sábado, 29 de outubro de 2011

Dione participa de solenidades em Batayporã

Na última sexta-feira, 28, a Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA (PSDB), esteve em Batayporã juntamente com a Vice-Governadora, Simone Tebet; deputado licenciado, Carlos Marun – Secretário Estadual de Habitação e das Cidades, nas solenidades de inauguração do escritório da Sanesul e a entrega de 30 casas do Programa MS Cidadão – Casa da Gente, em parceria com o Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida, com contrapartida do Governo Municipal.


CAFÉ DA MANHÃ
Ao chegar, a Parlamentar e comitiva da Vice-Governadora se dirigiram a prefeitura, local onde o Prefeito Edson e a 1ª Dama do Município, Cláudia Ibrahim ofereceram um café da manhã como boas vindas aos representantes do Governo do Estado e a Deputada que representa na Assembléia Legislativa, a Região do Vale do Ivinhema.

SANESUL
Após a confraternização, no gabinete do Prefeito, a comitiva se dirigiu a Sanesul, onde foram recepcionados pelo presidente da mesma, José Carlos Barbosa, para inauguração do novo escritório da empresa. Em modernas e amplas instalações, tem como objetivo oferecer melhores condições de atendimento à população batayporaense. Esta obra foi um dos pleitos de DIONE junto ao Governo do Estado e a direção da Sanesul, em atendimento as reivindicações da comunidade, através do Prefeito Edson Ibrahim e Câmara de Vereadores.
Em sua fala, a deputada destacou o papel da empresa no contexto sul-mato-grossense, pelos serviços que presta a maioria dos Municípios de MS destacando os investimentos feitos no saneamento, “algo de suma importância na garantia de melhor saúde para a população. Lutamos muito em prol dos Municípios do Vale do Ivinhema e tenho um carinho especial por Batayporã, pois aqui iniciei minha trajetória profissional, como odontóloga. Continuaremos a pleitear mais recursos e obras visando o bem estar dos batayporaenses e dos sul-mato-grossenses cumprindo assim o nosso papel de legislador e correspondendo a confiança a nós outorgada pela comunidade. Contem sempre com a Deputada DIONE HASHIOKA”, frisou.
Por sua vez, o Diretor Presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, destacou o importante papel desempenhado pela Deputada DIONE HASHIOKA, como representante do Vale do Ivinhema e o incansável trabalho que desenvolve na busca em atender as reivindicações da população. Da mesma forma, em sua fala, a Vice-Governadora, Simone Tebet ressaltou as qualidades de DIONE como representante da região no Parlamento Estadual e sua constante preocupação na melhoria da qualidade de vida, das comunidades que representa buscando as obras e recursos necessários para atender aos anseios das mesmas.

CASAS POPULARES
Em seguida foi à vez da inauguração e entrega das 30 casas populares dentro do Programa MS Cidadão – Casa da Gente do Governo Estadual em parceria com a União, através do Programa Minha Casa, Minha Vida e contrapartida da Prefeitura de Batayporã, denominado Conjunto Habitacional Antônio Olímpio Pinheiro. Cada unidade tem 35 metros quadrados de área construída, contando com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. Esta conquista teve também, a interferência de DIONE HASHIOKA atendendo reivindicações do Prefeito Edson Ibrahim e dos vereadores, que reforçou junto ao governador a solicitação feita pelos representantes do Município.

Ao usar a palavra, DIONE destacou o trabalho desenvolvido pelo Governador André Puccinelli, o qual em seu governo já construiu mais de 40 mil casas, dentre outras conquistas, através do trabalho sério e competente desenvolvido pelo deputado licenciado, que ocupa o cargo de Secretário Estadual de Habitação e Cidades, Carlos Marun. Frisou a importância de uma moradia, propiciando qualidade de vida e dignidade as pessoas. “Sinto-me feliz e com o sentido do deve cumprido, por enquanto, pois temos muito mais a fazer pela população de Batayporã, do Vale do Ivinhema e do MS. Continuaremos, junto aos Governos do Estado e Federal, a pleitear e buscar recursos a fim de possamos trazer as obras e serviços necessários em atendimento as necessidades e anseios de nosso povo. Sejam felizes em suas novas residências e contem sempre com a Deputada DIONE HASHIOKA”.

O Secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, salientou a conquista da população batayporaense conseguida por meio do trabalho sério, competente e incansável da união de esforços do prefeito, vereadores e da Deputada DIONE HASHIOKA.

A Vice-Governadora, Simone Tebet, destacou que “para a construção das 30 unidades habitacionais foram investidos mais de R$ 510 mil Reais, frutos da parceria entre os entes federativos. É o Governo do Estado investindo em moradia para as famílias sul-mato-grossenses. Para realização do sonho da casa própria a Administração Estadual tem consolidado parcerias com a União e as prefeituras de MS”. Ainda em sua fala, Simone anunciou outras obras para o Município, entre as quais o recapeamento da Rodovia 276, que liga Batayporã a Anaurilândia, anseio da população e reivindicada pelo prefeito e vereadores, a qual tem a intermediação de DIONE HASHIOKA junto ao governador.

