quinta-feira, 31 de março de 2011

No Seminário dos Vereadores Dione Hashioka fala sobre Lei de proteção à gravidez na infância e adolescência

Vereadores de todo o Estado participam do 7º Seminário realizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa em Campo Grande. O evento começou com o painel “Experiências de Parlamentares do MS – Leis Aprovadas e sua Repercussão na Sociedade”. A Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) falou sobre a Lei Estadual nº 3.526, de 12 de junho de 2008, de sua autoria, que institui em Mato Grosso do Sul a Política de Prevenção e Atendimento à Gravidez na Infância, Adolescência e Juventude. O objetivo principal do Seminário, conforme a Escola do Legislativo, é a troca de informações, experiências e subsídios para a atuação dos vereadores. Dione Hashioka afirmou que a lei é destinada a crianças, adolescentes e jovens com até 22 anos de idade. As ações contemplam orientação sobre métodos contraceptivos; acompanhamento pré-natal durante o parto; as dores pré e pós parto; orientação sobre higiene e saúde da mulher; direitos do recém-nascido, registro civil de nascimento; promoção de debates e ações multilaterais entre os órgãos da administração pública, entre outros. “As pesquisas apontam crescimentos constantes nas gestações ocorrida na faixa etária entre os 12 e os 19 anos. Em dez anos esse índice aumentou 8%, e vem atingindo números assustadores a cada ano. É importante que todos os vereadores tomem conhecimento da lei, pois só assim será possível a eficiência das políticas e ações desenvolvidas pelo Estado a respeito da prevenção da gravidez na adolescência”, afirmou Dione Hashioka. O Seminário começou oficialmente na quarta-feira e encerra na sexta-feira - 01 de abril.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Dione Hashioka recebe visita de trabalho de vereador Gimi de Novo Horizonte

O mais novo integrante da Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul, vereador Gimi Leandro, mais conhecido como Gimi da Jangada, logo que tomou posse, no último dia 15 de março, começou a trabalhar em busca de benefícios para a população. Na última segunda-feira, 28 de março, Gimi da Jangada reuniu-se em Nova Andradina com a Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) quando fez reivindicações de melhorias para Saúde, Educação, Segurança Pública e infraestrutura em seu Município. Entre as solicitações à Deputada estão: informações sobre as novas instalações do Detran; implantação de um novo terminal rodoviário e de uma delegacia de polícia; recursos para reforma do prédio e aquisição de medicamentos para o hospital municipal. Dione Hashioka que já vinha trabalhando em busca de obras e serviços em benefício de Novo Horizonte do Sul, já encaminhou as solicitações do Vereador. Ainda nesta quarta-feira, Dione Hashioka reuniu-se com o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, quando reiterou o pedido sobre instalação da Delegacia de Polícia. As outras solicitações também já foram levadas aos órgãos competentes. “Parabéns ao novo vereador que, assumiu o cargo e imediatamente foi em busca de obras estruturais e serviços importantes para o atendimento ao cidadão. O entusiasmo do Verador Gimi é contagiante. Só temos que cumprimentar pela disposição em servir sua cidade. Intensificamos nosso trabalho em busca dos benefícios e estamos confiantes de que vamos conseguir a adesão das autoridades competentes para viabilizarmos os recursos”, disse Dione Hashioka. Conforme o Vereador, o Hospital precisa, além de reforço de cerca de R$ 100 mil para aquisição de medicamentos, de outros R$ 200 mil para a reforma que inclui substituição dos sistemas elétricos e hidráulicos e recuperação das demais estruturas que encontram-se deterioradas. No Município, conforme Gimi da Jangada, não há delegacia de polícia e a comunidade precisa deslocar-se até Ivinhema para registrar as ocorrências ou cumprirem as intimações. O crescimento populacional de Novo Horizonte do Sul, devido às instalações de novas usinas de açúcar e álcool na região, exige também, segundo o vereador, a construção de um terminal rodoviário com instalações apropriadas. Gimi Leando assumiu o mandato em substituição à vereadora Nalva que pediu licença para tratamento de saúde.

terça-feira, 29 de março de 2011

Dione Hashioka trabalha pela redução da tarifa de energia elétrica

A Deputada Estadual Dione Hashioka fará parte de uma comissão especial que vai acompanhar os levantamentos que resultarão no novo reajuste da tarifa de energia elétrica do Estado. “Não vamos permitir que a tarifa de energia de Mato Grosso do Sul volte a ser a mais cara do País”, disse a Deputada Estadual Dione Hashioka que integrou a CPI da Enersul iniciada em 2007 que resultou na redução da tarifa de energia elétrica. A Enersul chegou a anunciar um reajuste de 19,35% que posteriormente foi novamente informado que poderia ser de 17,56%. Na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais repudiaram o reajuste e reiniciaram as discussões em torno de um valor mais racional para a tarifa, inferior a 12%. “Não podemos aceitar que o preço da Energia volte a assombrar tanto as residências como as indústrias que outrora foram afugentadas do Estado por conta do alto preço da energia elétrica”, afirmou a Deputada. A Agência Nacional de Energia Elétrica volta a avaliar a tarifa solicitada pela Enersul no dia 5 de abril. Dione Hashioka lamenta que os reajustes poderão alcançar índices alarmantes, conforme as planilhas, mas afirma que vão tentar sensibilizar a empresa energética a escalonar o reajuste evitando um aumento exagerado na conta final. A comissão de parlamentares composta pelos deputados, Dione Hashioka (PSDB); Marquinhos Trad (PMDB); George Takimoto (PSL), Paulo Côrrea (PR) e Mara Caseiro (PTdoB), deverão participar de uma reunião em Brasília antes do anúncio da Aneel.

