tornam-se grandes profissionais.

Um grande abraço a todos e felicidades.
Deputada Dione Hashioka

quinta-feira, 22 de março de 2012

Frente Parlamentar de Combate às Drogas reúne-se com Secretária de Educação

A deputada Dione Hashioka (PSDB) integrante da Frente Parlamentar de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa e os parlamentares que compõem a organização, reuniram-se com a Secretária de Educação do Estado, Nilene Badeca, e técnicos da Secretaria na tarde da ultima quarta-feira, 21 de março, na sala da Presidência da Assembleia Legislativa. Um dos objetivos da reunião foi discutir a forma de aproximação dos poderes constituídos do Estado na realização de um grande evento contra as drogas.  A Secretária falou dos projetos que já estão em andamento nas escolas, mostrou cartazes e seu total interesse em participar das ações antidrogas organizado pela Frente. Nilene Badeca disse que uma pesquisa recente mostrou que a maioria dos alunos conhece os males causados pelo uso de drogas, álcool e cigarro. Segundo ela, 97 por cento dos alunos conhecem os efeitos das drogas; 52 por cento consomem bebidas alcoólicas; 88 por cento tem o hábito de fumar; 83 por cento sabem que o fumo leva a outras drogas e 89 por cento dos alunos da rede estadual tem conhecimento de que o fumo causa câncer. A Secretária disse que os deputados serão grandes aliados no combate ao uso das drogas que está sendo desenvolvido na educação.
Entre os projetos está o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e o projeto ‘Estudante Consciente: MS sem Drogas’, voltado aos alunos do ensino médio e que tem o objetivo de orientar e prevenir o uso das drogas iniciado neste especialmente nos municípios que estão na linha da fronteira com o Paraguai e Bolívia. A idéia, segundo Nilene Badeca é que a escola permaneça o ano inteiro mobilizada e que o assunto seja discutido a todo momento. Dione Hashioka afirmou que a questão do uso de drogas também é uma das grandes preocupações dos deputados e um dos temas muito debatidos no Legislativo. “As ações da Frente Parlamentar de Combate às Drogas e do grande evento que estamos trabalhando visa chamar a atenção da sociedade para que participem mais das ações de prevenção e combate. O trabalho da Secretaria de Educação é de grande importância. O Proerd é um programa magnífico e que precisa ser expandido para todos os alunos de todas as séries”, disse a deputada Dione Hashioka ao lembrar que a Semana Estadual de Enfrentamento às Drogas acontecerá em junho, e deverá contar com a participação do Poder Legislativo e Executivo, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e todos os segmentos da sociedade comprometidos com as famílias sul-mato-grossenses.
Marcos Augusto