Prestigiaram os eventos em Batayporã, o Prefeito e a 1ª Dama de Nova Andradina, José Gilberto e Joana D`Arc Bono Garcia; o Presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, Ver. Adriano Palopoli; o Comandante e Subcomandante do 8° BPM, Ten. Coronel Flávio Katume e Ten. Coronel, José Alves Neves, respectivamente; o Presidente da Câmara Municipal de Batayporã, Ver. Jorge Takahashi e vereadores; Padre Ibanor Zanatta, Pároco local; José Carlos Barbosa, Diretor Presidente da Sanesul e os secretários municipais, dentre outras personalidades.


CENTRO DE MEMÓRIA
DIONE HASHIOKA, visitou também, o Centro de Memória Jindríich Trachta, que conta e retrata a história de Batayporã. O local histórico implantando pela Família Trachta, pioneira e fundadora do Município preserva o patrimônio cultural da cidade, mostrando desde sua fundação propiciando a oportunidade para que os mais novos conheçam os fatos que marcaram a história  da cidade, resgatando sua trajetória política, econômica e social.

Escritório da Sanesul


Entrega das casas do Conjunto Habitacional Antônio Olimpio Pinheiro





Entrega das casas no Conjunto Habitacional Antônio Olimpio Pinheiro

Visita ao Centro de Memória Jindríinch Trachta

Deputada e o Pároco de Batayporã, Padre Ibanor Zanatta

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dione Hashioka reivindica obras e serviços para escola de Amandina

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira, 27 de outubro em Campo Grande, a deputada Dione Hashioka (PSDB), acompanhada do diretor Nelson Barbosa Mendes e da Coordenadora Edite Santos Mendes, da Escola Estadual Joaquim Gonçalves Ledo do Distrito de Amandina em Ivinhema reuniram-se com a Secretária Adjunta de Educação do Estado, Cheila Cristina Vendrami, reivindicando mais obras e ampliação dos serviços do núcleo educacional. Entre os pedidos estavam, a ampliação da cozinha e dos sanitários e instalações elétricas e hidráulicas da Escola que já tem 30 anos. A Deputada e os professores solicitaram informações também, sobre os trâmites para liberação de recursos para a reforma do colégio, prevista desde 2009. Conforme a Deputada, foram tratados assuntos referentes aos alunos que participam de programas sociais e que não poderão ter seus benefícios cortados caso estejam participando do projeto de período integral; a alimentação e necessidade de contratação de mais um coordenador. Desde setembro a Escola conta com o programa, ‘Mais Educação’ que proporciona período integral. Entre os cursos que podem ser oferecidos aos alunos do ‘Mais Educação’, consta até ‘maneiras de portar-se à mesa’. A escola já tem uma quadra coberta para atender as necessidades dos alunos. Participou também do encontro, a técnica em educação, Sandra Lopes.

Marcos Augusto

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dione Hashioka faz novas reivindicações para bombeiros de Ivinhema

A deputada Dione Hashioka (PSDB) conversou com o Comandante Geral dos Bombeiros do Estado, Coronel Ociel Ortiz Elias sobre a situação da unidade do Corpo de Bombeiros de Ivinhema. Conforme a Deputada, que ouviu também a Comandante da corporação, Capitã Tatiana e reivindicações da sociedade, através da Rádio Itapoã e do site Vale do Ivinhema, o remanejamento temporário de uma viatura causou a deficiência pontual na cidade, mas será resolvido de pronto. A deputada Dione Hashioka relatou a situação do corpo de Bombeiros de Ivinhema ao Comandante Ociel que despacha com a Capitã Tatiana na sexta-feira, 28 de outubro. Dione Hashioka está trabalhando para resolver a situação de uma outra viatura, uma Unidade de Resgate (UR) que está com problemas mecânicos, acelerando o processo de autorização de conserto para que o veículo volte a atender a população. “Com esses dois veículos a situação melhora até que novas viaturas cheguem, conforme já solicitamos”, disse a Deputada ao afirmar que, “em momento algum houve a possibilidade de fechamento da Unidade. Estou atenta ao atendimento às necessidades da corporação e reivindicando melhorias para que a população seja atendida à contento”. Os bombeiros de Ivinhema atendem também, além do distrito de Amandina, os municípios vizinhos. A deputada Dione Hashioka já solicitou outra viatura nova para o setor administrativo dos Bombeiros ivinhemenses.  O aparelhamento e o bom atendimento dos soldados do Corpo de Bombeiros, assim como de todo atendimento público, sempre foi uma preocupação da Deputada que está à disposição dos municípios para qualquer reivindicação que vise o bem estar dos munícipes.

