sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Deputada participa dos festejos dos 190 anos do CMO e 9ª RM

 A manhã desta sexta-feira, 30 de setembro, foi festiva no Comando Militar do Oeste - CMO. Os militares e civis convidados comemoraram os 190 anos de criação do CMO e da 9ª Região Militar, cuja data oficial é neste sábado, 1º de outubro, data da criação do Governo das Armas da Divisão de Mato Grosso, ocorrida em 1821. A deputada Dione Hashioka (PSDB), 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, participou do evento, representando o Parlamento sul-mato-grossense. O CMO atende Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e abrange uma área superior a um milhão de quilômetros quadrados, ou seja, cerca de 15% do território brasileiro com elevado potencial econômico e ambiental, mantendo fronteiras com o Paraguai e Bolívia e englobando o Pantanal.  É constituído pela 9ª Região Militar, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Dourados/MS), 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (Cuiabá/MT) e 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Corumbá/MS). O CMO tem cerca de 14 mil soldados, distribuídos em organizações militares blindadas, mecanizadas e motorizadas, além de tropas diferenciadas como de engenharia e de aviação.
Dione Hashioka compôs o dispositivo de autoridades junto com o Comandante do CMO, General João Francisco Ferreira e assistiu à entrega de medalhas e diplomas a personalidades civis e militares e ao desfile das tropas do exército.  As comemorações começaram na Assembleia Legislativa na noite de quinta-feira, 29 de setembro, em uma Sessão Solene alusiva ao aniversário e que foi proposta pela deputada Dione Hashioka quando foram homenageados os militares que participaram da missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti. No mesmo evento o General da reserva Sérgio Pedro Coelho Lima foi agraciado com o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Marcos Augusto

Militares que participaram de missão no Haiti são homenageados na AL


Durante a Sessão Solene em comemoração aos 190 anos do CMO (Comando Militar do Oeste), ocorrida na noite de quinta-feira, 29 de setembro, a 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Dione Hashioka (PSDB), fez uma homenagem aos 77 militares sul-mato-grossenses que participaram da missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti. Para cada um dos militares que integraram o 14° Contingente da Companhia de Estabilização das Nações Unidas (BRAENGCOY) foi entregue um troféu simbolizando o reconhecimento do Poder Legislativo pelo trabalho desenvolvido. Eles atuaram por seis meses na missão de paz no Haiti. “Trata-se de um reconhecimento público a estes homens que levaram paz para fora do País. Em terras haitianas, eles levaram o valor da solidariedade, marca do povo brasileiro”, afirmou a Deputada ao lembrar que “a presença de nossas forças armadas nas missões da ONU, confirma a confiança que os organismos internacionais depositam no Exército Brasileiro, o que muito nos orgulha”.
A tropa, conforme afirmou a Parlamentar, teve a missão de manter a segurança e ajudar na reconstrução do Haiti. Desde o início da operação brasileira naquele País, em 2004, duas vezes por ano o contingente é substituído. Hoje, 1.855 militares estão no Haiti e formam o maior contingente brasileiro enviado ao exterior desde a 2ª Guerra Mundial. O Conselho de Segurança da ONU autorizou o envio de força militar na missão de paz para garantir a estabilidade no País após a queda do ex-presidente Jean Bertrand Aristide. Os brasileiros têm a missão de consolidar um efetivo que substituísse a Força Multilateral Interina formada por Estados Unidos, Canadá, França e Chile.
Mais contingentes de militares foram enviados em janeiro de 2010, quando o Haiti passou por outra tragédia com um terremoto atingindo o País, provocando uma série de mortes, feridos e desabrigados. Casas, comércios e prédios desabaram, inclusive o Palácio Presidencial da capital Porto Príncipe. “No Haiti tivemos a vivência de uma missão real. Nos deparamos com uma situação de calamidade e colocamos em prática o que aprendemos no Exército Brasileiro. Foi uma importante experiência profissional“, afirmou o major Luciano Rodrigues. Participaram do evento, o Comandante do CMO, General João Francisco Ferreira, o deputado Cabo Almi; General de Brigada Paulo Sérgio Nogueira; o Coronel da Polícia Militar, Geraldo Orti, o General da reserva Sérgio Pedro Coelho Lima que recebeu o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense; o contra-almirante Márcio Ferreira de Melo, comandante do 6º Distrito Naval em Ladário; o Diretor-Presidente da Agência Estadual de Regulação e Serviços Públicos, Roberto Hashioka; entre outras autoridades e convidados.
Marcos Augusto/ALMS