Dione Hashioka visita instituições sociais em Ponta Porã

 Em visita ao Município de Ponta Porã, no último sábado, 26 de março, a Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB), foi recebida pela direção da Associação Camará Capoeira. Atendendo um convite da direção da Associação Dione Hashioka visitou às instalações da fundação Afonso Goldoni, no bairro das Aroeiras onde, através de uma parceria, a Associação Camará Capoeira passará a desenvolver atividades culturais. Dione Hashioka conheceu o refeitório, sala de informática, campo de futebol, biblioteca e outras dependências e elogiou o trabalho das instituições que prestam serviço importante à comunidade.
A Deputada conversou com os jovens e professores voluntários americanos que no momento da visita ensinavam noções básicas da lingua inglesa às crianças da Associação. Dione Hashioka assumiu o compromisso de, através de Emendas Parlamentar e gestões juntos aos órgãos competentes do Estado, viabilizar recursos e equipamentos para ajudar a Instituição. “Vocês estarão, um dia, fazendo o mesmo trabalho voluntário social que hoje é realizado aqui e que beneficia toda a comunidade”, desejou a Deputada.

Cerimônia faz apresentação de crianças à Jesus

A Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) participou de uma cerinônia de Apresentação na Igreja Quadrangular de Nova Andradina, realizada no último domingo, 27 de março. A criança, Fernando Henrique, filho de Nana e Fernando, foi apresentada ao Senhor, cumprindo os mandamentos da palavra de Deus (“Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus”. Mateus 19:14). Conforme a Igreja, no caso de Jesus, foi apresentado no templo em memorial à Páscoa quando os primogênitos de Israel foram poupados e todos pertenciam ao Senhor, conforme as Escrituras (Lc 2.21-24 e Ex 13.2,12).
Mas para nossos dias não há época específica. Quanto antes, melhor, e se os pais chegam à fé quando a criança já tem 3 ou 4 anos, ou até mais, podem apresentá-la ritualmente. Conforme o Pastor Valdir Aparecido dos Santos, “simbolicamente levamos à presença de Deus o filho que ele nos confiou, o dedicamos à ele e pedimos que o abençoe. Entendemos o batismo como uma confissão de fé, um renascimento para uma vida sem pecados”. Dione Hashioka confraternizou-se com os participantes da cerimônia e desejou muita paz e luz à criança e aos familiares.

Deputada reúne-se com presidentes de Associações Comerciais

A Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) reuniu-se, nesta segunda-feira, 28 de março, com os presidentes das associações comerciais, de Nova Andradina, Arion Aislan, e de Dourados, Antonio Freire. O encontro foi no escritório da Deputada em Nova Andradina. Antonio Freire, falou do trabalho frente à Associação de Dourados e das ações que pretende empreender junto à Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul - FAEMS, caso seja eleito Presidente. As eleições estão marcadas para 16 de abril.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dione Hashioka participa da abertura da 37ª Exporã


A 37ª edição da Exporã - Exposição Agropecuária de Ponta Porã começou no último sábado (26) e termina em 03 de abril, no Parque de Exposições Alcindo Pereira. A Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) participou da solenidade de abertura da Exporã que aconteceu no sábado pela manhã. “É mais um grande Evento de Mato Grosso do Sul que, além das atrações musicais já tradicional, promove o agronegócio no Estado”, disse Dione Hashioka. A Deputaa foi recebida pelo presidente do Sindicato Rural, Jean Pierre Paes Martins e demais integrantes do Sindicato. O evento conta com julgamento de bovinos da raça Nelore, rodeio, prova de tambor, exposição de ovinos e equinos e este ano terão shows sertanejos dos artistas Munhoz & Mariano, João Lucas & Walter Filho, Alex & Yvan, Hugo Pena & Gabriel, e Amanda. Haverá também o tradicional Festival Interbairros de Calouros, além de leilões e palestras. Dione Hashioka é autora da Lei que inclui a Exporã e o Festival Interbairros no calendário oficial de eventos do Estado. O pavilhão comercial está com novo visual, e abrigará também as micros e pequenas empresas da cidade. A feira é considerada uma das maiores de Mato Grosso do Sul. Participaram do evento, além da Deputada Estadual Dione Hashioka, os Senadores Delcídio do Amaral e Waldemir Moka, Prefeito Flávio Kaiatt, deputados estaduais, Presidente da Associação Rural do Paraguay, Vitor Hugo Paniagua, Presidente da FAMASUL, Eduardo Corrêa Riedel, entre outras autoridades.
O Presidente do Sindicato, Jean Pierre, fez um pedido à deputada Dione Hashioka, para que, junto aos demais deputados e classe política, continuem dando atenção especial ao setor produtivo e ao direito de propriedade, afirmando que “o Sindicato continuará trabalhando e lutando diante da ordem e da lei, para que não haja injustiças”. O Senador Delcídio do Amaral disse que Mato Grosso do Sul passa por situação muito difícil considerando os prejuizos causados pelas chuvas e enchentes que prejudicaram em muito os produtores rurais. Mas afirmou que o Governo do Estado, junto com as bancadas federal e estadual, estão mobilizados em prol de Mato Grosso do Sul.

Mulheres encerram comemorações com celebração eucarística

Uma Missa celebrada na Igreja Matriz de Nova Andradina marcou o encerramento das comemorações do Dia Internacional da Mulher. A Missa em ação de graças foi realizada no último sábado, 27 de março. A Deputada Estadual Dione Hashioka participou da celebração e levou flores no ofertório. A Superintendencia de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura de Nova Andradina, programou, em parceria com várias outras secretarias, uma extensa programação, que incluiu a feira 'Mulheres de Atitude', gincana cultural, várias palestras motivacionais, participação no Prêmio “Mulher de Expressão”, promovido pela Câmara Municipal, tardes da beleza em pontos estratégicos, campanha “Mulher Nota Dez” em Nova Casa Verde e na Clínica da Mulher, De acordo com Jozeli Chulli, superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres também responsável pelo Centro de Atendimento à Mulher, as atividades foram extremamente valiosas, e conseguiram atingir os objetivos de levar informações às mulheres, promovendo a autoestima e proporcionando acesso aos programas e projetos sociais de inclusão.