Marcos Augusto

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Odontólogos são homenageados por Dione Hashioka em Sessão Solene


Cinco cirurgiões dentistas de Mato Grosso do Sul foram homenageados pela Assembleia Legislativa em uma Sessão Solene proposta pela deputada Dione Hashioka (PSDB), 2ª vice-presidente da Casa de Leis. O evento lembra o ‘Dia do Dentista’, comemorado em 25 de outubro, data em que, no final do século 18, houve o reconhecimento dos primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil. “É com muita satisfação que eu e a deputada Mara, odontólogas como vocês, temos o privilégio de, eleitas pelo povo para representá-los, poder neste dia festivo, fazer esta justa homenagem”, disse Dione Hashioka durante a homenagem aos odontólogos de todo o Estado. Cinco profissionais receberam a Comenda do Mérito Legislativo durante a Sessão. “Nós, em nosso Estado, temos ótimos odontólogos ocupando cargos públicos. Estamos aqui para homenagear os nossos colegas que fazem a diferença.
É uma data muito importante, não só para os odontólogos, mas para todos os sul-mato-grossenses”, destacou a Deputada afirmando também que a atenção do Governo Federal para com o Estado “é graças à competência dos nossos representantes na esfera estadual e Federal”.
A Deputada, ao lembrar o Fórum realizado no dia anterior na Assembleia Legislativa e os dados das ações em favor da odontologia no País, elogiou o Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal afirmando que em 2003, 70 por cento da população eram de desdentados total e para reparar essa mutilação surgiu o programa que tem uma meta ousada de oferecer tratamentos especializados como endodontia, ortodontia, implantodontia, periodontia, prótese, tratamento das neoplasias, atendimentos a portadores de necessidades especiais. “Não podemos deixar de enaltecer também o Governo do Estado, na pessoa do governador André Puccinelli, por ser um dos únicos Estados da federação a dar a contrapartida estadual para uma melhor atenção ao usuário”, afirmou Dione Hashioka. Entre os homenageados, o presidente do CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), Francisco Carlos Grilo. “Me sinto extremamente feliz.
Isso para mim hoje é um sonho, já que estou recebendo essa homenagem na Casa de Leis do meu Estado de coração. Estou muito feliz”, ressaltou Grilo. O coordenador nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Junior, também recebeu a Comenda do Mérito Legislativo. Ele aproveitou para destacar os avanços alcançados pelo Governo Federal com o Programa Brasil Sorridente, por meio do qual mais de 80% das cidades brasileiras já contam com uma equipe de saúde bucal. “Me sinto honrado com essa homenagem. É um bom sinal para a odontologia brasileira e para Mato Grosso do Sul que é um Estado com tradição na odontologia, tem ótimas referências na área”, concluiu Pucca. O cirurgião dentista Hamilton Rodrigues dos Santos disse que não esperava pela homenagem.
“Para mim foi uma surpresa. Sinto-me muito lisonjeado com a iniciativa da deputada Dione Hashioka”. Receberam ainda a Comenda do Mérito Legislativo os cirurgiões dentistas José Rodrigues de Almeida Batista, que já foi presidente do CRO/MS, e Dalva Pereira Terra. Participaram da solenidade, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Morilhas; o ex-presidente e atual tesoureiro do CRO, Silvano Silvestre; o Procurador de Justiça, Hudson Shiguer Kinashi; o coordenador da ABO, Paulo César Ojeda; profissionais da odontologia e a deputada Mara Caseiro que também é cirurgiã dentista. A dupla ‘Pedro e Ângelo’, composta por irmãos campograndenses, sendo um dentista e o outro engenheiro, interpretou o Hino Nacional Brasileiro no início do evento, cantou músicas regionais no encerramento e conquistou o público.
Marcos Augusto

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Deputada participa de ato de abertura da semana do servidor

A deputada Dione Hashioka (PSDB), 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa e autora da Lei 241/09 que institui o Dia do Assessor Parlamentar comemorado nesta semana, participou do ato de abertura dos festejos da 13ª Semana Cultural do Servidor no saguão da Assembleia Legislativa.
Acompanhada de deputados, entre eles o Presidente, deputado Jerson Domingos e servidores do Poder, Dione Hashioka assistiu apresentações de dança e do Coral da Assembleia.
Dione Hashioka que integra a Mesa Diretora da Casa desde a legislatura passada, afirmou que o trabalho da Mesa é valorizar o servidor que é peça principal no Legislativo, prova disso é a aprovação recente do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, uma conquista do servidor.
O presidente do Sisal/MS (Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de MS), Nailor Vargas, parabenizou os funcionários pelo Dia do Servidor e agradeceu aos deputados pela aprovação e implantação do PCCV. Conforme Nailor, o Plano começa a vigorar em janeiro de 2012 e com isso, a vida financeira dos servidores ficará mais equilibrada. No Saguão da Casa de Leis, uma exposição mostra o trabalho manual dos servidores incluindo maquiagens, produtos gastronômicos e arte em tecido e até ferro, tem também, apresentações musicais entre outras.