Deputada Dione Hashioka entrega Título de Cidadão ao General Lima

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por proposição da 2ª vice-presidente, Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB), realizou na noite de quinta-feira (29 de setembro), Sessão Solene em comemoração aos 190 anos do CMO (Comando Militar do Oeste) quando a Parlamentar entregou ao General da reserva Sérgio Pedro Coelho Lima o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Conforme a Deputada, o General conheceu o Brasil por inteiro.  “Se a ativa lhe impunha o dever de seguir para onde mandado, a reserva lhe atribuiu a faculdade de escolher para onde ir, e ele escolheu Mato Grosso do Sul”, disse Dione Hashioka ao lembrar também que o General vivenciou nos postos de capitão, major e coronel a harmonia gratificante de servir e, depois de passar por Bela Vista e Três Lagoas, escolheu morar na nossa Capital. O General da reserva Sérgio Pedro Coelho Lima recebeu o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense das mãos da deputada Dione Hashioka. Sérgio Lima ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras na década de 50 e tornou-se aspirante a oficial da Arma de Cavalaria. Foi designado para servir em Bela Vista (MS), onde permaneceu até 1965. Em Três Lagoas, foi subcomandante do 1º Esquadrão do 4º Regimento de Cavalaria Motorizado. Lá criou o Círculo Militar. Nos postos de capitão e major, atuou na então 4ª Divisão de Cavalaria, em Campo Grande e como coronel, serviu no CMO. Em 1988, foi designado para a missão de oficial de ligação junto à Escola de Estado Maior dos Estados Unidos. Novamente voltou a Bela Vista para comandar o 10º Regimento de Cavalaria. Promovido a general, foi designado para atuar na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados.
Sérgio Lima possui outras experiências importantes, como subsecretário de Ciência e Tecnologia e presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Hipismo e professor. “Este reconhecimento me deixa extremamente envaidecido. Através do Exército Brasileiro, pude me aproximar do povo sul-mato-grossense, por quem me apaixonei. Por isso, escolhi esta terra para viver com minha família”, afirmou o General Lima. Os 190 anos do CMO e da 9ª Região Militar são comemorados neste sábado, 1º de outubro. Conforme a história, a presença militar na fronteira Oeste funde-se com a própria história da região, com registros que remontam ao século XVIII. Em 1º de outubro de 1821, foi criado o Governo das Armas da Província de Mato Grosso, considerada a organização que originou o CMO e a 9ª Região Militar. “Estamos honrados por esta grande homenagem do Poder Legislativo. Para nós, militares esta data tem um significado especial, pois não só o Comando Militar do Oeste comemora 190 anos, mas também a 9ª Região Militar”, disse o general João Francisco Ferreira, comandante do CMO. Participaram também do evento, o deputado Cabo Almi; General de Brigada Paulo Sérgio Nogueira; o Diretor-Presidente da Agência Estadual de Regulação e Serviços Públicos, Roberto Hashioka; o contra-almirante Márcio Ferreira de Melo, comandante do 6º Distrito Naval em Ladário; o Coronel da Polícia Militar Geraldo Orti, entre outras autoridades e convidados.
Marcos Augusto/ALMS

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

AL homenageia militares que cumpriram missão no Haiti e entrega Título de Cidadão