Deputada visita centro de convivência em Iguatemi


Em visita ao município de Iguatemi, a Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) participou de festividades realizadas pelo Centro de Convivência Lírios do Vale que realizou na ultima sexta-feira (25 de março) o tradicional Baile da Terceira-Idade. A abertura dos festejos, que duraram três dias, foi realizada pelo prefeito José Roberto Arcoverde e contou com a presença também, da primeira-Dama Sandra Arcoverde e da vereadora Clareni Ranghetti. Dione Hashioka, que foi recepcionada pelos integrantes do Centro de Convivência com abraços e cumprimentos e agradeceu pela oportunidade de estar ali participando do encontro junto à melhor idade. “Vocês já contribuíram muito com o Município, e agora é hora do Município devolver a cada um, com momentos de diversão e alegria”, disse a deputada Dione Hashioka que após a mensagem aos idosos participou do baile junto com os integrantes do Conviver ao som da banda composta por integrantes da instituição.
O Centro, que é coordenado pela fisioterapeuta Priscila Rossi, trabalha com estímulos auditivo e visual dos idosos que segundo ela, resultam em “melhorias físicas e intelectuais”. Neste ano, um dos Projetos da coordenação do centro, é realizar o acompanhamento da saúde dos frequentadores e com isso melhorar a pressão arterial, coordenação-motora, censo de direção, condicionamento cardiovascular e respiratório.
ATIVIDADES: As atividades com os idosos em Iguatemi são realizadas às terças, quintas e sextas-feiras, sendo que nos dois primeiros dias acontecem atividades esportivas e de lazer. Toda sexta tem o baile da terceira idade. As atividades do Centro de Convivência reúnem assiduamente cerca de 170 dos 250 integrantes.

Dione Hashioka entrega obras para APAE de Iguatemi

 Em visita ao Município de Iguatemi, na última sexta-feira, 25 de março, a Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) entregou oficialmente, obras e serviços viabilizados através de Emenda Parlamentar de sua autoria, no valor de R$ 15 mil. Dione Hashioka foi recebida pela Diretora da Escola de Educação Especial Brilho do Sol-APAE, Edite Maria Boller. O evento foi prestigiado pelo prefeito José Roberto Arcoverde, pela primeira-Dama Sandra Arcoverde, Vereadora Clareni Ranghetti, Presidente da Câmara Jesus Milani, secretários municipais, além de pais e alunos da APAE. Dione Hashioka entregou um aquecedor elétrico e revestimento interno e externo do salão da piscina, além de reboco e pintura das paredes da APAE.
A diretora da APAE, Edite Boller agradeceu à Deputada pelos investimentos, colaboração e sensibilidade, afirmando que “nossa missão é levar amor e alegria a essas crianças, que a cada dia nos surpreende com suas superações e garra”, e parabenizou Dione Hashioka por levar melhorias para APAEs de vários municípios do Estado. A Vereadora Clareni manifestou gratidão pelo apoio da Deputada e reforçou o pedido para que continue contribuindo com os anseios das APAEs. O prefeito José Roberto afirmou que a APAE de Iguatemi vem destacando-se, há vários anos, na divulgação da cidade através das artes visuais, literárias, artesanatos, música, dança e teatro, tornando-se especial aos olhos de todos.
A partir do dia primeiro de abril a prefeitura disponibilizará uma psicóloga, uma vez por semana, para atender os apaianos. O Prefeito agradeceu à Deputada por prestigiar Iguatemi tanto com recursos, quanto com sua presença. Dione Hashioka, mais uma vez agradeceu aos cidadãos de Iguatemi pela votação obtida na cidade no último pleito, que considerou de grande importância em sua reeleição afirmando que o apoio será mútuo com Iguatemi. A Deputada fez um agradecimento especial à vereadora pela parceria em prol da população e parabenizou a diretora da Apae pelo trabalho realizado na entidade.
"A Edite é um exemplo de superação, eu como parlamentar e cidadã, não vou medir esforços para atender esta entidade que cuida de crianças especiais com tanto empenho, dedicação e amor". A APAE de Iguatemi oferece aos alunos, serviço odontológico realizado em um gabinete próprio; piscina aquecida, brinquedoteca, entre outras terapias importantes para o desenvolvimento dos internos. Nos próximos dias a APAE estará adquirindo, com verba de Emenda Parlamentar da deputada Dione Hashioka, um veículo que ficará a disposição da entidade, solicitado também pela vereadora Clareni.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Projeto de Dione Hashioka prevê mais higiene para usuários de moto-taxi

Já está tramitando na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei de autoria da Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) que obriga os moto taxistas à adotarem meio de higienização dos capacetes utilizados, ou disbonibilizarem toucas descartáveis aos usuários. A Deputada justificou que o uso de capacetes contaminados podem transmitir varias doenças, tais como: fungos de diversos tipos, que provocam perda de cabelo localizada; Caspa; parasitas como os piolhos que causam infecções secundárias por bactérias; Tifo; Sarna; Pitiríase versicolor - micose de praia ou também conhecida como pano branco; além de várias outras doenças. O Projeto de Lei lembra que o couro cabeludo faz parte do maior órgão externo do corpo, que é a pele, reflexo do que está dentro do corpo e anteparo para o que vem de fora. As micoses superficiais da pele, em alguns casos, são chamadas de 'tíneas', infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Apesar de lembrar que os fungos estão em toda parte, e podem conviver conosco sem nos transmitir quaisquer doenças, Dione Hashioka destaca que a falta de higiene associada por algum fator genético, poderá também, causar diversas doenças. A parte interna dos capacetes é um proliferador de fungos e bactérias, pois há um ambiente propício para o seu desenvolvimento onde muitas vezes são quentes e até úmidos, devido o calor externo; isto faz com que o couro cabeludo escame e sue, servindo de alimento para os fungos e bactérias. Hábitos de higiene pessoal e dos ambientes são importantes para se evitar as micoses e os fungos. Após aprovado e sancionado, o descumprimento da Lei, sujeitará o infrator ao pagamento de multa, no valor de dez UFERMS e os valores arrecadados deverão ser revertidos aos programas de conscientização e paz no trânsito. Segundo a Deputada Dione Hashioka, os agentes de saúde sanitários e os próprios usuários serão os fiscalizadores do cumprimento da Lei.