Marcos Augusto

Assembléia realiza Fórum sobre Saúde Bucal

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde de segunda-feira, 24 de outubro, o I Fórum “A Política na Valorização da Odontologia e na Prevenção da Saúde Bucal" voltado aos profissionais de odontologia do Estado. A proposta do evento foi da deputada Dione Hashioka (PSDB), segunda-vice-presidente do Parlamento Estadual. Os palestrantes foram: o coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Junior; o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Morilhas e o Coordenador de Saúde Bucal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Kanamata. O Presidente do CFO parabenizou a iniciativa da deputada Dione Hashioka pela realização do Fórum em favor da classe. “A odontologia nunca esteve tão em evidência como hoje. Graças a ações como esta a odontologia está crescendo e vai crescer mais ainda.
Tenha certeza que seu mandato, como Deputada Estadual, nos orgulha”, Disse Morilhas. Gilberto Pucca falou sobre o avanço da Odontologia e as ações conjuntas e fatos concretos dos governos Federal, estadual e municipal no Serviço Público. Segundo ele, entre as principais ações que levaram aos avanços destaca-se o processo de fluoretação das águas, a reorganização da Atenção Básica de Saúde e dos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas). “Se fizermos as coisas bem feitas hoje, vamos ter grandes resultados amanhã e é isso que a odontologia vem mostrando”, afirmou Pucca. No levantamento, de 2003 para 2009, o número de equipes de saúde bucal saltou de 4.261 para 20.056, o que elevou a cobertura do serviço de 22 milhões para 70 milhões de pessoas.
Atualmente, 87% dos municípios contam com a atuação das equipes de dentistas do programa. Conforme Pucca, o grande desafio da odontologia é reconhecer a profissão como instrumento de necessidade essencial. “É importante que a sociedade brasileira veja a odontologia como prioridade para construirmos a saúde bucal como direito fundamental para a cidadania e esse debate é importante para fazer disso uma realidade. A saúde bucal é um direito de todos, independente de quanto dinheiro tenham no bolso”, disse.
Ailton Morilhas, falou sobre a participação Política na valorização do Profissional de Odontologia. Sobre os investimentos públicos no Estado, afirmou que o governador André Puccinelli olha muito para a saúde, desde quando era Prefeito e continua. Mato Grosso do Sul é um dos estados que cumprem a lei e investem o que determina a lei na saúde pública. Marcelo Kanamata, discorreu sobre as ações do Estado no que se refere a Saúde Bucal. Afirmou que a população do Estado recebe hoje todo tipo de tratamento odontológico gratuito pelo SUS, desde prevenção até a reabilitação de doenças da cavidade bucal e cerca de 60% da população conta com atendimento da Atenção Básica de Saúde, além de ter disponível a rede de CEOs, com 15 centros em funcionamento e outras quatro em fase de implantação.  Segundo os dados apresentados no Fórum, Mato Grosso do Sul avançou na prevenção e controle de problemas relativos à saúde bucal. Grande parte dos avanços conquistados nos últimos anos é reflexo do Programa Brasil Sorridente, implantado em 2003, pelo Governo Federal.
De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, hoje, em torno de 445 equipes do programa atendem mais de 2 milhões de pessoas no Estado, o que significa uma cobertura de 65% da população. A deputada Dione Hashioka, que também é dentista, falou da importância do debate para mais conquistas. “É importante discutir a saúde bucal visto que há sete anos, 70 por cento da população brasileira era de desdentados totais e, graças às políticas dos governos federal e estadual, esta mutilação está sendo reparada e em ritmo acelerado”, afirmou. Dione Hashioka ressaltou a valorização dos cirurgiões dentistas e aproveitou para parabenizá-los pela data comemorativa da profissão (25 de outubro). Após as palestras os participantes interagiram com os palestrantes e esclareceram dúvidas sobre os assuntos tratados. Participaram do evento, presidente do conselho regional de odontologia, Dr. Francisco Carlos Grilo; a deputada Mara Caseiro; o tesoureiro do CRO, Silvano Silvestre; professores, entre outros profissionais da odontologia. O evento foi realizado no Plenário Júlio Maia na Assembleia Legislativa.