Militares da força de paz em 2010

Em Sessão Solene que acontece na noite desta quinta-feira, 29 de setembro, a Assembleia Legislativa presta homenagem especial aos militares que integraram a força de paz no Haiti em 2011. Na mesma Sessão, o General da Reserva Sérgio Pedro Coelho Lima, receberá o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. A Sessão foi proposta pela deputada Dione Hashioka (PSDB), segunda-vice-presidente da Casa de Leis. Ao todo serão homenageados, 77 militares do Comando Militar do Oeste que prestaram relevantes serviços ao povo haitiano durante seis meses. Antes mesmo do terremoto que devastou aquele País, os militares brasileiros trabalham na região, intensificando a participação depois da catástrofe. A Deputada lembrou que as homenagens são, antes de mais nada, um reconhecimento aos bravos militares que deixaram seus lares para, em solo de uma outra Nação, prestar atendimento a uma população que vive severas dificuldades e a um outro grande comandante que deixou falar mais alto seu coração e fincou raízes no nosso Mato Grosso do Sul depois de um trabalho exemplar para a soberania do Estado  e da Nação. A Sessão está marcada para as 19 horas.
Marcos Augusto

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Executiva do PSDB discute estruturas internas do partido

A Executiva estadual do Partido da Social Democracia Brasileira reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 26 de setembro, na sede do Partido em Campo Grande quando falaram sobre vários assuntos estruturais. As eleições de 2012 e as filiações em todo o Estado foram os principais assuntos. A deputada Dione Hashioka participou da reunião que tratou também sobre a nova composição do Instituto Teotônio Vilela, órgão responsável pela organização de cursos, palestras e simpósios, e falaram sobre o preenchimento das vagas deixadas pela ex-senadora e atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Marisa Serrano e do Senador Antônio Russo. Os tucanos fizeram uma análise do trabalho que está sendo realizado em todos os municípios do Estado com novas filiações visando as próximas eleições municipais. Dione Hashioka lembrou que o PSDB poderá ter cerca de 40 candidatos a prefeito e 11 vices incluindo a Capital. Reinaldo Azambuja, mais uma vez manifestou a disposição de candidatar-se a Prefeito de Campo Grande. O PSDB, que já tem cerca de 28 mil filiados em todo o Estado, pretende chegar às próximas eleições com aproximadamente 45 mil tucanos.
Marcos Augusto

Em Nova Andradina Dione participa de eventos e desenvolve ações

No último Sábado, 24, a Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA (PSDB), juntamente com o marido, Eng°. Roberto Hashioka, ex-Prefeito de Nova Andradina e atualmente respondendo como Presidente da AGEPAN participou do evento promovido pelo Rotary Club Nova Andradina Centenário – Distrito 4470, o Porconeiro, em sua quinta edição que tem como objetivo angariar fundos para a Entidade com vistas ao desenvolvimento de suas atividades sociais em favor de pessoas menos favorecidas. O mesmo foi realizado nas dependências do Pesqueiro e Pisicultura Campestre e teve como atrações musicais, Lia Mayo, Fabinho, Bahia e Ary & Cristiano.

Segunda – feira (26)

Associação Peixe e Pão

Na 2ª feira, pela manhã, DIONE HASHIOKA esteve na Associação Peixe e Pão, Entidade criada pela Congregação Assembléia de Deus – Ministério Belém - mantida através de convênios e doações, que desenvolve um trabalho de grande alcance social junto à população menos favorecida de Nova Andradina, com várias ações. a Deputada foi recebida pelo Presidente de Honra, o Pr. Wilson, Ministro responsável pela referida igreja. Sediada na área da igreja, atende todas as quartas-feiras, durante todo o dia, as pessoas que procuram auxílio, mais um veículo que circula pela cidade para atendimento aos que têm dificuldade de locomoção. Brevemente a associação contará com atendimento médico e odontológico, uma vez que, os respectivos consultórios estão sendo montados. A mesma é presidida pelo Pr. Eder e conta com os voluntários, Joel Pereira, Bombeiro Valdir, as senhoras Geni e Nadir.
Na oportunidade a Parlamentar fez a entrega de equipamentos adquiridos por meio de emenda da sua autoria, tais como: autoclave, aparelho para esterilização; medidor de glicose; estetoscópio; instrumentos odontológicos e cadeiras de rodas. A aquisição dos equipamentos foi através da Prefeitura Municipal que viabilizou parte da verba a título de contrapartida. Prestigiaram a entrega, o Prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia e os Secretários Municipais, Walter Fernandes – Finanças/ Planejamento e José Carlos Paiva “Tito”- Saúde.