Governo libera verba de Emenda Parlamentar de Dione Hashioka

A Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) informou, nesta quarta-feira, 23 de março, que o Governo do Estado depositou esta semana, R$ 170 mil referente à verbas de Emenda Parlamentar destinada aos municípios de Anaurilândia, Angélica e Nova Andradina. R$ 40 mil foram depositados na conta da Prefeitura de Anaurilândia no dia 21 de março e serão usados para aquisição de uma ambulância de simples remoção. Para a Prefeitura de Angélica, foram depositados outros R$ 20 mil destinados para aquisição de medicamentos para o Hospital Beneficente do Município. Outros R$ 10 mil foram destinados para a aquisição de equipamentos médico-odontológicos que serão usados pela Associação Peixe-Pão em Nova Andradina. A verba liberada também em 21 de março e depositada para a Prefeitura do Município que será responsável pela aquisição do material. Duas ambulâncias serão adquiridas com verba de Emenda Parlamentar coletiva de Deputados Estaduais. Segundo Dione Hashioka o valor já foi depositado para a Prefeitura de Ponta Porã que fará a aquisição. Um dos veículos deverá atender a região do grande Marambaia e o outro, o hospital regional. A deputada Dione Hashioka está envidando esforços para viabilizar a liberação de todos os recursos de Emenda Parlamentar de 2010 com a maior brevidade possível.
INAUGURAÇÕES - Frutos de Emenda Parlamentar da Deputada Dione Hashioka, já estão funcionando ou prontas para serem entregues, várias obras e serviços, entre elas, o Centro Social da Associação de Moradores da Vila Nídio Bofo; implantação de infraestrutura para acesso à internet nos Assentamentos São Luiz, São João, Mercedina e adjacências, em Batayporã; a cobertura da quadra poli-esportiva da Escola Marinha do Brasil em Deodápolis; academia ao ar livre para a terceira idade na praça da Vila Quebracho em Anaurilândia; um veículo de carroceria para transporte da produção dos ortifruticultores de Ivinhema; cobertura metálica da Apae e implantação de melhorias no entorno da unidade mista de saúde, ambos em Novo Horizonte do Sul; instalação de piso e iluminação da quadra de esportes da Escola Municipal Marisa Ferzeli em Rio Verde; Aquisição de material para projeto de lazer da Escola Municipal Irene Zioli Criveli em Taquarussu, entre outros.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Governo do Estado repassa verba para o transporte escolar e Assistência Social


A Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) participou da assinatura de convênios repassando verbas do Governo do Estado para os municípios de Mato Grosso do Sul investirem no transporte escolar, além do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). Os recursos do transporte escolar atendem alunos residentes na zona rural e totalizam R$ 30 milhões beneficiando 28.476 estudantes. A administração dos recursos do transporte escolar é feita pelos municípios, que determinam se serão linhas puras (que transportam somente alunos do município, que tiveram reajuste de 15 por cento) ou mistas (Rede Estadual e Municipal, cujo reajuste foi de 10 por cento em relação a 2010). Conforme o Governo, no ano passado cada aluno custou R$ 72,60 (linhas mistas) e R$ 121,00 (linhas puras). “Se ainda não é o valor ideal para o transporte escolar, estamos procurando aproximar dele. Estes recursos do transporte escolar vêm auxiliar os municípios, principalmente neste momento de recuperação”, afirmou o governador André. A deputada Dione Hashioka  elogiou mais essa ação do Governo lembrando que o convênio promove a educação na zona rural onde há grande dificuldade no atendimento por parte das prefeituras. “Os municípios precisam de recursos para conseguir atender o grande número de alunos nos distritos e fazendas e a parceria com o Governo mantem o atendimento e fomenta a educação em todos os rincões do Estado”, disse Dione Hashioka.
O repasse do Feas será de R$ 12,1 milhões, divididos entre os fundos municipais, responsáveis pela destinação aos programas sociais. Em evento realizado na manha desta quinta-feira em Campo Grande, o Governador André Puccinelli falou de sua visita a Brasília no início da semana e dos recursos solicitada para os municípios que tiveram grandes prejuízos com as chuvas. Puccinelli disse que pediu urgência na liberação da verba empenhada no ano passado para os municípios afetados, incluindo Batayporã, Nova Andradina, Anaurilândia e Santa Rita do Pardo. O Governo espera para a próxima semana a liberação de R$ 5 milhões e outros R$ 30 milhões nas semanas seguintes. Participaram da cerimônia de assinatura dos convênios que aconteceu na Governadoria, a vice-governadora Simone Tebet, deputados estaduais, a secretária de Estado de Assistência Social, Tânia Garib, a secretária de Educação em exercício, Cheila Vendrami e prefeitos, entre eles, Gilberto Garcia de Nova Andradina.

Dione Hashioka reúne-se com empresários e prefeito de Nova Andradina

A situação das rodovias e estradas vicinais no Vale do Ivinhema foi pauta de mais uma reunião da Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB). Dessa vez o encontro, que aconteceu no gabinete da Deputada na Assembleia Legislativa, foi com o prefeito de Nova Andradina Gilberto Garcia e os pecuaristas Marcos Vinícius Godoy Garcia, presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina e Ademar Capucci, sócio-proprietário do Grigorífico Minerva. Novas estratégias foram discutidas no sentido de agilizar a recuperação das estradas rurais do Município e da região. Em Nova Andradina o mais urgente problema enfrentado atualmente é a necessidade de recuperação de duas pontes sobre o rio Anhanduí na MS-134 em direção aos municípios de Ribas do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo à partir do km 117 da BR-267 e na MS-340 entre Nova Andradina e Ribas do Rio Pardo e que parte também da BR-267 no km 152. “Estamos fazendo todo o esforço possível no sentido de resolver estes e outros problemas que atravancam o escoamento da produção e o tráfego de veículos e pessoas, nessa região”, disse Dione Hashioka.