Marcos Augusto

Dione e Roberto Hashioka agradecem coordenador da Funasa por obras em Casa Verde

A deputada Dione Hashioka (PSDB) e o ex-prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, Diretor-Presidente da Agepan, reuniram-se com o Coordenador Regional da Fundação Nacional de Saúde - Funasa, Flávio de Brito, na manhã desta segunda-feira, 24 de outubro. Durante o encontro eles agradeceram o Coordenador por atender solicitação da Deputada sobre a implantação de obras de saneamento no distrito de Nova Casa Verde. Nesse sentido, a Funasa já iniciou processo licitatório visando a elaboração de projeto técnico para instalação de rede de esgotamento sanitário e estação de tratamento. Conforme a Deputada, após aprovado o projeto, a Funasa alocará recursos a fundo perdido em parceria com o poder público municipal. Toda a área urbana de Nova Casa Verde deverá ser atendida com a rede de esgoto. Dione e Roberto Hashioka solicitaram também, o envio de técnicos da Fundação para o levantamento do sistema de água potável no assentamento da Fazenda Teijin. Segundo a deputada Dione Hashioka com esta ação a Funasa poderá resolver os problemas de falta de água no assentamento. Conforme Flávio de Brito, que já se comprometeu em enviar os técnicos o mais rapidamente possível, os estudos definirão se há a necessidade da perfuração de mais poços ou a instalação de reservatórios de água com maior capacidade. Dione Hashioka lembrou que o trabalho exemplar dos assentados provocou um aumento da demanda. A Deputada aproveitou a audiência para convidar Flávio de Brito para a solenidade de entrega oficial do Distrito de Nova Casa Verde para o Município de Nova Andradina que acontecerá no dia 18 de novembro. Com a doação oficial, Nova Casa Verde poderá recebe mais investimentos melhorando a vida dos cidadãos do Distrito.
Marcos Augusto

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Celebração Eucarística marca o início da Semana do Servidor na AL

Durante toda a semana os servidores do Poder Legislativo estadual terão eventos que marcam o Dia do Servidor e o Dia do Assessor Parlamentar. O Dia do Assessor Parlamentar foi instituído pela lei 241/09, de autoria da deputada estadual Dione Hashioka (PSDB). Nesta segunda-feira, 24 de outubro, uma Missa marcou o início das comemorações. A celebração organizada pela deputada Dione Hashioka é mensal e acontece no Plenarinho do Poder mas, neste mês, providencialmente a Missa, que foi celebrada pelo padre Roberto, aconteceu no saguão da Casa de Leis e contou com a presença de grande número de servidores e convidados. O padre Roberto disse que, “por conta da rotina, os servidores tendem facilmente a se desgastar. É preciso que invoquem o nome do Senhor para renovarem as forças. A quem pede com fé, Deus concede um novo olhar e Jesus representa este novo olhar”.
Ao final da Missa, a deputada Dione Hashioka cumprimentou os servidores e em sua mensagem final desejou que “Deus nos dê os dons do vosso Espírito para sermos vencedores nas provações, fortes na dor e sensíveis às pessoas que sofrem”. Sobre o Dia do Assessor Parlamentar Dione Hashioka disse que “o objetivo é homenagear e reconhecer a importância do papel do assessor parlamentar na sua missão de auxiliar direto do trabalho que cada deputado executa no dia a dia de seu mandato. Trata-se de um profissional indispensável não só nas atividades rotineiras dos gabinetes, mas fundamental nos trabalhos de assessoramento de plenário, nas comissões temáticas, audiências públicas e nas representações externas”. Conforme o cronograma de eventos, durante a semana acontecerá exposição de artesanatos no saguão, palestras, shows com servidores, entre outras atrações. As comemorações não atrapalharão o andamento dos trabalhos legislativos.

Marcos Augusto 


Assembléia realiza hoje Fórum sobre Saúde Bucal

A Assembleia Legislativa estará promovendo, na tarde desta segunda-feira, 24 de outubro, o I Fórum “A Política na Valorização da Odontologia e na Prevenção da Saúde Bucal" voltado aos profissionais de odontologia do Estado.  Conforme informou a deputada Dione Hashioka (PSDB), proponente do Fórum, durante toda a tarde três palestrantes estarão discutindo temas sobre o assunto. Os conferencistas são: o coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Junior; o presidente do CFO (Conselho Federal de Odontologia), Ailton Morilhas; e o coordenador de Saúde Bucal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Kanomata. O evento começa às 13 horas no Plenário Júlio Maia na Assembleia Legislativa.