Centro de Atendimento à Mulher

Após a entrega dos equipamentos, DIONE visitou as funcionárias que prestam serviços no Centro de Atendimento à Mulher em Nova Andradina. Inaugurado em Dezembro/ 2006 pelo então Prefeito, Eng°. Roberto Hashioka, este tem como objetivo o desenvolvimento de programas no combate à violência contra a mulher, bem como, promover ações orientadoras e efetivas em favor das mulheres agredidas, oferecendo psicólogas e assistentes sociais para toda e qualquer orientação e apoio. O mesmo é dirigido por Jozeli Chulli, Subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher.

Frutal Supermercado

Na sequência, a deputada fez uma visita cortesia aos proprietários do Frutal Supermercado, que inaugurou sua sede própria em novas, amplas e modernas instalações. DIONE foi recebida pelo proprietário, Blaudeci Tenório Sobral e pelo Gerente Administrativo, Valdenor Mendes de Almeida. A nova loja, localizada na Rua São José, quase esquina da Av. Eurico Soares Andrade, ocupa uma área com mais de 300 m² oferecendo mais de 10 mil itens, bem distribuídos e de fácil percepção por parte dos clientes, em gôndolas nominando os produtos nas mais diversas áreas. O atendimento será de 2ª a 6ª feiras, das 7h30 às 18 horas e aos Sábados, das 7h30 às 15 horas.
Na oportunidade, DIONE enalteceu a iniciativa e destacou a importância de investimentos em Nova Andradina, exemplo do Frutal Supermercado, acreditando no potencial do Município e assim, gerando emprego e renda.






Carlos Domingues

domingo, 25 de setembro de 2011

Solidariedade e parabenização

A Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA, se solidariza com as pessoas PORTADORAS DE NECESSIDADES AUDITIVAS, cumprimenta e parabeniza aos RELAÇÕES PÚBLICAS, pelo seu dia.
·        Dia 26 - DIA INTERAMERICANO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS/ DIA NACIONAL DO SURDO

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Reuniões e visitas

 A deputada Dione Hashioka recebeu em audiências nessa semana, no gabinete na Assembléia Legislativa, dezenas de pessoas de várias cidades. Entre os visitantes estavam, o ex-Prefeito de Taquarussú, Genivaldo Medeiros dos Santos; o Diretor Executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção de Campo Grande Mário Sérgio; o Presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina, Marquinhos Garcia e esposa Cláudia Garcia; o Vereador novandradinense, José dos Santos Corrêa; o Prefeito de São Gabriel do Oeste, Sérgio Marcon, entre outras autoridades e lideranças comunitárias de várias localidades do Estado.
A maioria das reuniões tratou sobre Emendas Parlamentares de 2011 cujos processos estão sendo montados, para a realização de convênios e liberação de verbas para a realização da obra ou serviços. Também esteve no Gabinete, o Diretor da empresa de telefonia Oi, João Henrique, que afirmou à deputada que uma nova resolução superior alterou a Lei de competência das operadoras e que prejudicam algumas ações que estavam para ser desencadeadas. Dione Hashioka voltou a solicitar agilidade da empresa visando a instalação de um telefone público no Instituto Federal em Nova Andradina o que, segundo João Henrique será atendido em breve.
Durante a semana Dione Hashioka, além das sessões plenárias, participou de eventos como a entrega do Kit musical aos artistas do estado; Sessão Solene sobre o ‘Dia da Cultura da Paz’ e palestras sobre ‘Violência contra a Mulher’ em comemoração à ‘Semana da Saúde’ promovida pela Assembléia Legislativa e reuniu-se com a Secretária de Educação Nilene Badeca e com o Reitor eleito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, professor Fábio Edir dos Santos Costa, entre outras reuniões e eventos.
Marcos Augusto

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Parabenização

A Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA, cumprimenta e parabeniza aos SOLDADORES, aos TÉCNICOS INDUSTRIAIS e TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES, pelo seu dia.
·        Dia 23 - DIA DO SOLDADOR/ DIA DO TÉCNICO INDUSTRIAL E DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Parabenização

A Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA, cumprimenta e parabeniza aos FAZENDEIROS, aos PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS, a JUVENTUDE e aos CONTABILISTAS, pelo seu dia.
·        DIA 21 · DIA DO FAZENDEIRO/ DIA DA LUTA NACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
·        DIA 22 · DATA DA JUVENTUDE DO BRASIL/ DIA DO CONTADOR

Dione Hashioka homenageia Evandro Trachta e recebe tributo de entidade da Suiça

 Em Sessão Solene para comemorar o ‘Dia da Cultura da Paz’, ocorrida nesta terça-feira, 20 de setembro, a Assembleia Legislativa, ao lembrar o dia proclamado pela Organização das Nações Unidas como um dia de cessar fogo e de paz em todo o mundo, celebrado todo ano no dia 21 de setembro, homenageou cidadãos sul-mato-grossenses em um evento que promoveu uma reflexão sobre a prevenção da violência e o respeito à vida. A deputada Dione Hashioka (PSDB), segunda vice-presidente da Casa de Leis, homenageou o médico veterinário de Batayporã Evandro Amaral Trachta e Silva que atua em Nova Andradina a mais 15 anos e, além de especialista e doutorado em várias áreas da medicina veterinária, é professor de Biologia, educador do SENAR-MS, Terapeuta Holístico, sócio fundador do Rotary Clube de Bataypora, diretor-presidente do Centro de Memória Jindrich Trachta, Coordenador do projeto Conhecendo Mundos – Jovens Brasileiros no Acampamento Escoteiros na República Tcheca e incentivador de intercambio de estudantes e Professores.
A Sessão Solene contou com a participação da escritora e poetisa sul-mato-grossense Delasniéve Daspet, que atualmente é Embaixadora Universal da Paz para o Brasil e que também foi homenageada. Conforme Delasnieve Daspet, “a paz começa a partir de cada um de nós, ela tem que estar inserida dentro do nosso coração para ser levada adiante”.
Na solenidade também foi homenageado o professor Aleixo Paraguassu, idealizador e fundador do Instituto Luther King, entidade que oferece cursos preparatórios para vestibular a alunos negros, índios e portadores de necessidades especiais. Aleixo Paraguassu lembrou a história do primeiro presidente negro da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela. “Ele ficou preso por 27 anos submetido às maiores humilhações, e quando se tornou presidente, convidou seus antigos carcereiros para jantar no palácio.
Quando perguntado porquê ele os chamou, Mandela respondeu que era para dar-lhes a oportunidade de o enxergarem como um ser humano”, contou.
Dione Hashioka, que entregou o diploma a vários homenageados, afirmou que “todos são condutores da Paz e tem demonstrado isso no seu dia-a-dia junto às famílias e às comunidades para as quais dedicam suas vidas”.
Durante a Sessão Solene a Deputada recebeu um diploma de Honra ao Mérito conferido pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix sediado em Genebra na Suiça, em reconhecimento pelas ações desenvolvidas para a efetivação da Cultura da Paz em Mato Grosso do Sul. O documento foi entregue também pela embaixadora da Paz, Delasnieve Daspot aos deputados, Jerson Domingos - Presidente da Assembleia Legislativa, e Laerte Tetila, proponente da sessão. Entre os homenageados estavam também, o bispo de Dourados Don Redovino Rizzardo e o Padre José Marinone.

Marcos Augusto

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dione Hashioka participa da entrega da 3º etapa do Kit de Difusão Musical