Deputada busca solução para problemas em estradas no Vale do Ivinhema

Os transtornos causados pelas chuvas neste início de ano em Nova Andradina deixaram muitas regiões isoladas devido a queda de pontes, além de prejudicar o transporte nas rodovias danificadas.
 A Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) tem percorrido os órgãos competentes em busca de sulução imediata para resolver o problema. Somente em Nova Andradina duas pontes sobre o rio Anhanduí foram afetadas. Uma delas na MS-134 em direção aos municípios de Ribas do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo à partir do km 117 da BR-267. Na mesma rodovia, mas na direção oposta, a Deputada reivindica recuperação no trecho que vai da sede do Município de Batayporã até o Porto São João. Outra ponte com problemas estruturais que impedem a travessia, está localizada na MS-340 entre Nova Andradina e Ribas do Rio Pardo e parte também da BR-267 no km 152. “Estou atenta aos problemas estruturais em nossa região e cobrando dos executores uma ação imediata”, disse a Deputada que solicitou agilidade também na recuperação da pavimentação das rodovias que ligam Batayporã a Anaurilândia e no trecho até a Usina Sérgio Mota.
A deputada Dione Hashioka já conversou com o Governador André Puccinelli, reuniu-se com técnicos da Agesul e da Defesa Civil, e mantém contato intensivo com estes órgãos no sentido de resolver a situação que está causando prejuízos e apreensão aos usuários nas regiões afetadas. Dione Hashioka tem enfatizado que muitos usuários das rodovias, inclusive crianças em período escolar, prejudicadas pela queda de pontes, estão correndo sérios riscos de vida ao trafegar usando pequenos botes sem nenhuma segurança. Em evento realizado na manha desta quinta-feira em Campo Grande, o Governador André Puccinelli falou de sua visita a Brasília no início da semana e dos recursos solicitada para os municípios que tiveram grandes prejuízos com as chuvas. Puccinelli disse que pediu urgência na liberação da verba empenhada no ano passado para os municípios afetados, incluindo Batayporã, Nova Andradina, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, entre outros. O Governo espera para os próximos dias a liberação de R$ 5 milhões e trabalha para que outros R$ 30 milhões sejam liberados em breve.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Deputada recepciona Marcelinho Carioca na AL

A Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) participou da recepção ao ex-jogador de futebol e suplente de deputado federal, Marcelinho Carioca (PSB-SP) que esteve na manhã desta quarta-feira, 23 de março, na Assembleia Legislativa. Sua missão em Mato Grosso do Sul é implantar no Estado o instituto que leva o nome do craque. Em Dourados pra onde seguiu, ele pretende instalar o 1º núcleo do Instituto Marcelinho Carioca fora do Estado de São Paulo. O instituto oferece aulas de futebol, acesso gratuito à internet, atendimento odontológico, reforço escolar, suplemento alimentar, instituto de beleza e acompanhamento familiar. "A intenção é estender o projeto para todo Mato Grosso do Sul", revelou o ex-jogador. Com cinco núcleos em São Paulo, o Instituto Marcelinho Carioca atende cerca de 150 crianças com idade de 10 a 16 anos. Marcelinho fez uma visita à Assembleia Legislativa e foi recebido com entusiasmo por deputados e funcionários. "No que depender do Poder Legislativo, considere-se um cidadão sul-mato-grossense e que abra também as portas do seu gabinete para os pleitos do nosso Estado", afirmou o presidente Jerson Domingos (PMDB).
Marcelinho Carioca está na expectativa de assumir uma vaga na Câmara dos Deputados. Ídolo - Marcelo Pereira Surcin, o Marcelinho Carioca, de 40 anos, nasceu no Rio de Janeiro e ganhou admiração ao jogar pelo Corinthians, onde recebeu o apelido de "Pé de Anjo" pela habilidade com que cobrava faltas. "Sou filho de gari, vendia picolé na beira da praia", lembra Marcelinho. Apesar de ser ídolo do Corinthians, ele também jogou no Flamengo, Valência (Espanha), Santos, Gamba Osaka (Japão), Vasco da Gama, Al Nassr (Arábia Saudita), Ajaccio (França), Brasiliense, Santo André e na Seleção Brasileira.

Palestra motivacional e jantar encerram as comemorações do mês da Mulher em Batayporã

O mês da Mulher movimentou instituições e lideranças de Batayporã que promoveram vários eventos alusivos à data e que contaram com o apoio da Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB). Uma palestra motivacional e um Jantar em homenagem às servidoras públicas municipais foram realizados no encerramento das comemorações que aconteceu na última sexta-feira, 18 de março.
As comemorações foram organizadas pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher de Batayporã, aconteceu no Centro de Convivência do Idoso, e contou com várias atrações musicais, teatrais, sorteio de vários brindes e um jantar preparado e servido por uma equipe de cozinha e garçons composta só por homens. Dione Hashioka estava representada pela coordenadora do Projeto Conviver, Iracy Rocha de Oliveira que transmitiu à todas as mulheres, em nome da Deputada, os parabéns e desejos de muito sucesso. Participaram do evento, o prefeito Edson Ibrahim; o presidente do Legislativo municipal, Jorge Takahashi, vereador José Liberato, delegado de polícia civil, Dr Luiz Quirino e esposa Srª Priscila, funcionárias e representantes de entidades locais.

Dione Hashioka elogia vida pública de Lúdio Coelho

“Ele faz parte da história política de Mato Grosso do Sul. Foi um prefeito que, por suas obras, seu carisma e objetividade em seus atos, deixou saudades aos campograndenses. No Senado Federal orgulhou a todos os sul-mato-grossenses por sua participação”. Essa foi uma das definições da Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) que considera Lúdio Coelho como um dos homens públicos exemplares em nosso Estado. “A Paixão de Lúdio Coelho pelo seu Estado fez dele um grande político e benfeitor da comunidade”, disse Dione Hashioka ao lembrar da vontade do ex-senador em ver o progresso e o desenvolvimento de sua cidade e Estado. “Embora afastado da política, era presidente de honra do meu partido, o PSDB. A renovação política precisa sempre de referências e o ex-senador Lúdio Coelho é um exemplo a ser seguido”, concluiu a Deputada ao lembrar que na pecuária, Lúdio surpreendia os novos com investimentos na genética de seu rebanho. Lúdio Coelho foi sepultado no final da manhã desta quarta-feira, 23 de março em Campo Grande.

terça-feira, 22 de março de 2011

Escolas de Mato Grosso do Sul podem trocar quadro-negro e giz por lousa branca

Projeto de Lei apresentado na sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 22 de março, determina a substituição dos antigos quadros-negros por lousa branca. A proposta, de autoria da Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB), afirma que após a sua aprovação os estabelecimentos de ensino terão prazo de vinte e quatro meses para providenciar a substituição dos quadros. Conforme o Projeto, a lousa branca cumpre a mesma função do quadro-negro com a vantagem de não conter elementos, ou substâncias, que tragam risco à saúde dos professores e dos alunos.
O Giz branco é produzido à partir de calcário em pó -Óxido de Cálcio- e conforme pesquisas, é responsável por muitos problemas de saúde, especialmente para os alérgicos, que resultam em um grande número de licenças médicas e, portanto, prejudica o ensino. Segundo estudos dos órgãos de saúde do Distrito Federal, o pó de giz causa doenças de pele, rinite, asma e outras doenças relacionadas às vias respiratórias e atinge também, o sistema oftalmológico. O sulfato de cálcio hepta-hidratado, por sua vez, danifica a mucosa nasal. Dione Hashioka lembrou que o uso de lousa branca com pincel apropriado, ameniza a agressão ao aparelho respiratório e às cordas vocais e assim proporciona melhor qualidade de vida aos docentes e discentes.