Marcos Augusto

sábado, 22 de outubro de 2011

Deputada participa de conferência para as mulheres em Campo Grande

 A deputada Dione Hashioka (PSDB), segunda-vice-presidente da Assembleia Legislativa representou o Parlamento estadual na III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada no ultimo sábado, 22 de outubro, em Campo Grande. O evento foi promovido pela Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher do Governo do Estado, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Participaram da cerimônia de abertura, entre outras autoridades e convidados, a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, vinculada à Secretaria de Estado de Governo, Carla Stephanini, e a coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres, Tai Loschi, responsáveis pela organização da conferência estadual; a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tânia Garib; a Coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Estado de Governo de Mato Grosso do Sul (Cppir/Segov/MS), Raimunda Luzia de Brito; a Superintendente de Políticas Pública para a Mulher de Nova Andradina, Joseli Chuli, acompanhada de várias representantes de  órgãos de defesa de classes do Município; a Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves, que palestrou sobre o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres como contribuição para a erradicação da extrema pobreza que é um dos objetivo da conferência.
Dione Hashioka elogiou a riqueza de informações da palestrante que forneceu subsídios para o conhecimento geral das centenas de pessoas de todo o Estado que participaram da Conferência. Segundo a Deputada as conferências sempre se estabelecem em uma extensa ferramenta de aprendizagem. “Parabéns a todas vocês mulheres que, se estão aqui, é porque querem fazer a diferença, são guerreiras em seus municípios e contribuem para fortalecer a política pública para as mulheres”. Carla Stefanini parabenizou a deputada Dione Hashioka pelo trabalho parlamentar e por estar sempre apoiando as ações e políticas de apoio à mulher em Mato Grosso do Sul. Outro objetivo da Conferência é discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero e para o exercício pleno da cidadania das mulheres brasileiras.
Após o almoço, servido no local, as conferencistas participaram de mesas redondas e grupos de Trabalho e selecionaram propostas anteriormente discutidas nos municípios para serem levadas à Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que acontecerá entre os dias 12 e 15 de dezembro em Brasília.  Em Mato Grosso do Sul, foram 27 municípios envolvidos na discussão a elaboração de planos municipais, e criação e fortalecimento de organismos de políticas para as mulheres. Em Nova Andradina, por exemplo, a Conferência aconteceu em 22 de agosto e envolveu os municípios vizinhos. Ao todo, 20 propostas votadas pelas delegadas da III Conferência Estadual, serão encaminhadas para análise em Brasília.

Marcos Augusto

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dione Hashioka participa de audiência pública sobre questões indígenas

Foto ALMS
As disputas por terras em Mato Grosso do Sul reuniu na quinta-feira, 20 de outubro, deputados estaduais, representantes de entidades indígenas e de proprietários rurais em uma audiência pública na Assembleia Legislativa. A deputada Dione Hashioka (PSDB), vice-presidente da Comissão que discute o tema “Terra: vida e paz no campo”, disse que o encontro serviu para analisar mais detalhadamente uma proposta que propõe ao Governo a criação do Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas de Mato Grosso do Sul - Fepati/MS. De acordo com a proposta, o Fepati seria vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura e iria captar recursos financeiros para aquisição de terras de propriedades particulares consideradas indígenas destinadas aos assentamentos de famílias indígenas. A deputada Dione Hashioka é parceira na proposta do deputado Laerte Tetila. Os recursos, segundo os proponentes, viriam de contribuições de empresas, transferências da União, juros bancários, contribuições de entidades e doações. Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Indígena Urbana, Enio de Oliveira Metelo, a proposta pode ser a solução para um problema que se arrasta há anos. “Toda a violência existente entre índios e produtores e os problemas que atingem as comunidades indígenas como o uso de drogas e álcool são consequências desse impasse”, afirmou. Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do País. São cerca de 60 mil índios, sendo 10 mil em Campo Grande. Os conflitos fundiários abrangem por volta de 40 áreas em todo o Estado. Famasul é favorável ao projeto. Conforme o pecuarista e diretor-secretário da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Dácio Queiroz, o Fepati garante segurança jurídica aos proprietários rurais, ao mesmo tempo, traz dignidade aos povos indígenas. A deputada Dione Hashioka também defendeu o projeto afirmando que, “só queremos encontrar soluções para o impasse e evitar transtornos e confrontos entre índios e produtores rurais”.