  
A deputada Dione Hashioka (PSDB) participou juntamente com o governador André Puccinelli (PMDB), o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros e cantores de Mato Grosso do Sul, da entrega da 3ª edição do Kit de Difusão Musical, em evento ocorrido nesta terça-feira, 20 de setembro. Conforme o Governo, o Kit de Difusão Musical, que está sendo distribuído para rádios e jornais, foi desenvolvido para fortalecer e divulgar a música sul-mato-grossense dos mais variados gêneros. Américo Calheiros disse que as rádios tinham necessidade de material com os trabalhos dos músicos e compositores de Mato Grosso do Sul.
“É uma ferramenta simples, mas muito importante e eficaz para os nossos artistas. Também é necessário porque registra o mosaico musical do Estado e a nossa riqueza cultural”, disse Calheiros que elogiou o trabalho e o apoio da deputada Dione Hashioka para com a música e a cultura de Mato Grosso do Sul. Serão distribuídos 1.500 Kits composto por dois CD´s e um livreto contendo 100 músicas de 50 artistas, informações completas e imagens dos músicos que participam do projeto, além de contato dos participantes. O radialista e compositor Gilson Espíndola, disse que o Kit de Difusão Musical é uma ferramenta que funciona e facilita a divulgação do trabalho. Em sua 3ª edição, o projeto já contou com a participação de 175 artistas regionais.
A deputada Dione Hashioka, autora da resolução que cria a medalha ‘Tom do Pantanal - Arara Azul’ conferida em Sessão Solene aos cantores e grupos musicais que divulgam a cultura do Estado, disse que “a Assembleia Legislativa é parceira na valorização dos artistas do nosso Estado”. Citando os integrantes do grupo Acaba e a cantora Isabela Costa, a quem chamou de ‘mais nova representante musical de Mato Grosso do Sul’, Dione Hashioka cumprimentou e parabenizou todos os artistas que elevam o nome do Estado através da música.
Para o governador André Puccinelli, o Kit de Difusão Musical é uma forma simples de divulgar a música feita no Estado, já reconhecida nacionalmente. “Se nós divulgarmos cada vez mais, criaremos pérolas em todas as artes. Com poucos recursos, a Fundação de Cultura consegue fazer muito. Ficamos cada vez mais convictos de que faremos mais investimentos para ampliar projetos como este”.
Marcos Augusto

Novo reitor da UEMS reúne-se com deputados na Assembleia Legislativa

A deputada Dione Hashioka (PSDB) participou da reunião com o reitor eleito da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), professor Fábio Edir dos Santos Costa na manhã desta terça-feira, 20 de setembro, com Deputados Estaduais na Presidência da Assembleia Legislativa. O Reitor foi pedir apoio dos deputados por mais recursos para a instituição. Fábio Costa apresentou uma radiografia da universidade, que hoje conta com 52 cursos de graduação, seis mestrados e cerca de 8.000 alunos. A previsão de receita da universidade para 2012 é de R$ 79,2 milhões, mas o reitor diz serem necessários mais R$ 42,8 milhões. “A universidade vem crescendo e melhorando muito, mas os investimentos em infraestrutura não têm acompanhado”, afirmou. De acordo com o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), as maiores deficiências da instituição estão nas instalações físicas, bibliotecas e equipamentos. Os números também demonstram que a UEMS tem cumprido um papel importante de levar o ensino a quem mais precisa. Dos candidatos, 78% vêm do ensino público. E entre os alunos matriculados, 91% têm domicílio eleitoral em Mato Grosso do Sul.
Outra característica da UEMS são as cotas para negros e índios. A instituição de ensino formou 52 indígenas e 371 afrodescendentes até 2010. A quantidade de alunos tem aumentado ano a ano. No primeiro vestibular, foram oferecidas 830 vagas. Agora, sete anos depois, são 2.350 vagas/ano, um crescimento de 183%. Recentemente a deputada Dione Hashioka recebeu a visita em seu gabinete do Reitor Fábio Costa que fez uma explanação da ascensão da UFMS em todo o Estado e solicitou destinação de emenda parlamentar coletiva para a Universidade o que, segundo a Deputada, como as emendas de 2011 já foram destinadas, poderá acontecer no próximo ano.

Marcos Augusto, com Informações do site ALMS

Deputada fala sobre obras em Escolas e programas de prevenção com secretária Nilene

Cobertura em quadras poli-esportivas e outros benefícios em escolas de Nova Andradina foram os assuntos tratados pela deputada Dione Hashioka (PSDB) com a Secretária de Educação Nilene Badeca. Questões de recursos humanos e serviços para as escolas também foram tratados. Dione Hashioka falou sobre a cobertura e proteção nas laterais da quadra da escola Marechal Rondon e obras na Escola Senador Filinto Muller em Ivinhema e a contratação de professores. Em novembro próximo a deputada Dione Hashioka vai promover a Semana de Prevenção à Dislexia baseado em uma Lei de sua autoria que determina a realização de exames em alunos da rede estadual principalmente no ensino fundamental. A Lei prevê também a capacitação periódica do corpo docente, para que aprendam a identificar os sinais da Dislexia e de outros distúrbios nos alunos. A Deputada conversou com Nilene Badeca sobre a participação da Secretaria de Educação no seminário. A reunião aconteceu na ultima segunda-feira, 19 de setembro em Campo Grande.