Deputada Dione Hashioka prestigia Colação de Grau na AL


Na última sexta-feira, dia 18 de março, a Deputada Dione Hashioka participou, como convidada especial, da Colação de Grau da Turma de Gestores em Serviços de Saúde, da Universidade Uniderp/Anhanguera. A solenidade aconteceu no plenário da Assembléia Legislativa e a Deputada foi homenageada como “Amiga da Turma” recebendo uma placa comemorativa, das mãos do representante da Turma, Sergio Ricardo Augusto Nepomuceno. Em seu pronunciamento, a Deputada parabenizou os formandos e falou da importância dos novos profissionais. Lembrou da sua participação ativa na área da Saúde, como odontóloga e como Primeira Dama do município de Nova Andradina, e colocou o seu mandato à disposição dos novos Gestores. “Precisamos empenhar-nos na melhoria dessa área tão sensível que é a saúde pública em todas as instâncias governamentais, e vocês, a partir de hoje, começam a contribuir efetivamente nessa luta. Para isto, contem comigo e com esta Casa de Leis,” concluiu a Deputada.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Novos presidentes do PSDB de Batayporã e Nova Andradina tem apoio de Dione Hashioka

 Os diretórios municipais do PSDB em todo o Estado estão sendo renovados através de convenções que começaram no ultimo domingo, 20 de março. Em Nova Andradina, o secretário municipal de Saúde, José Carlos Paiva de Souza – Tito, passa a responder pelo comando da legenda. Em Batayporã, o PSDB será comandado pelo empresário Alberto Luiz Sãovesso. A Deputada Estadual Dione Hashioka participou da convenção e votou na chapa única em Nova Andradina e conversou com os organizadores e candidatos do diretório de Batayporã. Entre os integrantes da nova Executiva em Nova Andradina estão também, o vereador Claudinei Brambila (Vice Presidente); o Secretário de Administração do Município, Umberto Canesque Filho (Secretario) e o diretor administrativo e financeiro da Fundação de Serviços de Saúde, Márcio Luiz Soares (Tesoureiro).
Em Batayporã o partido será dirigido pelo empresário Alberto Luiz Sãovesso (Presidente), junto com Altamir José Ramos da Fonseca (Vice Presidente); José Antônio Frutuoso -Zé Zuada (Secretário) e Paulo Rodrigues (Tesoureiro). O vereador Cícero Leite, que respondia provisoriamente pela presidência da executiva, foi eleito Delegado, tendo como suplente, Marcos da Silva Sãovesso. A chapa dos diretórios municipais do PSDB é composta por membros efetivos, suplentes, integrantes da Comissão Executiva Municipal, delegados, Conselho Fiscal e Conselho de Ética e Disciplina. O PSDB, segundo a Deputada Estadual Dione Hashioka, vive um novo momento com a reformulação e reforço político fortalecendo o seu crescimento com qualidade, visando as eleições municipais de 2012. A realização das convenções municipais é uma exigência da Lei Eleitoral e a renovação dos diretórios é o momento de adesão de lideranças e reformulação partidária preparando para o início de discussões em torno das novas estratégias para o próximo pleito. No domingo, 27 de março, acontece a convenção municipal em Campo Grande.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Deputada solicita posto de saúde 24 horas para Ponta Porã

Proposição apresentada pela Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) e aprovada em Plenário na Assembleia Legislativa, solicita melhorias para o atendimento emergencial da saúde em Ponta Porã.
A Indicação foi enviada ao Governador André Puccinelli e à Secretária de Saúde do Estado, Beatriz Dobashi. Dione Hashioka quer que o Governo construa um posto de saúde 24 horas para atender os moradores da região Norte da cidade de Ponta Porã.
A proposta, segundo a Deputada, encaminhada pelo Vereador Marquinhos e solicitada pela população da região, vai atender uma comunidade estimada em 23,6 mil pessoas conforme estimativas do IBGE.
“A implantação do Posto de Saúde desaforará o fluxo de atendimento no Hospital Regional e, em consequência, haverá uma melhora significativa no atendimento da população local”, disse a deputada Dione Hashioka, que vem se destacando também em Ponta Porã pelo trabalho já realizado, especialmente na área da saúde pública.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Seminário fala da posição das mulheres na segurança pública

  
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública em conjunto com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a mulher e a Polícia Militar, realizaram nesta quinta-feira, 17 de março, o II Seminário “Com as Mulheres a Segurança Pública é Mais Humana”, em evento que aconteceu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Campo Grande. A Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) representou o Poder Legislativo estadual no evento que contou com a presença do Secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini; do comandante-geral da PM coronel Carlos Alberto David dos Santos; o Presidente do Crea, Jari de Carvalho Castro; da delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Lúcia Falcão; da coordenadora estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Tai Loschi; e a coordenadora municipal, Alelis Izabel, entre outras autoridades civis e militares. O propósito do Seminário, conforme os organizadores, é apresentar alternativas para fazer a segurança pública do Estado cada vez mais humana. “Nós sabemos da importância do trabalho da mulher, principalmente na difusão da filosofia de policiamento comunitário dentro da PMMS”, disse o coronel David dos Santos.
Wantuir Jacini afirmou que segurança pública “é um trabalho conjunto que precisa muito da participação da mulher para que seja feito com qualidade e a contento da sociedade”. A deputada Dione Hashioka citou pesquisas revelando que “a atuação da mulher em momentos de conflito, inspira mais segurança. “As pessoas se sentem mais seguras em tratar com as mulheres”, enfatizou. Conforme a Deputada, a Polícia Militar, que outrora foi um departamento 100 por cento masculino, aos poucos, e depois de entender a força da mulher, a característica feminina, quebra paradigmas ao aceitar o seu auxílio em vários segmentos da segurança pública. Dione Hashioka parabenizou as homenageadas durante o evento exaltando o reconhecimento do Poder Legislativo do Estado, pela garra, pela força e pelo trabalho em prol da segurança pública. A Deputada elogiou a iniciativa de promover estudos visando aumentar o percentual mulheres na Polícia Militar.