Marcos Augusto

Dione Hashioka acompanha criador de búfalos em audiência na Seprotur

Bubalinocultores de Mato Grosso do Sul movimentam a atividade que ganha novos adeptos e investem no setor. Prova disso são as reuniões ocorridas nas secretarias de Governo visando incrementar o segmento no Estado. Na ultima quarta-feira, 19 de outubro, a deputada Dione Hashioka (PSDB) e o produtor rural Eduardo Heick, estiveram reunidos com a Secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa Dias discutindo as ações do estado em favor da categoria. Eduardo Heick é presidente da Fundação Centro Tecnológico de Búfalos e Desenvolvimento Agropecuário, cria búfalos há 42 anos, produz cerca de 1,2 mil litros de leite por dia e está buscando apoio do Governo para realizar no Estado, um Encontro Nacional de Bubalinocultores. Em Nova Andradina, vários produtores rurais estão criando búfalos há vários anos, atividade que já ganhou adeptos em vários municípios do Estado. Em Batayporã um laticínios já produz queijos feitos a partir do leite de búfalas. Vários produtores já investem pesado na criação de búfalos, um negócio considerado rentável considerando que as despesas são as mesmas do nelore e o búfalo é mais resistente à doenças. Conforme os produtores, a raça se adapta praticamente a qualquer ambiente e são mais dóceis que o nelore. Os criadores informam que a carne de búfalo tem 40% menos colesterol, 55% menos calorias, 11% mais proteínas e 10% mais minerais. O leite também é melhor. Somente oito litros de leite são usados para fazer um quilo de mussarela. No caso do leite tradicional são necessários 12 litros. Conforme Eduardo Heick, recentemente, em uma exposição nacional, 13 búfalas de Nova Andradina ficaram entre as 15 melhores vacas em produção de leite no País. O Município já exporta matrizes fêmeas para a Venezuela, Tailândia e Argentina. A deputada Dione Hashioka disse que “vida saudável é o anseio de todos e incentivar a bubalinocultura é nossa contribuição”.

Marcos Augusto

Dione Hashioka cumprimenta Cassems pela aquisição de prédio de hospital em Nova Andradina

A deputada Dione Hashioka (PSDB) cumprimentou, através de mensagem, a diretoria e beneficiários da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul - Cassems, pela aquisição do prédio da Santa Casa de Nova Andradina onde a entidade já atuava desde 2005. Segundo a Cassems, o objetivo da aquisição é ampliar o atendimento, regionalizando a saúde no Estado uma vez que é o quarto hospital próprio da entidade. A solenidade que oficializou a compra do prédio aconteceu na noite da ultima quarta-feira, 19 de outubro, e contou com a presença do Presidente da Cassems, Ricardo Ayache; do vereador Adriano Palópoli; do Secretário de Saúde do Município, Tito José; do ex-prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, entre outras autoridades. Em sua mensagem a deputada Dione Hashioka disse que a aquisição é mais um passo da entidade que cresce a cada dia, e mais uma vitória dos servidores públicos. As ações transformaram a assistência médica aos servidores que hoje tem um dos melhores planos de saúde do País. A Deputada disse também que a Cassems adquire um dos hospitais pioneiros em Nova Andradina, a Santa Casa, “que surgiu graças ao empreendedorismo da família Moura Andrade e seguiu, nos últimos tempos, trabalhando pela saúde no Município, através da arrojada administração do imbatível Antônio Fernando de Moura Andrade – Nando - e que, com sua competência e vontade interior, equipou, até mesmo com recursos próprios, um hospital que primou pelo bom atendimento, inclusive com ações filantrópicas”. Conforme Dione Hashioka,  Santa Casa recebeu, já há alguns anos, o reforço da Cassems que, com essa aquisição, com a tranquilidade do prédio próprio, certamente oferecerá aos servidores públicos um reforço maior no atendimento, desenvolvendo cada especialidade médica, traduzindo-se em mais agilidade e conforto para a população e ampliando o leque de possibilidades aos usuários. A Deputada lembrou que a Cassems já anunciou a pretensão de construir um grande hospital próprio em Campo Grande. Uma obra gigantesca que deverá ficar pronta em três anos, aumentando o atendimento em todas as especialidades como já vem fazendo. Recentemente a Cassems adquiriu um ônibus com equipamentos de oncologia inclusive com um centro para pequenas cirurgias, para atender a população que mora em cidades mais distantes visando diagnosticar precocemente principalmente o câncer de mama. “O Ônibus da Saúde é um exemplo da preocupação da diretoria para com os seus segurados assim como os programas que estimulam os servidores a ter uma vida mais saudável, além de muitos outros programas”, afirmou Dione Hashioka. A Cassems tem 73 unidades de atendimento em todo o Estado, mais de 2 mil profissionais de saúde em praticamente todas as áreas médicas.

Marcos Augusto

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Deputada representa o Legislativo no congresso sobre Penas Alternativas