Marcos Augusto

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Parabenização

A Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA, cumprimenta e parabeniza aos FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS e aos IRMÃOS SUL RIOGRANDENSES, pelo seu dia.
·        Dia 20 - DIA DO FUNCIONÁRIO MUNICIPAL/ DIA DO GAÚCHO (DATA DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA)

domingo, 18 de setembro de 2011

Dione participa de festa no Conviver, de culto ecumênico em Nova Andradina e do 7° porco no rolete em Ivinhema


A Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA (PSDB), teve um fim de semana movimentado no Vale do Ivinhema.  No Sábado último, 17, manteve contato com a população novandradinense reuniu-se com correligionários políticos e à noite, esteve presente no Programa Conviver.

Festa da Primavera
Acompanhada por seu esposo, Eng°. Roberto Hashioka, ex-Prefeito de Nova Andradina e atualmente presidindo a AGEPAN, DIONE prestigiou, a convite do Prefeito José Gilberto Garcia e da 1ª Dama do Município, Joana D`Arc Bono Garcia, da 1ª Festa da Primavera realizada pelo Programa Conviver, que atende com várias atividades, pessoas da melhor idade. Barracas de comidas típicas foram instaladas nas modernas e confortáveis instalações do mesmo atendendo todos os gostos. Contando com a presença da maioria dos integrantes do programa, a música, dança e alegria marcaram este evento que, com certeza, tornar-se-á uma tradição em Nova Andradina.

Culto e Santa Ceia
No Domingo, 19, pela manhã, atendendo convite dos Pastores Wilson e Eder, a deputada participou do culto festivo, com celebração da Santa Ceia, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ministério Belém. A solenidade ecumênica foi abrilhantada pelo Coral Celeste, oriundo da cidade de Maceió, Capital do Estado de Alagoas, que existe há 70 anos e é considerado, o sexto melhor coro do Brasil. Os interpretes louvaram com hinos que encantaram, louvaram e invocaram a presença de Deus no local.
Houve também, a apresentação do conjunto vocal das irmãs e de jovens da congregação local, que mostraram seus talentos, reforçando a mensagem ministrada pelo celebrante, Pr. Eder, cujo tema versou sobre reconhecer o reconhecido, enfocando o que está escrito na Bíblia Sagrada, no livro de Marcos 14: 3, ocasião em que uma mulher unge a Cristo com um perfume muito caro sendo criticada por alguns que ali estavam, mas, tendo sua atitude reconhecida e enaltecida pelo Mestre Jesus.

Ivinhema - porco no rolete
Em seguida, (ainda no domingo), DIONE e Roberto Hashioka, se deslocaram até Ivinhema, atendendo convite da Presidenta do CARCA – Centro de Apoio de Reintegração da Criança e do Adolescente, Tereza Osmarina, para participar da 7ª edição do porco no rolete e leilão, promovidos pela Entidade, que se tornou uma tradição no Município e Municípios circunvizinhos, pois a cada ano aumenta mais o número de pessoas que participam vindas das diferentes cidades de Mato Grosso do Sul, bem como, de estados vizinhos e de outros mais distantes. O evento teve como objetivo arrecadar fundos visando à conclusão da cobertura da quadra esportiva da instituição.
Presentes também ao evento, o Delegado de Polícia Civil, Messias Furtado; o empresário Roberto Rivelino da Cruz, proprietário da Pax Ivinhema e sua esposa; João Manari e Antônio, popular “Antônio do Boi”. O leilão ficou por conta do comunicador Leandro, da Rádio Itapoã FM.






Carlos Domingues