Vale do Ivinhema recebe reforço no efetivo da PM

A Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) informou nesta quinta-feira, 17 de março, que o efetivo policial do Vale do Ivinhema já recebeu o reforço de 21 policiais militares. Formados na última segunda-feira - em evento realizado no Comando Geral da Polícia Militar em Campo Grande, onde a Deputada participou junto com o Coronel Nilvo Perlin - os PMs já estão à disposição do 8º Batalhão de Nova Andradina e serão remanejados para os Municípios da região do Vale do Ivinhema. Conforme a Deputada, o grupo de militares atenderá os municípios de Nova Andradina, Ivinhema, Bataguassu e Angélica. Conforme o Comandante do 8º Batalhão, Nilvo Perlin, os novos PMs equacionam o quadro, especialmente na questão do policiamento de trânsito que está sem efetivo e no distrito de Nova Casa Verde que está deficiente e para onde serão destinados 4 policiais. Segundo a deputada Dione Hashioka o reforço atende de forma emergencial os municípios citados. “Vamos nos esforçar para que os outros municípios também recebam, com a maior brevidade possível, o reforço necessário para a segurança pública garantindo a tranquilidade da população”, disse a deputada.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Deputada presta homenagens às mulheres em Nova Andradina

Homenageando várias mulheres com o prêmio “Expressão”, a Câmara Municipal de Nova Andradina realizou sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher.  

O evento aconteceu na noite do dia 15 de março e contou com a presença da Deputada Estadual Dione Hashioka; do Prefeito Gilberto Garcia; Primeira Dama Joana D’Arc; Secretárias Elizabeth Anami Nogueira; Maria Eugênia Bruno Andreassi; Superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres Jozeli Chuli; Secretário Umberto Canesque; Juíza Jacqueline Machado e Delegada Silvia Maria de Paula Nascimento, entre outras autoridades.
Antes da apresentação cultural a cargo do cantor Paulo Henrique, e da oração proferida pela Pastora Cirlene Veiga Rocha, da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, foi aberta a exposição dos trabalhos das artesãs de Nova Andradina, que fazem parte da Casa da Cultura, cujas obras foram muito elogiadas.
Gilberto Garcia aproveitou para destacar o papel da mulher novandradinense, as quais “hoje tem escrito uma história diferente”, alertando que o Município vem promovendo uma reforma social, através da Educação, que conta com 95% de mulheres trabalhando com competência e muita dedicação. Além disso, o Prefeito destacou a atuação de outras mulheres como as homenageadas, cada uma no seu setor, mostrando que inteligência e capacidade são próprias também das mulheres. Citou a vice-governadora de Mato Grosso do Sul Simone Tébet, a Presidente Dilma Roussef e a Deputada Dione Hashioka.
A Deputada Dione Hashioka fez uma saudação especial às mulheres novandradinenses, nominando as secretárias municipais Elizabeth e Maria Eugênia; a Chefe de Gabinete Suely; a Superintendente Jozeli Chulli; a Coordenadora da Cogecom, Ada Mendonça. “Todas elas com muita competência, auxiliando o Prefeito na condução dos destinos de nossa cidade”. Também destacou as mulheres homenageadas, que segundo ela, “realmente, se constituem em mulheres de muita expressão”. Dione Hashioka ainda aproveitou para exortar as mulheres a se integrarem mais na política e assim “participarem diretamente da construção do nosso País”.
Ao encerrar a sessão o Presidente Adriano Palopoli lembrou aos homens e toda a sociedade, do compromisso de “juntos buscarmos formalizar políticas e ações que objetivem melhorar a condição de vida de todas as mulheres”.
As homenageadas pelos vereadores e pelo prefeito, durante a Sessão foram : Luiza Trotta Abrão; Isabel Maria de Brito Baptista; Célia Lirança; Maria Aparecida Brandão Rosalvo; Cilene Queiroz de Souza; Vagna Carneiro Caldeira; Marina Nogueira Saltori; Maria Amabile Ussifati; Joselaine Aparecida Carvalho Bispo; Carmi Cordeiro dos Santos José e Rita Ribeiro Hashinokuti, sendo esta, a homenageada pela deputada Dione Hashioka.

Inaugurada em Casa Verde Escola Estadual Luiz Carlos Sampaio

            O governador André Puccinelli, acompanhado da Deputada Estadual Dione Hashioka (PSDB) inauguraram, na tarde da última terça-feira, dia 15 de março, a Escola Estadual Luiz Carlos Sampaio, no Distrito Nova Casa Verde em Nova Andradina. A escola homenageia o professor Luiz Carlos Sampaio, que teve sua vida dedicada à educação, como educador, secretário de educação, vereador, e presidente do PMDB.
           Participaram também da solenidade a vice-governadora Simone Tebet, o prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia; o ex-prefeito Roberto Hashioka; o vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque; a secretária de Estado de Educação, Nilene Badeca; vereadores; secretários municipais e a diretora da escola, Arlete Corrêa de Abreu Gandolfo; a viúva do homenageado Luiz Carlos Sampaio, Maria Dulcinéia Pereira Sampaio; professores e alunos de Nova Casa Verde, entre outras autoridades.
Os investimentos somam mais de R$ 3 milhões para a construção da escola, que possui 13 salas de aula, ginásio de esportes coberto, biblioteca, sala de informática, salas para a diretoria, secretaria, coordenação, orientação pedagógica, sala de professores, espaço de múltiplo uso e palco para apresentações escolares. A unidade de ensino foi construída para atender alunos do Ensino Médio, que até então ocupavam as salas de aula da Escola Municipal Luis Cláudio Josué, no período noturno.
A diretora da Escola Estadual Luiz Carlos Sampaio, Arlete Corrêa de Abreu Gandolfo, afirmou que a escolar representa o primeiro passo para o futuro dos jovens de Nova Casa Verde.
Maria Dulcinéia Sampaio, disse que o professor Luiz Carlos Sampaio amava sua vida de educador, propagando através de sua caminhada a paz, o amor e a dedicação.
O prefeito Gilberto Garcia afirmou que tudo que o professor Sampaio fez por Nova Andradina se eternizou, principalmente na área da educação, e na política local. “A escola é uma das mais modernas do interior do Estado”, disse.
A deputada Dione Hashioka lembrou de todo o empenho para construção da escola. Afirmou que em 2007 fez a primeira solicitação na Assembleia Legislativa para que este sonho se tornasse realidade. Dione falou também sobre a justa homenagem ao professor Sampaio, que sempre propagou que a educação é capaz de mudar a vida de qualquer cidadão. A Deputada agradeceu ao Governador “por investir na educação das nossas crianças e jovens, e pela determinação em oferecer uniformes, kits escolares, consagrando como maior incentivo, a distribuição de notebooks para os melhores alunos”.
De acordo com o governador André Puccinelli, este ano já foram inauguradas escolas estaduais nos municípios de Sidrolândia e Naviraí que contam com um modelo padrão. “A educação tem que ser prioridade e as escolas do Estado é deste padrão. Queremos que os alunos se sintam em casa e que o ensino seja igual à de uma escola particular”, afirmou Puccinelli.