A deputada Dione Hashioka (PSDB) participou da abertura oficial e da palestra inicial do VII Congresso Nacional de Alternativas Penais (Conepa) que começou na noite da ultima quarta-feira (19) em Campo Grande. A Deputada, que é segunda-vice-presidente da Assembleia Legislativa representava o Parlamento sul-mato-grossense. O evento é realizado pelo Governo do Estado através da Subsecretaria da Mulher e da Promoção à Cidadania juntamente com a coordenação geral de Programa de Fomento às Penas e Medidas alternativas, do Ministério da Justiça. O tema desta edição é: “Alternativas Penais: a construção de uma política pública” e acontece durante três dias no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O evento contou ainda com a presença da presidente da Comissão Nacional das Penas e Medidas Alternativas (Conapa), Fabiana Costa Oliveira Barreto; da sub-secretária da Mulher e da promoção da Cidadania, Carla Stefanini; do Secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini; o Desembargador João Carlos Brandes Garcia, entre outros. O Congresso é voltado aos estudantes e profissionais da área. O objetivo é debater temas centrais sobre a realidade nacional da execução penal alternativa, visando produzir as bases estratégicas e as diretrizes fundamentais de uma política sustentável de fomento às penas e medidas alternativas no Brasil, em parceria com os Estados, por meio das instituições que compõem o sistema de justiça - Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Legislativo e Executivo e sociedade civil. Entre os homenageados durante o evento estava o desembargador Rêmolo Letteriello. Palestrantes renomados participaram do evento e entre eles, o doutor em criminologia da Universidade de Montreal no Canadá, Álvaro Pires que usou o tema “Por que é tão difícil construir uma política de alternativas penais”; o desembargador de Mato Grosso do Sul, Romero Osme Dias Lopes (justiça consensual como fim político criminal); o superintendente de Segurança Pública da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), delegado de Polícia André Matsushita (A vítima no sistema de justiça: proteção, reparação e protagonismo); a advogada e professora, doutoranda em Direito Penal da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Maria Grabiela Peixoto, e a doutora em Sociologia da Educação pela USP e membro da Escola de Perdão e Reconciliação da Colômbia, Petronella Maria Boonem, também participam. O evento já aconteceu em seis estados brasileiros: Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Amazonas, Goiás e Bahia.

Marcos Augusto

Dione Hashioka solicita readequação da rotatória em Nova Casa Verde

A deputada Dione Hashioka (PSDB) reuniu-se com o Superintendente do DNIT em Mato Grosso do Sul, Engenheiro Marcelo Miranda Soares, na tarde da ultima quarta-feira, 19 de outubro. Entre os assuntos tratados pela Deputada constou a redução da circunferência da rotatória recentemente construída na junção da MS- 134 com a BR-267 no Distrito de Nova Casa Verde.
Conforme informações dos moradores e os números oficiais, em pouco tempo vários acidentes com tombamento de caminhões foram registrados na rotatória. Segundo a Parlamentar os motoristas de carretas e bi-trens, muito comuns na região, encontram dificuldade para fazer duas curvas seguidas causando o movimento brusco na carga e o tombamento. Dione Hashioka solicitou a Marcelo Miranda a readequação da rotatória aumentando o traçado para evitar mais acidentes e prejuízos especialmente aos caminhoneiros.  O Superintendente do DNIT vai solicitar dados sobre os acidentes para estudar a necessidade e extensão da obra.
Marcos Augusto

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Distrito de Nova Casa Verde será entregue oficialmente em novembro

A deputada Dione Hashioka (PSDB) anunciou nesta quarta-feira, 19 de outubro, a entrega oficial do distrito de Nova Casa Verde ao Município de Nova Andradina. Conforme a Deputada, toda a área urbana do Distrito ainda pertence ao Incra. Dione Hashioka trabalha, desde 2007 pela doação da área ao Município para que obras de infra-estrutura e outros benefícios possam ser realizados no antigo assentamento. Em meados de setembro ultimo, Dione Hashioka, acompanhada do Prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia e representantes da comunidade do Distrito, estiveram conversando com o recém-empossado superintendente regional do Incra, Celso Cestari Pinheiro, na sede do órgão em Campo Grande quando solicitaram agilidade no processo de doação que, devido às trocas de superintendentes, vem prolongando-se desde o início da década passada.

Deputada Dione e Celso Cestari

ENTRAVES - Quando o então prefeito Roberto Hashioka iniciou o processo solicitando a doação. Na época, o superintendente do Incra era Celso Cestari. Roberto Hashioka e Dione Hashioka, e posteriormente a Deputada com o prefeito Gilberto Garcia, acompanhados de lideranças da região, estiveram por diversas vezes, no Incra reivindicando a doação, fornecendo documentos exigidos e cumprindo as exigências do órgão. Com o retorno ao cargo, em agosto deste ano, Celso Cestari reafirmou o interesse em acelerar e resolver a questão em poucos dias. A DATA - Segundo a deputada Dione Hashioka a data da entrega oficial está marcada para o dia 18 de novembro próximo. A situação atual de Nova Casa Verde impede que a Prefeitura promova programas e projetos no Núcleo Urbano que tem atualmente cerca de três mil habitantes, sem contar a zona rural. Dione Hashioka recebeu a confirmação da entrega oficial do Distrito ao Município com grande entusiasmo. “Agora a população finalmente receberá a atenção que merece. É uma vitória de toda a comunidade e um marco rumo ao desenvolvimento do Distrito”, comemorou Dione Hashioka.

Marcos Augusto