terça-feira, 15 de março de 2011

Dione Hashioka defende maior participação da mulher na política

Na sessão solene em homenagem às mulheres, nesta terça-feira (15/3), a deputada estadual Dione Hashioka (PSDB) defendeu maior participação feminina na política. A deputada disse que as mulheres são a maioria da população, mas ainda não conquistaram o espaço merecido na política. Dione Hashioka disse que a batalha é permanente pelos direitos das mulheres. Ela falou ainda das lutas e conquistas históricas e lembrou do esforço da ex-deputada e conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Celina Jallad, em reduzir as desigualdades. “Quero homenagear uma mulher cuja história será sempre um exemplo de determinação e luta: Celina Jallad. Ela será sempre lembrada pelo que fez pelos menos favorecidos”, afirmou. A Sessão Solene aconteceu na Assembleia Legislativa.

Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia mulheres do Estado

Realizada na manhã desta terça-feira, 15 de março, na Assembleia Legislativa em Campo Grande, uma Sessão Solene em homenagem às mulheres. A deputada Dione Hashioka, segunda-vice-presidente do Parlamento Estadual presidiu a Sessão que lotou o Plenário da Casa de Leis. As 19 homenageadas receberam o troféu “Celina Jallad” instituído pela resolução 006 de 02 de março de 2011, de autoria da deputada Dione Hashioka.
A outorga foi concedida às mulheres que se destacaram ou ainda atuam na prestação de serviços ao Estado, na defesa dos direitos das mulheres e na promoção de uma sociedade mais justa e humana. Participaram também da Sessão, a deputada Mara Caseiro; a vice-governadora Simone Tebet; a primeira-dama do Estado, Beth Puccinelli; a desembargadora do Tribunal de Justiça, Tânia Garcia Borges; a desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral, Marilza Lúcia Fortes; que compuseram a mesa de autoridades, além de deputados estaduais; vereadores; coordenadoras de Políticas públicas para as mulheres, entre elas, Jozeli Chulli; a primeira-dama de Nova Andradina Joana D'arc, entre outras autoridades e personalidades do Estado.
O Coral da Assembléia; o Grupo Fantasia, do Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza de Campo Grande e a soprano Clarice Maciel fizeram as apresentações culturais. No Saguão do Parlamento. Uma exposição de telas produzidas pelas artistas plásticas Ana Garcia, Ana Lúcia Vasconcelos, Eunice de Oliveira, Marlene Marcussi, Lídia Assunção, Rose Medeiros, Cristina Lorenzeti, Inara e Izabel, além da campograndense Renata Zanardo, ilustraram o ambiente.
“O troféu “Celina Jallad” é uma homenagem à ex-deputada, que é um exemplo para a sociedade, com suas lutas e conquistas históricas e seu esforço em reduzir as desigualdades”, garantiu Dione Hashioka durante seu pronunciamento.
Falando sobre a condição da mulher, a Deputada lembrou que, “inegavelmente há um esforço incomum, na tentativa de reduzir a desvalorização da condição feminina, enquanto trabalhadoras, e o preconceito vem diminuindo o que nos leva a esperar que, em breve, possamos celebrar novas conquistas”. Conforme Dione Hashioka, em cada profissão, há uma mulher fazendo a diferença, por sua responsabilidade e compromisso com a eficiência, porque está na índole feminina, a dedicação e o desejo de servir ao próximo.

A homenageada Ana Arminda Garcia dos Santos, que é Presidente do Fundo de Assistência Feminina da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, lembrou de conquistas das mulheres como a criação da 1ª Delegacia da Mulher, em 1985, em São Paulo. “Era o 1º reconhecimento que havia violência contra a mulher e que precisaria ser combatida”, disse.
Beth Puccinelli, citando uma frase de Celina disse que, “nós, mulheres, para sermos fortes, precisamos participar mais das decisões, temos que ter mais poder, influenciar o poder e exercer o poder político”.
A vice-governadora Simone Tebet disse que suas conquistas na área social tem mais importância que os cargos políticos. “Fui uma das primeiras prefeitas no Brasil a autorizar a licença maternidade de 6 meses para as mulheres. Em Três Lagoas sempre busquei priorizar o social, com escolas, clínicas e casas populares” disse.

As homenageadas com o troféu Celina Jallad foram: Ilda Prado, Maria de Lourdes Fragelli, Kátia Maria Cardoso, Maria José Contini, Zandira Luvison, Ilda Sakata, Iolete Vasconcelos Bambil, Marcia Gomes Vilela, Jussara Feltrin Moraes, Mirian Sirlei da Veiga, Heloísa Helena Urt, Virginia Marta Magrini, Narcisa Canhete Jará, Maria Célia Fedossi, Luzia Auda Carvalho, Visitação Verón da Motta -Tia Nega e Antonia Maria da Cruz.